Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Medidas que devem ser tomadas para controlar o colesterol

Tipo:

Colesterol-500×325-500×325

Estudos realizados recentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstraram que em todo o mundo existem milhares de pessoas com colesterol em níveis altos e que não estão recebendo o tratamento adequado.


Este estudo descobriu que, infelizmente, muitas pessoas afetadas por este mal não entendem a necessidade de um tratamento específico para se controlar os níveis de colesterol. Por este motivo, hoje, daremos algumas recomendações importantes e simples para controlar a doença.

Como reduzir o colesterol alto?

Quando seu médico, mediante exames de controle ou de rotina, descobre que você apresenta níveis altos de colesterol no sangue, você não tem outra escapatória senão aprender a controlá-los.

O médico é a pessoa mais indicada para dar a informação e o tratamento que você seguirá para que nenhuma complicação aconteça, ainda mais se você sofrer com obesidade, diabetes, ou for dependente de tabaco (riscos adicionais).

Contudo, existem cinco passos a serem seguidos para manter os níveis de colesterol apropriados no sangue, algumas alternativas que podem ser de grande ajuda, mas de maneira alguma, significa que você deverá deixar de tomar os medicamentos que o médico lhe prescreveu. Essas alternativas são um complemento ao tratamento médico, ajudando a controlar os níveis mais rapidamente e de forma prolongada.

Exercício físico

Lembre-se de realizar exercícios físicos com regularidade, ou seja, de maneira contínua, todos os dias ao menos durante meia hora.

Dentro dos inúmeros benefícios que o exercício traz para o organismo, está a redução dos níveis do mau colesterol e aumento do bom colesterol em pelo menos 10%. Mas, não é necessário realizar extenuantes jornadas de exercícios, as caminhadas podem ser uma ótima alternativa para mante a saúde.

Evite as gorduras saturadas

Em todos os lugares e a todo momento, encontramos alimentos que contêm quantidades de gordura bastante exageradas. Até pouco tempo, acreditava-se que os ovos eram uma fonte poderosa para incrementar os níveis de colesterol, mas a realidade é que não é verdade. Mediante muitas pesquisas científicas, foi comprovado que a maior fonte de colesterol  encontra-se nas gorduras saturadas.

Por isso, evite os alimentos gordurosos, como as frituras, as comidas de fast-food, os molhos e todos aqueles alimentos que acrescentam gordura ao organismo.

Consuma nozes

nozes

Segundo recentes pesquisas, especialistas chegaram à conclusão de que o consumo habitual de frutos secos em geral diminui consideravelmente os níveis de colesterol. Lembre-se: os frutos secos são uma importante fonte de calorias, logo, não exagere no consumo.

Coma mais fibras

A fibra pode ser encontrada em alguns grãos, como a cevada e a aveia, e ajuda a absorver o colesterol, atuando como uma espécie de esponja dentro do organismo, além de ser uma fonte excelente de antioxidantes para o coração.

Evite o álcool e o tabaco

Quanto mais você fuma, mais acaba com a saúde de seus pulmões, mas esse não é o único problema que o tabaco causa, também diminui os níveis do bom colesterol no sangue. Ao mesmo tempo, provoca o aumento do mau colesterol. Da mesma maneira, o álcool é nocivo para a saúde, por este motivo, evite o seu consumo.

Como pode perceber, as medidas que devem ser tomadas para controlar os níveis de colesterol no sangue não são difíceis de serem adotadas, e o mais importante é que elas são hábitos saudáveis, que podem servir não somente para essa condição, como também para todos os aspectos de sua vida.

Com estes hábitos saudáveis, podemos prevenir muitas doenças, mas lembre-se: prevenir é melhor do que buscar uma cura para os males que podem ser tão facilmente evitados.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X