Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Orquídeas: 11 dicas simples e eficazes para reanimá-las

Tipo:

orquidea1

Muitas vezes, nossas orquídeas podem precisar de um pouco de cuidado extra para reanimar sua exuberância e beleza. Com algumas dicas simples e práticas, você poderá proporcionar a atenção necessária para revitalizar suas queridas plantas e garantir que elas floresçam com vigor. Neste guia, compartilharemos onze passos fundamentais que ajudarão suas orquídeas a florescerem e prosperarem, trazendo vida e cor ao seu espaço.


Avalie as Raízes Antes da Rega

Antes de regar, observe atentamente a cor e a aparência das raízes da sua orquídea. Caso estejam opacas e acinzentadas, é hora de regar. Entretanto, se suas folhas estiverem viçosas e verdes, a rega não é necessária.

Evite o Excesso de Água

O excesso de água é uma causa comum do crescimento insuficiente das orquídeas, levando à deterioração das raízes e, por consequência, à morte da planta. Pulverize levemente uma vez por semana, considerando as orientações anteriores. Assegure-se de que o vaso possua boa drenagem, evitando o acúmulo de água e evite regar o centro da planta, se possível.

Umidifique as Folhas

Mantenha suas folhas de orquídea úmidas, borrifando-as regularmente com um borrifador. Faça isso diariamente, se possível, para preservar a umidade essencial à planta.

Utilize uma Bandeja Umidificadora

Para aumentar a umidade ao redor da orquídea, posicione um leito de pedras de barro ou cascalho em uma bandeja e coloque o vaso sobre ela. Garanta que haja sempre água no fundo do recipiente. Essa camada de argila ou cascalho evita que as raízes fiquem submersas na água, prevenindo o apodrecimento.

Fertilização Moderada

As orquídeas não requerem grande quantidade de nutrientes. Fertilizantes específicos para orquídeas são úteis, porém, alternativamente, fertilizantes orgânicos caseiros são igualmente eficazes. Cautela com excessos: dilua o fertilizante e utilize no máximo uma vez a cada quinze dias.

Fertilize sua planta com nitrogênio durante a fase vegetativa, quando novas folhas estão se desenvolvendo. Se sua orquídea estiver florescendo, utilize um fertilizante rico em potássio. Caso não saiba o estágio de crescimento, alterne entre os dois fertilizantes.

Higienize as Folhas

Mantenha as folhas da orquídea limpas, removendo poeira e depósitos de água com um pano úmido. Evite produtos à base de cera, que podem prejudicar a planta.

Controle a Temperatura

As orquídeas apreciam umidade, mas não toleram calor excessivo. No inverno, evite ambientes muito aquecidos que ressequem o ar. Não exponha a planta a fontes de calor.

Adapte o Ambiente

Orquídeas podem ser deslocadas de acordo com as estações. Mude sua posição conforme necessário: na sala de abril a outubro e no banheiro no inverno para evitar o ar quente e seco.

Proporcione um Descanso

De tempos em tempos, permita um intervalo para sua orquídea. Se a planta estiver saudável, mas não florescer há 3-4 meses, coloque-a em um ambiente frio a 15°C por 3 semanas e reduza a rega. Sua orquídea agradecerá com novas flores.

Após a Floração

Após as flores murcharem, corte o caule acima de um nó para incentivar um novo florescimento. Após a segunda floração, corte a haste seca, se necessário.

Transplante com Prudência

Transplante as orquídeas somente quando suas raízes ultrapassarem significativamente o vaso, o que ocorre a cada dois ou três anos. Evite transplantes durante o período de floração e no verão.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

AQUELE BOLO FOFINHO E CARAMELADO IRRESISTÍVEL,É O MELHOR QUE VOCÊ VAI PROVAR!! FÁCIL,CREMOSO E RÁPIDO! BOLO DE ABACAXI CARAMELIZADO
AQUELE BOLO FOFINHO E CARAMELADO IRRESISTÍVEL,É O MELHOR QUE VOCÊ VAI PROVAR!! FÁCIL,CREMOSO E RÁPIDO! BOLO DE ABACAXI CARAMELIZADO

➡️Ingredientes para calda: – □2 xícaras de açúcar – – ➡️ Ingredientes...

Captura de Tela 2018-05-29 às 21.38.56
BOLO DE POTE COM MASSA FOFA, ÓTIMA OPÇÃO PARA VENDAS

Um bolo de pote que vai ser só sucesso, uma receita de...

Doce de Leite da Roça
Doce de Leite da Roça

INGREDIENTES: 1kg de açúcar refinado 400g de leite em pó 275ml de...

120731795.jpg
Como curar o fígado com alimentos integrais e vegetais amargos

A doença mais comum associada ao fígado é a hepatomegalia, um processo no...

Deixe seu comentário

X