Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Prisão de ventre: quando pode começar a ser perigosa?

Tipo:

856989000.jpg

A prisão de ventre pode chegar a ser perigosa para a saúde? A prisão de ventre é uma doença muito habitual que devemos tratar e, portanto, prevenir. Não é saudável e, ao se tornar crônica, pode ser efetivamente perigosa. Mas porque? Basicamente, porque pode dar origem a outras doenças, problemas que, sem dúvidas, agravarão ainda mais nosso estado. A seguir, ofereceremos toda a informação sobre o assunto. Confira!


Prisão de ventre, uma doença muito frequente

Prisão-de-ventre

Quem nunca sofreu com esse problema em alguma ocasião? Quase todas as pessoas já apresentaram um quadro de prisão de ventre alguma vez, inclusive a maioria delas pode ter apresentado com frequencia. Algumas pessoas passam dias ou semanas sem conseguir ir ao banheiro com normalidade. O poder de evacuar sem sofrimento e de forma regular não é algo que todos desfrutem, por isso nos últimos anos a indústria farmacêutica relacionada ao problema cresceu de forma destacável.

Você é uma dessas pessoas que costuma recorrer precisamente à medicação para conseguir ir ao banheiro? Em ocasiões, é verdade, não temos mais opções para resolver o problema, então optamos por esse tipo de remédio, mas em geral não é recomendável. O ideal é mudar os hábitos alimentares e o comportamento, assim, pouco a pouco nosso corpo vai se regularizando.

O sedentarismo, a falta de fibra, uma alimentação inadequada e tomar pouco líquido são, sem dúvidas, os principais fatores que determinam o desenvolvimento da prisão de ventre. E, cuidado, as mulheres são o grupo mais propenso a sofrê-la. Porque? Basicamente por sua constituição, por um organismo onde é mais fácil ter esse tipo de problema tão comum.

Também precisamos explicar que o processo de “evacuação” é diferente em cada pessoa. Nem todos digerimos a comida de forma igual, algumas pessoas tem mais dificuldade do que outras. Por isso, calculando uma base média, o normal é ir uma vez por dia e fazê-lo com normalidade, sem dor e sem esforço. Mas sabemos que nem sempre e assim.

Prisão de ventre: quando saber que nos acomete?

prisao-de-ventre

  • Quando apresentar três – ou menos – deposições semanais.
  • Quando as deposições forem muito líquidas ou muito sólidas.
  • Quando for preciso fazer muito esforço e precisar de 10 a 15 minutos no banheiro.
  • Ao se sentir muito inchado, pesado, com gases e com o abdômen muito alto.
  • Dores de cabeça também podem ser um sintoma.
  • Se esse estado se estender por 3 meses, pode ser um quadro de prisão de ventre crônica.

Quando a prisão de ventre pode ser perigosa?

Estresse

Já sabemos que a prisão de ventre não é saudável e que, sem dúvidas, devemos preveni-la. Considere que não expulsar do corpo todo o rejeito que não precisamos pode nos fazer muito mal. Nosso intestino será prejudicado, o nível de toxinas se elevará tanto que não poderemos assimilar adequadamente os nutrientes dos alimentos. É um risco.

Apresentar o problema uma vez ao mês ou a cada dois meses pode ser algo normal, mas caso se torne crônico é preciso prestar atenção aos sintomas que podem começar a ser preocupantes e que, sem dúvidas, devem ser relatados a um médico:

  • Quando começar a sentir cólicas intestinais muito fortes, e sofrer muito para ir ao banheiro, chegando inclusive a vomitar.
  • Ao passar quase sete dias sem ir ao banheiro, e os remédios não derem resultados.
  • O médico deve ser procurado imediatamente quando as fezes apresentarem sangue.
  • Também é perigoso quando passamos por situações de alternância entre prisão de ventre e diarreia.
  • Observe a forma de suas fezes.  Se são muito finas diga ao médico, porque não é saudável.
  • Cuide para não perder peso de forma inexplicável. É um sintoma direto de que algo ocorre em seu corpo, de que está perdendo nutrientes e saúde. Analise com cuidado.
  • Um risco adicionado à prisão de ventre é o de acabar sofrendo de hemorroidas. Os esforços contínuos podem acabar danificando o intestino. No momento em que notar uma anormalidade no anus, rastro de sangue, procure o médico. É importante.

Dicas simples para prevenir a prisão de ventre

Aloe-Vera-500x281

  1. Movimente-se um pouco mais. Que tal sair para caminhar diariamente por pelo menos meia hora? O movimento estimula o trânsito intestinal e ativa o corpo. Não custa nada e pode te fazer muito bem.
  2. Suco matinal de babosa com limão ou kiwi. Muito simples e efetivo. Misture água morna com uma colher de sopa de babosa até dissolverem bem e adicione o suco de meio limão. Você também pode alternar, misturando com uma batida de dois kiwis. Delicioso!
  3. Uma xícara de mamão, nozes e iogurte grego. Pode servir de café da manhã. Te oferecerá fibras, vitaminas e bactérias benéficas para a saúde do intestino.
  4. Aveia com ameixa. Outra opção maravilhosa para o café da manhã.
  5. Arroz integral. Perfeito para o almoço. O arroz de grão integral, como o arroz preto e o vermelho, é excelente para depurar, rico em fibras e antioxidantes.
  6. Líquidos abundantes. Água, sucos naturais… são perfeitos para nos hidratar ao longo do dia, já que favorecem o movimento intestinal e a depuração. Tome pelo menos dois litros por dia.
  7. Comer pouco e muitas vezes ao dia. Nunca pule nenhuma refeição, principalmente o café da manhã. É preciso manter hábitos e rotinas de alimentação onde o corpo possa se regular. Também é importante não comer grandes quantidades no jantar. Um jantar leve, variado e equilibrado nos permitirá lutar contra a prisão de ventre.
  8. Diga sim as frutas e verduras. Você pode preparar opções muito atrativas de saladas e inclusive sucos naturais onde combinar vegetais e frutas. Quer alguns bons exemplos? Anote: suco de acelga, melão e lima. Vitamina de cenoura, abacaxi, melancia e gengibre. Bebida de melancia, tomar e manjericão. Que tal se arriscar?
MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

246eb94be30a7bf1e75fd71620a8724f.jpg
Gelado de Leite Ninho com Ganache

COMO FAZER GELADO DE LEITE NINHO COM GANACHE MODO DE PREPARO Na...

broa de fubá
Broa de fubá de liquidificador

Pronta em menos de uma hora. Faça!

6-remedios-caserios-para-combater-os-gases-ou-flatulencias-500×344-500×344
6 remédios caseiros para tratar os gases estomacais ou flatulências

Desde que não soframos de gastrite, podemos nos beneficiar de todas as...

Deixe seu comentário

X