Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

É possível depurar o estômago?

Tipo:

depurar-o-estomago-500×379

Quando escutamos falar sobre dietas desintoxicantes, elas geralmente são voltadas para a depuração de órgãos como o fígado, o intestino e os rins. No entanto, será que é possível também depurar o estômago?


Este órgão é de importância fundamental para o processo digestivo, por isso devemos cuidar dele para que o mesmo possa desempenhar suas funções de forma adequada. Ele pode se desequilibrar por causa das toxinas às quais somos expostos, seja no meio ambiente, nos produtos químicos ou em alguns alimentos.

Estas toxinas podem causar problemas no estômago em algumas pessoas, por isso é importante ajudar o organismo a eliminá-las da melhor maneira possível. Além disso, estes são outros fatores que podem desequilibrar a digestão e a atuação do estômago:

Intolerância a algum tipo de alimento, como o glúten ou a lactose
Ingerir alimentos não saudáveis  por muito tempo, como frituras, açúcar e farinhas refinadas em excesso
Não mastigar bem os alimentos, pular refeições, comer exageradamente
Questões emocionais
Estresse ou ansiedade
Ingestão regular de medicamentos
Predisposição genética

Depurar o estômago

Depurar o estômago pode nos ajudar a obter mais energia, a reforçar o sistema imunológico e até a perder peso. É importante lembrar que não são recomendadas dietas radicais, baseadas exclusivamente na ingestão de líquidos, por exemplo. Estas dietas não oferecem muitos dos nutrientes necessários para o organismo e a saúde, por isso não devem ser mantidas, principalmente por longos períodos de tempo.

O primeiro passo para desintoxicar envolve o conhecimento do seu próprio corpo. Você sabe quais alimentos lhe fazem mal e são de difícil digestão no seu caso específico. Podem ser os laticínios, o trigo ou o feijão, por exemplo. Note quais alimentos são difíceis de digerir e elimine-os da dieta, pelo menos temporariamente.

Além disso, devemos manter uma dieta equilibrada, evitando frituras, gorduras saturadas, açúcar e farinhas refinadas. Priorize a ingestão de frutas, vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Além disso, vale a pena seguir estas dicas:

Frutas e vegetais ricos em fibras

Os vegetais e frutas com um alto teor de fibras estão entre os mais eficazes para desintoxicar o corpo. As fibras limpam o sistema digestivo e promovem saciedade, podendo até reduzir o apetite e dando ao organismo mais tempo para se recuperar e retornar ao funcionamento ideal.

Os melhores vegetais para esta finalidade são os crucíferos, por isso inclua na dieta mais brócolis, espinafre, couve, aspargos, couve-flor e alcachofra. Entre as frutas, vale a pena consumir mais abacate, tomate, melancia, goiaba e frutas silvestres.

Ervas e temperos

Podemos usar várias ervas e temperos diferentes para desintoxicar o estômago. As mesmas podem ser acrescentadas aos pratos e consumidas junto com as refeições, ou podemos fazer infusões e ingeri-las em forma de chá. Ambos os métodos ajudam a depurar o estômago. Estas são algumas opções para incluir na dieta:

Erva-doce, que ajuda a reduzir o inchaço, os gases e a acidez
Gengibre, que possui propriedades anti-inflamatórias
Hortelã, que acalma o sistema digestivo
Noz moscada, que ajuda a regular o intestino
Cúrcuma, que contribui para o processo de desintoxicação e fortalece a imunidade

Água

Muitas vezes buscamos formas milagrosas de desintoxicar o estômago ou o organismo em geral e nos esquecemos do melhor e mais simples componente que pode nos ajudar nesta tarefa: a água. Manter o corpo sempre hidratado irá melhorar a circulação sanguínea e facilitar a eliminação das toxinas.

Assim, será possível melhorar a digestão, o funcionamento do intestino, a imunidade e até o metabolismo. Tente beber pelo menos oito copos de água diariamente. No início pode ser difícil, mas depois que criarmos o hábito este comportamento será parte do nosso dia a dia. Se quiser incrementar a água, você pode aproveitar algumas receitas de águas cítricas para tornar a ingestão mais fácil e saborosa.

Remédio natural: suco de batata

Além de todas as recomendações já mencionadas, gostaríamos também de compartilhar a receita de um remédio natural que pode nos ajudar a depurar o estômago: o suco de batata.

Este suco atua como um regulador natural do pH, e é especialmente benéfico quando estamos com o organismo excessivamente ácido, já que ele é um bom alcalinizante.

Para aproveitar os seus benefícios, deve-se lavar e descascar meia batata média. Em seguida, coloque-a no liquidificador e bata até obter uma textura homogênea. Quando estiver pronto, misture com uma colher de azeite de oliva (cerca de 25 g) e tome pela manhã, sempre em jejum.

É preciso esperar meia hora depois da ingestão para consumir qualquer outro alimento. Assim, este remédio natural nos ajudará a equilibrar o estômago e eliminará as substâncias prejudiciais que possam estar se aproveitando do ambiente com o pH alterado.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

558767_10151553848815479_604175867_n
Trufa de limão no palito

Olha só essa delícia de docinho para a sobremesa, trufa de limão...

10369637.jpg
Abacate: a fruta capaz de higienizar e revitalizar a pele

Manter a pele limpa e saudável é o pontapé inicial para deixá-la...

399560_471534396190009_620761021_n
Mil folhas de morango

Que tal tentar fazer essa torta mil folhas de morango? Está com...

COBERTURA DE CASQUINHA PARA BOLOS, A MAIS GOSTOSA DE TODAS E MUITO SIMPLES DE FAZER!!
COBERTURA DE CASQUINHA PARA BOLOS, A MAIS GOSTOSA DE TODAS E MUITO SIMPLES DE FAZER!!

Ingredientes 1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro 2 colheres de (sopa)...

Deixe seu comentário

X