Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como tirar o brilho da pele oleosa: passo a passo para desengordurar

Tipo:

pele-oleosa-acne-principal-2-610×300

Quem tem pele mais oleosa sabe como aquele brilho acumulado ao longo do dia pode incomodar. Ao mesmo tempo, ficar com o rosto completamente opaco tira a radiância. Como controlar o brilho da pele, então? O site da Women’s Health norte-americana listou um passo a passo de como deixar a pele oleosa livre do brilho indesejado.


Dicas para pele oleosa

1. Escolha o sabonete ideal. Peles oleosas normalmente pedem limpeza com produtos que tenham ácido salicílico em sua composição. É um componente químico solúvel em óleo, o que significa que ele ajuda a remover o excesso de sebo da pele, sem que resseque demais.

2. Não lave o rosto em excesso. Isso pode fazer com que aconteça o fenômeno chamado de “oleosidade-rebote”: com o excesso de remoção do sebo e da manipulação do rosto, as glândulas entendem que devem produzir mais oleosidade, e o tiro acaba saindo pela culatra: a pele fica mais oleosa. O melhor é lavar pela manhã e à noite.

3. Adicione tonificante à sua rotina de beleza. Este passo ajuda a fazer com que a pele volte a seu pH normal, ao remover sujeira, oleosidade e algum outro resquício que sobre depois da limpeza com o sabonete próprio. Além disso, o tonificante ajuda a estreitar os poros – isso bloqueia o retorno do sebo excessivo – uma combinação de células mortas e gordura secretada pelas glândulas sebáceas.

4. Não deixe de passar filtro solar. Você pode sentir que ele aumenta a oleosidade e o brilho, mas existem diversas fórmulas próprias para peles oleosas: é só procurar por protetores que indiquem que são com textura “matte”. Escolha um FPS de no mínimo 30 e use todos os dias. É o que você pode fazer para se proteger contra o câncer de pele e o envelhecimento precoce.
5. Aposte em primers. São poderosos contra o brilho excessivo. Eles têm ceras e polímeros que criam uma base mais uniforme e livre de gordura para a aplicação de maquiagem. O primer ajuda também a impedir que a make “escorra” no decorrer do dia, ao mesmo tempo em que não deixa a pele opaca demais, dando aquele “ar de saúde”.
6. Escolha uma base de cobertura leve. Menos é mais: evite bases muito pesadas ou várias camadas, que vão dar um ar artificial de “massa corrida” ao seu rosto. Pode escorrer, craquelar ou mesmo obstruir os poros, causando acne. Uma opção é apostar em uma base em bastão, que ajuda a disfarçar também olheiras e cicatrizes.
7. Não aplique pó compacto no meio do dia. Parece uma ótima e prática saída para tirar aquele brilho que ficou acumulado, mas isso apenas serve para sufocar ainda mais seus poros e produzir mais sebo e irritação por debaixo daquela camada de make. Lencinhos anti-brilho são uma boa alternativa neste caso, já que foram desenvolvidos exclusivamente para reduzir o suor e a oleosidade em excesso. Além disso, eles não vão remover a maquiagem que já está ali.
8. Não use hidratantes pesados. Se chegar à noite e um hidratante muito oleoso for usado, todo o trabalho do dia para manter a pele livre de brilho será em vão. O melhor é apostar em algum hidratante à base de água e livre de óleo. Ácido hialurônico é um dos melhores ingredientes hidratantes para peles oleosas, e há a vantagem de que ele ajuda também a firmar a cútis.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X