Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como desintoxicar o pâncreas?

Tipo:

89393288.jpg

O pâncreas é aquele órgão em forma de lágrima, situado próximo ao duodeno, imprescindível para nossa digestão e para a produção de enzimas. Se o pâncreas estiver intoxicado ou inflamado, a digestão se tornará dificultada, logo temos que saber como cuidá-lo e efetuar de vez em quando uma dieta depurativa.


Dieta depurativa para o pâncreas

Como o nosso pâncreas pode chegar a se inflamar ou se intoxicar? Bem, nossa alimentação sempre é o primeiro fator para um ou mais órgãos comecem a falhar. Elementos externos do ambiente também podem alterar sua funcionalidade. Tudo isso ocasiona desequilíbrios hormonais neste órgão e doenças, como por exemplo, a diabetes. O pâncreas deve ser desintoxicado para se manter saudável. Explicaremos como a seguir:

1. Dê adeus às toxinas com plantas medicinais

Limonada-de-jengibre

O primeiro passo para iniciar a depuração do pâncreas é eliminar de nossa dieta o álcool, o tabaco e o que todos conhecem como fast-food. Sabemos que abandonar o hábito do tabaco sempre é difícil, mas o esforço vale a pena. São anos de vida que ganhamos. Reduz também a ingestão de farinhas, açúcares, de doces, tudo isso fará você se sentir melhor. Existem, além disso, toda uma série de maravilhosas plantas medicinais que vão ajudar a depurar o pâncreas:

  • O chá de gengibre: desinflama, depura nosso organismo, é sedativo e um bom antioxidante.
  • O chá verde: que começar a tomá-lo no café da manhã e pelas tardes? Você obterá uma dose excelente de antioxidantes fantásticos para limpar o pâncreas.
  • Infusão de alcaçuz: se trata de uma raiz muito digestiva que favorece a produção de bile para digerir os alimentos. É muito recomendada.

2. Água e sucos recomendados

Kiwi-y-lechuga

Seria ideal que pelo menos durante 10 dias do mês você seguisse uma dieta depurativa. Começar o dia com um copo de suco de limão com água morna, um kiwi e uma xícara de aveia. Também é necessário que a cada dia você beba dois litros de água e que durante estes dias você se alimente principalmente de frutas e vegetais. Aumente sua dose de vegetais de folha verde, ricos em vitamina B e todas aquelas frutas ricas em antioxidantes e vitaminas, como o mamão, a laranja, o morango. Seria interessante fazer sucos de abacaxi e mamão, por exemplo, ainda que uma das frutas mais adequadas para o pâncreas seja o kiwi.

3. Os benefícios de uma ducha ou um banho quente

Bano-relajante

Talvez você se surpreenda, mas tomar uma ducha ou um banho quente, todos os dias, estimula a digestão e melhora a saúde do pâncreas. Este processo estimula e ativa seu funcionamento. Assim que não tenha dúvidas e tome um banho quente antes de ir dormir, você ficará relaxado e conciliará melhor o sono e reativará a funcionalidade do pâncreas.

4. Cuide de suas emoções e reduza o estresse

relaxamento

Pode parecer uma bobagem, mas não é. Leve em consideração que ao atravessar períodos de ansiedade ou estresse os níveis do hormônio cortisol vão aumentar, o que é muito nocivo para nosso organismo. As emoções negativas, as preocupações, alteram nossas funções básicas, afetando nosso processo de digestão, por exemplo, elevando o risco de inflamação dos intestinos, do cólon. Tudo isso causará também problemas no pâncreas, diminuindo, por exemplo, a liberação de enzimas em nosso estômago. Tente relaxar então, buscar tempo para você, passear, comer bem. Cuidar do pâncreas não custa nada.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X