Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Bolinho de frango com queijo: delicioso sequinho e fácil de fazer

Tipo:

bolinho-de-frango-31-0811.jpg

Ninguém vai resistir se você preparar o delicioso bolinho de frango, que fica dos deuses! Uma ótima opção também para a venda, além do sucesso na hora do lanche, essa delícia, além de econômica, traz um sabor irresistível, ficando crocante por fora e macio por dentro, com o queijo derretendo! Confira a receita do Canal Bistrô dos Salgados e faça o incrível bolinho de frango! Você vai arrasar!

Como fazer bolinho de frango

Para o bolinho de frango, iniciaremos refogando cebola e alho numa panela com a margarina com 80% de lipídios, acrescentando o frango, o colorau e o caldo de legumes em pó, refogando e mexendo, provando e acertando o sal e reservando. Para o caldo de cebolas, que vai temperar o frango, seguiremos o passo a passo, derramando-o em seguida, na panela do frango, acrescentando a salsa desidratada e deixando ferver. Assim que isso acontecer, tiraremos a panela do fogo e adicionaremos toda a farinha temperada, mexendo até agregar no caldo. Finalizaremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e deguste seu incrível bolinho de frango!

Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.

Ingredientes da receita de bolinho de frango

Para temperar o frango

  • 1 colher (sopa) de caldo de legumes em pó
  • 1 colher (chá) de colorau
  • 500g de filé de peito de frango (cozido e desfiado)
  • 1 dente de alho
  • 1 cebola média ralada
  • 100g de margarina com 80% de gorduras (80% de lipídios)

Para o bolinho

  • água filtrada (o quanto baste)
  • 500ml de leite integral
  • 500g de farinha de trigo sem fermento
  • 1 colher (sopa) de salsa desidratada (ou salsa fresca)
  • 2 cebolas médias em pedaços

Para o recheio

  • 400g de queijo muçarela em cubos em temperatura ambiente (ou o queijo de sua preferência)

Para empanar

  • 1 kg de farinha de rosca (tradicional)
  • água filtrada o quanto baste

Modo de preparo

  1. Numa panela com a margarina com 80% de lipídios, refogue a cebola e o alho, depois junte o frango cozido e desfiado, o colorau e o caldo de legumes em pó, refogando e misturando com uma colher de pau. Prove e corrija o sal e deixe reservando.
  2. Para fazer o caldo de cebola, para temperar o frango, no liquidificador, coloque as cebolas, o leite e um pouco de água filtrada, batendo bem. Após bater e triturar as cebolas, verifique a quantidade de caldo do liquidificador, e, se não tiver 1 litro, complete com água até ficar com 1 litro.
  3. Despeje esse caldo de cebolas na panela do frango e junte a salsa desidratada, levando novamente ao fogo e mexendo, até que o caldo de frango ferva.
  4. Peneire toda a farinha, para evitar que fiquem gruminhos.
  5. Quando o caldo estiver fervendo, tire a panela do fogo e acrescente a farinha peneirada, toda de uma vez. Não estranhe a aparência, vá mexendo até incorporar toda a farinha no caldo.
  6. Leve ao fogo e vá mexendo com uma colher de pau, cozinhando por cerca de 5 minutos. Quando formar uma bola e soltar do fundo da panela, significa que está no ponto certo de cozimento.
  7. Transfira a massa para uma bancada (não polvilhe farinha) e espalhe com um rolo, tomando cuidado para não se queimar, pois estará bem quente. Deixe a massa aberta esfriando até chegar ao ponto de você conseguir pegar nas mãos para trabalhar com ela.
  8. Sove a massa na bancada por uns 5 minutos e depois divida a massa em porções de 50g cada, pesando na balança culinária e modelando bolinhas com elas. Renderá 35 porções de 50g cada. Se você não tem balança, divida a massa tentando deixar as porções do mesmo tamanho, fazendo as bolinhas.
  9. Pegue a muçarela em cubos (de cerca de 9g cada) que deverá estar em temperatura ambiente, para o salgado não estourar na hora de fritar e acrescente na bolinha de massa, envolvendo totalmente com a massa. Boleie nas mãos e depois achate para dar forma ao salgado, semelhante a de croquetes. Se desejar, deixe no formato que preferir.
  10. Adicione água filtrada numa tigela e farinha de rosca em outra e, para empanar os salgados, passe-os primeiramente na água e em seguida na farinha de rosca. Disponha os salgados já empanados num escorredor de macarrão e chacoalhe suavemente para tirar o excesso de farinha de rosca, então vá passando para formas. Faça isso com todos os bolinhos.
  11. Cubra as formas que estão com os salgados empanados com papel-toalha seguido de plástico-filme e leve à geladeira para resfriar por 1 hora, pelo menos, antes de fritar. Esse procedimento impedirá que o empanado solte, a fritura ficará uniforme e garantirá mais crocância.
  12. Aqueça óleo numa panela e, para saber se a temperatura está correta, mergulhe uma colher de pau no óleo quente, se formar bolinhas ao redor dela, já pode fritar.
  13. Frite os salgados mergulhados no óleo (imersão). Entre uma fritura e outra, espere o óleo aquecer um pouco para colocar a próxima remessa e não frite muitos salgados de uma só vez e sim aos poucos.
  14. Retire com uma escumadeira e escorra o excesso de óleo em papel-toalha.
  15. Sirva e se delicie com seu maravilhoso bolinho de frango! Bom apetite!

Dicas adicionais:

Rendimento: 35 unidades (massa com peso de 50g)

Se quiser aumentar a receita, lembre-se que a quantidade de frango cozido e desfiado é sempre a mesma de farinha de trigo, no caso desta receita foram 500g de cada.

Os salgados empanados resfriados podem permanecer na geladeira por até 3 dias antes de fritar.

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:



GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X