Técnica detecta câncer de estômago em apenas duas horas
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
O câncer de estômago ou adenocarcinoma é o quinto tumor maligno mais frequente no mundo. Apesar de desconhecermos as causas exatas de seu desenvolvimento, o segredo para enfrentá-lo está, sem dúvida, no poder de detectá-lo em sua fase mais precoce.
O mais complexo desta doença é que costuma apresentar, de início, sintomas que não são excessivamente problemáticos para os pacientes: sensação de queimação, digestões pesadas…
No entanto, ao surgir, por exemplo, sangue nas fezes ou ocorrer uma perda de peso inexplicável, a pessoa já estaria com um câncer em uma fase mais avançada, sendo necessárias técnicas mais agressivas para enfrentar as células cancerígenas.
Foi no mês de maio deste mesmo ano que uma equipe de jovens médicos do México, Grécia e Chile desenvolveu um biomarcador com o qual se facilitaria a detecção precoce do câncer de estômago.
Bastaria somente um exame e uma espera de duas horas para descartar o diagnóstico da doença em suas fases mais iniciais. Algo que, sem dúvida, elevaria de forma notável a expectativa de vida destes pacientes.
É uma notícia muito positiva que desejamos compartilhar com você.
Apesar do câncer de estômago não ser tão frequente nem agressivo como o de pulmão, sabe-se que a cada ano são diagnosticados no mundo cerca de um milhão de afetados.
Se a doença estiver nas fases mais avançadas, será uma luta mais complexa.
Deste modo, podemos concluir que a probabilidade de sofrer ou não desde tipo de câncer é uma sutil combinação entre nossos hábitos de vida, a alimentação, a genética e, ainda, a presença de diversos tóxicos ambientais.
Prevenir este câncer é muito complicado. Agora, o que nos dizem os especialistas é que se um câncer de estômago for detectado em sua fase inicial, a chance de sobrevivência é de 90%.
Por isso essa notícia nos enche de esperança.
Os responsáveis por este trabalho foram o engenheiro chileno Alejandro Tocigl, a cientista grega Foteini Christodoulou e o engenheiro eletrônico mexicano Jorge Soto.
A necessidade de criar uma nova técnica de detecção era algo muito importante.
Atualmente, os pacientes que apresentam sintomas associados a um possível câncer de estômago devem esperar consultas com seus especialistas, onde farão desde endoscopias até outros testes igualmente complexos, invasivos e caros.
Algo tão simples como incluir em nossos exames de sangue rotineiros este biomarcador para detectar um possível tumor de estômago poderia revelar sua presença muito antes do surgimento de qualquer sintoma.
Porém, nunca é demais lembrar que para contribuir com o diagnóstico precoce do câncer – ou qualquer outra doença – não devemos nos esquecer de visitar nossos médicos diante qualquer sintoma ou qualquer irregularidade que sintamos em nosso corpo.
Porque prevenir é vida.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
Endívias gratinadas são uma excelente opção de prato único! Quem fez curtiu,...
Modo de Preparo COMO FAZER Em uma vasilha misture a margarina, com...
Prepare um bolo delicioso para acompanhar o café da manhã!!
A anemia é uma doença que pode ter consequências graves. Aprenda a...
Segundo jornal ‘O Globo’, estado de saúde de cantora e atriz Rogéria...
Petisco de Frango com cobertura picante saindo do seu forno bem quentinho,...
Docinho divino para alegrar a nossa noite. Humm...
COMO FAZER TORTA DUETO DE CHOCOLATE MODO DE PREPARO Triturar 200g do...