Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Método caseiro para tratar ouvidos tampados

Tipo:

609228463.jpg

Você está subindo ou descendo a serra e, de repente, sente uma leve pressão nos ouvidos e aquela sensação de ouvido entupido. Esta sensação também pode ocorrer quando viajamos de avião, praticamos mergulho etc.


Independente da situação que a provoca, esta sensação de ouvido entupido, também conhecida como autofonia, é bastante incômoda e pode acontecer por diversos fatores.

O que causa a sensação de ouvido entupido?

A situação mais comum que pode provocar a sensação de ouvido entupido é quando estamos mudando de altitude, como na descida da serra, e há a diferença de pressão entre a orelha externa e a média. O organismo leva algum tempo para se acostumar com a mudança e, se a pressão do ambiente for diferente da que ele estava acostumado, ocorrerá a sensação de ouvidos tampados.

Existem ainda outras situações que dão a impressão de ouvidos tampados, como as pessoas que sofrem com apertamento dentário e/ou bruxismo, pelo deslocamento incorreto do côndilo da mandíbula.

Esta situação também pode ocorrer pela entrada de água, gripes, sinusites, resfriados, pressão na região interna das cavidades auriculares e pelo excessivo acúmulo de cera.

O cerume, também conhecido popularmente como cera, é segregado pelas glândulas ceruminosas e pelas sebáceas. A cera está presente no ouvido por duas importantes razões: o cerume contém substâncias químicas que atuam no combate a infecções que possam afetar o canal auditivo; e funciona como um filtro que impede que a sujeira exterior entre no ouvido.

Quando em excesso no canal auditivo externo, o cerume pode tampar parcial ou totalmente o conduto.

Como acabar com os ouvidos tampados em casa?

Os especialistas afirmam que, antes de as pessoas fazerem viagens áreas ou mergulhos, elas devem manter a saúde dos ouvidos em dia, tratando resfriados, gripes e rinites. É importante ressaltar também que não é recomendável introduzir objetos no ouvido, mesmo cotonetes, pois, além de machucar a pele, o cerume pode ser empurrado para mais perto do tímpano.

O mais indicado é não tentar remover o cerume por conta própria e consultar um médico otorrinolaringologista quando perceber qualquer tipo de complicação.

Se você quer eliminar o cerume em casa, isto geralmente ocorre ao lavar o cabelo. Se houver excesso na produção de cera, você pode tentar o seguinte: à noite, molhe uma bolinha de algodão em meia colherzinha de óleo de oliva e, com bastante cuidado, coloque-a no ouvido. Este procedimento fará com que o tampão de cera amoleça. Na manhã seguinte, lave o ouvido com um pouco de água morna.

Este procedimento não deve ser feito em caso de ouvidos com tímpanos perfurados e nem em crianças pequenas. Lembre-se que o ouvido é um local bastante delicado!

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X