Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Os 4 valores mais importantes para transmitir aos seus filhos

Tipo:

118805000.jpg

Educar uma criança é uma tarefa extremamente difícil. Os valores que ensinamos aos nossos filhos serão carregados por eles ao longo da vida, portanto o aprendizado nesta etapa é fundamental para moldar os comportamentos que eles terão no futuro.


Não importa se somos pais, avós, padrinhos ou professores, todos devemos estar atentos ao progresso das crianças e tentar transmitir os princípios corretos da melhor forma possível.

Há quatro valores que acreditamos serem cruciais na educação de nossas crianças, e devemos dedicar atenção especial para ensiná-los quando elas ainda são pequenas.

1. Empatia

Empatia é a habilidade de imaginar e entender como outra pessoa está se sentindo em uma determinada situação, e responder com cuidado e carinho. Desenvolver empatia ajuda a criança não só a compreender os sentimentos dos outros, mas também os seus próprios, e contribui para o aprendizado de como lidar com eles.

Este valor permite que a criança compreenda o que faz mal e pode causar tristeza aos outros, aprendendo a tratar as pessoas da melhor forma possível e vivendo com respeito, felicidade e harmonia.

Ensinar a empatia a uma criança não é uma tarefa simples, mas algumas ideias podem facilitar o processo. É importante falar sobre os sentimentos e emoções dos outros, explicar o que eles estão sentindo e porque isso está acontecendo com ele.

Podemos mostrar também quais seriam as respostas apropriadas em uma determinada situação, por exemplo “Seu amigo caiu e está chorando, vamos pegar um pouco de gelo para o machucado e dar um abraço nele”.

Ensinar valores aos filhos

2. Humildade

Devemos ensinar nossos filhos que eles não são superiores a ninguém, e devem tratar a todos da mesma maneira sempre. Pessoas humildes tendem a ser mais felizes, pois entendem que as coisas mais importantes na vida são as mais simples.

A humildade permite que a criança conheça melhor a si mesma e às pessoas ao seu redor, desenvolvendo uma visão mais “pé no chão” em relação à vida. Ela irá entender que o que nos traz felicidade não são os bens materiais, mas sim os momentos que passamos com as pessoas que amamos.

Para ensinar este valor, é importante não satisfazer todas as vontades da criança, comprando muitos presentes e nunca dizendo “não” aos seus desejos. Ela deve entender que as coisas não caem do céu, e tudo requer esforço e dedicação.

Também é importante lembrá-la sempre de que somos todos iguais e devemos ser tratados como tal, já que no fundo só queremos ser felizes e viver bem.

3. Comprometimento

O comprometimento é um valor que deve ser ensinado desde pequeno, para garantir que nossas crianças cresçam e se tornem adultos maduros e responsáveis. Esta virtude vai ajudar que elas se comprometam sempre na vida, seja com os estudos, com o trabalho ou com os relacionamentos.

É fundamental ensiná-las a importância de dar a sua palavra, de cumprir sempre o que prometemos. Além disso, devemos explicar que os objetivos que queremos alcançar na vida só serão atingidos com muito esforço e dedicação, e que se realmente queremos algo, devemos nos comprometer por completo para consegui-lo.

Algumas formas de ensinar as crianças a terem mais responsabilidade é designar algumas tarefas regulares, deixar que elas tomem algumas decisões por si próprias, e discutir cada situação permitindo que ela chegue à sua própria conclusão, ao invés de automaticamente dizer o que ela deve fazer.

Ensinar autoestima para os filhos

4. Autoestima

A autoestima adquirida na infância irá moldar as atitudes da criança na adolescência e na vida adulta. Uma pessoa autoconfiante torna-se forte, e alguém a quem os outros terão dificuldade de afetar negativamente.

A baixa autoestima é uma das principais causas de distúrbios de ansiedade, tristeza crônica e até depressão, por isso devemos ensinar este valor o antes possível. É importante dar apoio, fazer elogios, valorizar o que nossos filhos fazem bem e incentivar o esforço para corrigir o que eles ainda não dominaram.

É fundamental estimular as crianças a fazerem as coisas com confiança, mostrando que errar é normal, o que não podemos é ficar paralisados com medo de tentar. Temos que fazer com que elas acreditem que, com esforço e comprometimento, poderão alcançar qualquer coisa.

Alguém com autoestima alta irá buscar a felicidade, confiante de que alcançá-la é algo possível, e que, como qualquer outra pessoa, ela merece e tem totais condições de ser completamente feliz.  

Lembre-se: seus próprios valores servirão como exemplo

É importante lembrar que as crianças se inspiram nos pais e pessoas próximas, e aprendem com base nos exemplos vistos no dia-a-dia. Dessa forma, um ponto fundamental para transmitir-lhes estes valores é estar sempre atento ao seu próprio comportamento, para que elas se espelhem em alguém que pratique exatamente as atitudes que queremos que elas levem consigo durante a vida.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X