Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Usar rapadura para adoçar é melhor até que açúcar mascavo, diz nutricionista

Tipo:

usar-rapadura-para-adocar-e-melhor-ate-que-acucar-mascavo2-610×300

Para quem deseja ter uma alimentação saudável, é aconselhável retirar o açúcar refinado do cardápio e substituí-lo por outros produtos, como stévia, açúcar mascavo e mel. Apesar de ser inusitada, a opção de adoçar com rapadura pode trazer benefícios para o organismo.


Segundo a nutricionista Camila Prata, comparando com o açúcar refinado ou mascavo, a rapadura tem uma grande riqueza nutricional. No entanto, é preciso consumir com moderação, porque é fonte de energia (carboidrato simples).

A rapadura é o caldo de cana cozido até atingir o ponto de doce e se transformar em uma barra sólida. De acordo com a consultora de nutrição da empresa de pesquisa de produtos orgânicos e integrais Phosther Algamar, a rapadura pode ser usada em substituição ao açúcar refinado, porque trata-se do mesmo alimento, porém na versão integral.

Benefícios da rapadura

Além de repor energias, a rapadura fornece bons níveis de vitaminas

A rapadura, além de repor energias, por ser fonte de carboidrato de alto índice glicêmico,  fornece bons níveis de vitaminas, como A, C, D, E, e vitaminas do complexo B, e importantes minerais, como cálcio, ferro, potássio, magnésio, fósforo, cobre e zinco. “O açúcar refinado não tem nenhum desses nutrientes, pois são perdidos durante o processo de refinamento. Resumindo, a rapadura é mais saudável e nutritiva”, explica Camila.

O alimento tem até 100 vezes mais cálcio, mais ferro, melhores quantidades de outros minerais como o potássio, de magnésio, de fósforo, cobre, zinco e Vitamina A. Possui também Vitaminas do Complexo B, que atuam na defesa do sistema nervoso, evitando irritação e até depressão. “Com isso ela é indicada na prevenção de anemias e até osteoporose”.

Como consumir?

A rapadura, apesar de ser nutritiva, não pode ser consumida por diabéticos, porque possui sacarose e é um alimento de alto índice glicêmico que deve ser evitado em dietas com restrição de açúcar.

Quem puder apostar nela, pode optar por usar ralada para adoçar o leite, café, sucos, ou como ingrediente de bolos e doces.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X