Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Os netos são a luz e as alegrias de seus avós

Tipo:

229852000.jpg

Os netos são essas novas gerações que dão muita luz e esperança a cada um dos membros da família. No caso dos avós, este vínculo é especial e enriquecedor para ambas as partes.


É preciso ressaltar algo importante: hoje em dia chamamos de “avós” às pessoas que, na realidade, levam uma vida muito ativa, são independentes e seus corações seguem sendo jovens.

São pessoas que aproveitam o seu dia a dia e que acolhem seus netos de uma forma diferente de como fazem os pais.

Muitos estudos são realizados para analisar se os avós têm também a “responsabilidade” de educar. Embora seja verdade que em uma sociedade todos somos educadores, o papel dos avós em uma família tem aspectos muito interessantes que gostaríamos de ressaltar.

Convidamos vocês a refletir sobre este tema.

Avós e netos: o papel do bem-estar psicológico

Neto deitado

A responsabilidade de educar, de definir normas e de decidir “o que é permitido ou não” são tarefas dos pais. Contudo, tratando-se dos avós, existem algumas particularidades que vale a pena salientar:

  • Os avós já passaram por esta etapa porque antes de avós foram pais, marcaram diretrizes e cumpriram seu papel. Hoje em dia não querem nem desejam ser rígidos e decidir o que se pode ou não fazer.

Eles preferem desfrutar de seus netos e construir um legado emocional.

  • Entre avós e netos, muitas vezes a comunicação vai além das palavras, exibindo-se também nos gestos e nos sinais. Existe cumplicidade, sorrisos, cessões e concessões…

Tudo isso constrói um bem-estar psicológico adequado onde ambas as partes ganham.

  • O contato regular entre avós e netos ajuda a combater a depressão e a tristeza. Ele oferece novas responsabilidades aos avós, e os netos aprendem lições que seus pais muitas vezes não podem transmitir.

É preciso esclarecer também que nem todos os avós são iguais e nem sempre se constroem laços tão intensos. Costuma-se dizer que uma pessoa envelhece da maneira que ela viveu, e se não assumimos determinadas coisas é possível que cheguemos à idade madura com certas frustrações e negatividades.

É papel dos pais avaliarem o quão frequente deve ser o contato com os avós, e se essa relação é enriquecedora ou não. Ainda que, geralmente, seja um dos vínculos mais maravilhosos que existe.

Avós e netos: um legado emocional inquebrável

Avó com sua neta

O apoio dos avós no dia a dia é uma ajuda e um pequeno alívio para os pais.

Essa responsabilidade dos avós não é algo novo: as tarefas de cuidado e atenção das crianças são compartilhadas há muitas gerações.

O legado que os avós constroem não enriquece apenas aos netos; os pais também enxergam novas dimensões de seus progenitores que talvez ainda não conheciam, e que, de algum modo, os fazem renovar o vínculo.

 

  • O legado que os avós oferecem aos netos não se baseia apenas nos afetos e nas emoções.

Também é o dom de saber transmitir valores, lembranças do passado, recordações familiares de outras gerações que, por sua vez, vão ajudar a criança a compreender muito melhor o mundo e a si mesmo: cria raízes.

  • Outro aspecto interessante é que esse reflexo contínuo dos avós, a sua alegria de viver, por transmitir cuidados e carinhos, também ajuda a criança a lembrar do que é “envelhecer com sabedoria”.

Assim, verá o passar do tempo sem medo, mas sim com tranquilidade.

  • Uma questão interessante que geralmente se dá na família é que os avós são sempre esse oceano de calma e estratégias para aliviar tensões, discussões e mal-entendidos.
  • Educar uma criança nunca é fácil. Passamos por períodos complicados que, por sua vez, nossos pais já viveram conosco.

Ao mesmo tempo em que o contexto atual é diferente, a essência é a mesma: crianças que querem independência, crianças que procuram atenção, que têm ataques de raiva, que erram.

Sem dúvida, em tudo isso os avós podem ajudar com bons conselhos e sem interferir.

Os netos dão luz e alegrias a seus avós; isso é algo que sempre aconteceu. Nessa fase da maturidade adulta onde as pessoas enfrentam com entusiasmo e energia estes momentos vitais, as crianças sempre ajudam a renovar “responsabilidades” e a enfrentar a vida com a esperança.

Casal de avós apaixonados

Hoje em dia os avós não querem ser pais. O que desejam é apenas aproveitar as emoções mais intensas e mais enriquecedoras, mas de uma forma que não se gere pressão ou obrigação.

Com isso queremos dizer que como filhos que ainda somos, devemos respeitar também a independência dos avós e o seu direito de dispor “do seu tempo”.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

cuca
CUCA BACANINHA DE 5 MINUTOS 🔥 ESSA CROSTINHA É A COISA MAIS GOSTOSA DO MUNDO

 Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil do...

As-melhores-receitas-de-brigadeiro-do-mundo-Top-Receitas-2022
As melhores receitas de brigadeiro do mundo! Top Receitas 2023

Hoje separei essa receita de As melhores receitas de brigadeiro do mundo muito...

601642_587003811309733_523451251_n
Ovo de páscoa marmorizado

Mais uma dica para a Páscoa? Veja essa receita de ovo marmorizado....

10387529_1004361279573982_2348854143429620339_n
Salada de pão de forma

Salada de pão de forma leva maionese, tomate, presunto e tudo que...

Deixe seu comentário

X