Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Saiba como lavar e desinfetar as esponjas usadas para lavar louça

Tipo:

esponja-para-lavar-pratos-500×334

As esponjas são amplamente utilizadas em nosso dia a dia para lavar pratos e talheres após as refeições. Embora elas sejam excelentes para o objetivo de deixar a louça limpa, as esponjas são uma das maiores fontes de bactérias que temos em nossas casas.


Por este motivo, é muito importante saber como podemos desinfetá-las e limpá-las, algo que deve ser feito com frequência para evitar a proliferação de bactérias e proteger a nossa saúde e a da nossa família.

É sobre este tema que falaremos no artigo de hoje, já que o mesmo é algo de extrema importância para o nosso bem-estar e muitas pessoas não sabem que a simples esponja usada para lavar louças pode trazer riscos significativos para a saúde. Saiba como evitá-los no texto a seguir.

Esponjas: o objeto mais sujo do nosso lar

A função das esponjas é retirar os resíduos de comida que ficaram nos pratos, copos e talheres depois das refeições e lavá-los, juntamente com um detergente.

Enquanto passamos a esponja nos utensílios domésticos, ela absorve grande parte dos resíduos que eles contêm. Este objeto para a limpeza é feito propositadamente com pequenas aberturas de absorção, que embora facilitem a eliminação dos resíduos, também os conservam, juntamente com micro-organismos decorrentes do processo de limpeza.

Além disso, precisamos lembrar que a esponja geralmente fica úmida ou molhada, já que está constantemente em contato com a água para lavar a louça, e que isso geralmente favorece a presença de bactérias.

A umidade e a presença de água, juntamente com a presença de sujeiras e resíduos, fazem com que a esponja se transforme em um ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias, que podem ficar nela durante horas ou até dias.

De acordo com o Dr. Philip Tierno, professor clínico de Microbiologia e Patologia da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, “a coisa mais suja que pode haver em uma casa é a esponja para lavar louças, até mais do que a tampa do vaso sanitário ou a lata de lixo.”

Por todos estes motivos, é fundamental dedicar um tempo para desinfetar a esponja e livrá-la destas bactérias, já que as mesmas podem ser prejudiciais à saúde. Devemos fazer isso com frequência para obter melhores resultados.

Infelizmente a esponja não fica limpa somente com o uso do detergente na hora de lavar a louça, por isso é necessário realizar um processo um pouco mais trabalhoso, mas que é eficaz e certamente vale a pena.

Como desinfetar as esponjas?

Existem algumas maneiras diferentes de higienizar e desinfetar as esponjas. Iremos compartilhar uma forma extremamente eficaz que acaba com 99,9% das bactérias. Siga os seguintes passos:

Coloque algumas gotas de detergente antibacteriano em um recipiente com água quente e lave a esponja utilizando esta mistura. Para lavar, basta fazê-la absorver a água e, em seguida, apertar para retirá-la. Enxágue com água.
Coloque a esponja ainda molhada no micro-ondas. Você pode colocá-la dentro o eletrodoméstico em um recipiente com água, mas não é necessário se não quiser.
Aqueça a esponja no micro-ondas durante dois minutos, ficando atenta para verificar se não há nenhum indício de que ela está queimando. Se houver, desligue o micro-ondas imediatamente.
Quando os dois minutos acabarem, sua esponja já estará esterilizada. Retire-a do micro-ondas com cuidado, usando um par de luvas ou um pano, já que estará muito quente.

Outras recomendações para a limpeza das esponjas

Além de fazer periodicamente o processo de limpeza que acabamos de mencionar, vale a pena ficar atento a algumas outras recomendações que previnem o surgimento das bactérias e contribuem para manter as esponjas mais limpas.

Mantenha duas esponjas em uso na cozinha: uma para lavar a louça e outra para os balcões.
Depois de lavar a louça, nunca deixe a esponja molhada. Enxágue bem e retire o máximo de água que conseguir. Em seguida, coloque-a para secar e evitar a umidade.
Se os pratos estiverem com muitos resíduos de alimentos ou engordurados, o ideal é passar um papel toalha nos mesmos antes de lavá-los com a esponja.
Mesmo fazendo o processo de esterilização descrito no item anterior, a recomendação dos especialistas é de que uma mesma esponja seja utilizada por um período de, no máximo, duas semanas. Após este tempo, substitua-a por uma nova.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X