Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

O Segredo para os Bolos Renderem e Ficarem Leves e Macios

Tipo: Bolos e Tortas

20621292_1605003066226042_404031037131019269_n

Qual é o segredo para os bolos renderem e ficarem leves e macios?


A resposta para essa pergunta é fácil: coloque um pouco de Emulsificante na massa!

É isso mesmo! O Emulsificante é um produto industrializado feito à base de gorduras que sempre foi muito utilizado na Confeitaria, especialmente para fazer sorvetes, mousses, pães e bolos. Ele é responsável pela emulsão, ou seja, pela mistura de ingredientes que, sem ele, seriam mais difíceis de formarem uma massa homogênea.

A quantidade de Emulsificante sugerida pelos mais experientes confeiteiros é 1 colher de sobremesa cheia de Emulsificante para cada 300g de farinha na massa. Além disso, recomenda-se utilizá-lo em temperatura ambiente (caso ele esteja refrigerado, retire da geladeira um dia antes de usar) e batê-lo junto com os demais ingredientes da massa.

Por conta de seu poder de emulsão, quando colocamos o emulsificante na massa do pão de ló, ele vai precisar de menos tempo de batedeira para ficar homogêneo.

Além disso, o emulsificante promove a aeração (entrada de ar) na massa, o que faz com que ela fique bem mais leve e macia.

Outra vantagem do emulsificante é que a massa fica retinha depois de assada, dispensando o corte na tampa para nivelar o pão de ló.

Por fim, as massas que possuem emulsificante na preparação acabam levando menos ingredientes, pois o emulsificante faz a massa render mais.

Gostou do poder do emulsificante? Então confira duas receitas de pão de ló com emulsificante para você testar na prática seus efeitos. Você nunca mais vai querer largar este truque!

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X