Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como consumir biomassa de banana verde: nutricionista das famosas ensina o jeito certo!

Tipo:

378118000.jpg

 


Você já deve ter ouvido falar sobre a biomassa de banana verde, mas sabe o que é? Como fazer e por que devemos consumir? Hoje vamos falar sobre essa descoberta incrível na nutrição e o quanto a biomassa é importante para nossa saúde.

Benefícios da banana

A banana, além de ser um alimento barato, também é muito nutritiva. Representa fonte energética devido à presença de carboidratos na fruta, além de ser fonte de vitaminas e minerais (potássio, manganês, iodo, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina C). O que muitos não sabem é que a qualidade nutricional da banana é superior quando ela ainda está verde, comparada à banana madura.

Como usar a banana verde?

Uma das formas de consumir a banana verde é fazer a biomassa de banana verde. É muito simples: higienize as bananas verdes e coloque para cozinhar com as cascas, por 20 minutos, em uma panela de pressão. Retire a casca, amasse e utilize nas receitas. Você também pode congelar a biomassa para uso posterior.

A polpa da banana verde permite a elaboração de alimentos, como pães, massas, maionese e patês. Sua aplicação nos alimentos não altera o sabor, além disso, melhora a qualidade nutricional destes alimentos devido ao conteúdo de fibras, vitaminas e minerais.


THINKSTOCK

Quais são os benefícios da biomassa de banana verde?

A biomassa contém fibras solúveis e insolúveis, amido resistente, um carboidrato complexo que não é digerido pelo nosso corpo e funciona como prebiótico, serve de alimento para as bactérias que colonizam nosso intestino, ou seja, as bactérias benéficas. Dessa forma, as bactérias boas podem proteger nosso intestino das bactérias maléficas e danosas à saúde.

As fibras são importantes para aumentar o bolo fecal, reduzir o tempo de trânsito intestinal, melhorando o funcionamento do intestino e, consequentemente, evitando constipação e prevenindo câncer do intestino.

Além disso, a biomassa de banana verde possui baixo índice glicêmico, contribuindo para a produção de refeições mais saudáveis, sendo útil para pessoas que possuem diabetes e também para quem deseja evitar esse mal, e ainda para pessoas que desejam perder peso, pois possui grande quantidade de fibras que aumentam a saciedade e reduzem a absorção de glicose e colesterol.


DIVULGAÇÃO

Andréa Santa Rosa Garcia é nutricionista com foco em Nutrição Funcional, que tem como base não apenas a contagem de calorias, mas o que o corpo realmente precisa. Criadora doprograma online Vida Funcional, Andrea é ainda membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA), além de ser pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, em Fisioterapia Clínica Funcional e Nutrição Ortomolecular.

Nutricionista de famosas como Juliana Paes, Cléo Pires, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis e Angélica, Andrea é casada com o ator Márcio Garcia, com quem tem quatro filhos.

MEDIDAS IMPORTANTES:

  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X