Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como diminuir a febre de maneira natural

Tipo:

baixar-febre-500×325

Principalmente quando se trata de crianças, muitos pais são resistentes ao uso de fármacos em episódios de febre. Então, nada melhor do que considerar algumas recomendações para diminuir a febre de maneira natural.


Dicas para diminuir a febre

Em casos de febre siga as seguintes dicas:

– Colocar meias molhadas até os tornozelos. Para as crianças funciona muito bem, aplicar é muito simples, basta molhar um pouco meias que cheguem até os tornozelos e calçá-las. Quando secarem, basta repetir o procedimento, não é necessário que as meias fiquem muito encharcadas. Isto aliviará a febre e acalmará as crianças.

– Tome um banho morno. Permanecer no chuveiro em água morna por alguns minutos, isso ajudará a temperatura a cair um pouco, mas é importante que a água não seja nem muito fria e nem quente, para não provocar choque térmico.

Beber muita água. A febre é mais ou menos semelhante à desidratação, já que o corpo responde a indivíduos alheios a ele. Logo, beber água, chá ou sucos é uma boa opção, principalmente se o quadro se completa com vômitos e diarreia. As quantidades dependerão da idade do paciente (3 litros para adultos homens, 2 litros para mulheres e 1.5 para crianças).

– Esfriar a cabeça e o pescoço. Com panos umedecidos ou molhados. Repetir quantas vezes forem necessárias quando o pano secar ou estiver muito quente.

– Não comer muito e nem comidas pesadas. É melhor optar por líquidos saudáveis, como sopa de verduras ou chá. Desta maneira o organismo se recuperará mis fácil e rapidamente. Se estiver com fome não coma de uma vez até encher, é preferível comer pouco a pouco em horas determinadas.

Remédios caseiros para diminuir a febre
Estas receitas podem ser eficazes em casos de febre, ainda que seja melhor consultar um especialista (por exemplo um fito terapeuta ou profissional ligado a medicina natural):

– Chá de passas: colocar 1 xícara de uvas passas e 7 de água para ferverem. Quando começarem a ferver, cozinhar em fogo baixo até que o líquido reduza a 1/3 de seu volume. Apague o fogo, deixe esfriar e beba meia xícara várias vezes ao dia até que a febre diminua.

– Chá de sálvia: esta erva nos permite transpirar mais, assim a febre diminui. Em uma xícara, coloque água fervendo e algumas folhas de sálvia. Cubra com uma tampa e deixe repousar por 10 minutos. Adicione mel, açúcar ou stevia, e umas colherinhas de suco de limão.

– Chá de alface: uma boa opção para nos mantermos hidratados. Este vegetal contém muito potássio, cálcio, magnésio, sódio e fósforo. Ferva um litro d’água e despeje sobre um recipiente com um uma folha de alface inteira. Deixe por 15 minutos, coe, adicione um adoçante natural e beba antes que esfrie.

– Tome um sorvete. Com certeza essa será uma opção muito agradável para as crianças. O açúcar que o sorvete contém é benéfico nestes casos, além da temperatura desta sobremesa, que ajudará a equilibrar a temperatura do corpo e o hidratará além disso, será um bom incentivo.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X