Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como o estresse afeta as mulheres?

Tipo:

Estres-en-la-mujer-500×325-500×325

Todos nós já passamos, em algum instante de nossas vidas, por uma situação de estresse.
São aqueles momentos em que determinados acontecimentos nos sobrecarregam e nos fazem sentir pressionados, momentos em que nossa saúde começa a mostrar algumas mudanças e nossa qualidade de vida é severamente prejudicada.


É muito comum escutar na mídia e em revistas especializadas como o estresse é discutido em termos genéricos, mas poucas vezes levam em consideração as particularidades da mulher, como o quanto isso afeta sua realidade pessoal.

As mulheres são diferentes dos homens. Visto que o peso dos hormônios faz com que o estresse as afete de uma maneira diferente, se somarmos a isso, por vezes, responsabilidades em situações que variam desde o local de trabalho até a família (cuidando de filhos e parentes idosos). Tal realidade está intercalada com diversos outros fatores que resultam em situações muito claras de estresse, nas quais o corpo é afetado por mudanças diferentes dos homens. Por este motivo, decidimos abordar esta realidade para trazer, também, alguns pontos em que poderá encontrar ajuda.

Motivos mais comuns de estresse em mulheres

Pressão do trabalho junto com as obrigações familiares;
Menopausa;
Cuidar de membros da família que estão doentes;
Problemas matrimoniais, separações, divórcios;
Estudos demonstraram que as mulheres são, em média, mais sensíveis ao estresse do que os homens, entretanto, graças aos estrogênios elas o enfrentam melhor e são mais resistentes.

O professor Karl Pibram, da Universidade da Califórnia, argumenta, além disso, que as mulheres enfrentam o estresse de uma maneia mais lógica e verbal do que os homens, e é isso que, sem dúvidas, faz com que elas sejam mais hábeis e resistentes para lidar com a situação.

Efeitos do estresse sobre a saúde das mulheres

Dores de cabeça, especialmente no período pré-menstrual, onde aparecem fortes enxaquecas;
Espasmo esofágico (dor de estômago e até mesmo dificuldade de engolir).
Azia;
Perda de cabelo;
Náuseas;
Dor no peito, costas e pescoço;
Sentir necessidade de urinar com frequência;
Fadiga crônica;
Falta de desejo sexual;
Alterações menstruais (especialmente atrasos e até mesmo o desaparecimento da menstruação, que é comumente chamada de amenorreia);
Crises de angustia;
Insônia;
Alterações do sistema imunológico tornam-se mais propensos a desenvolver doenças a como osteoporose, a artrite inflamatória, a diabetes tipo II etc;
Prisão de ventre ou diarreia;
Problemas na pele: A pele é muito sensível à situações de ansiedade e estresse, assim, tornam-se comuns as reações inflamatórias, tais como eczemas, vermelhidão, olheiras, perda de luminosidade na pele… Tudo isso deve-se ao fato das células da epiderme imediatamente reagirem aos hormônios do estresse, provocando vasoconstrição, provocando envelhecimento precoce, maior transpiração e aparente cansaço.
Quando a situação estressante se torna mais intensa e persistente, nos vemos afetados por realidades muito mais complexas que podem ter como consequências as seguintes doenças:

Anorexia ou bulimia;
Psicose depressiva;
Transtornos de ansiedade.

Como lidar com o estresse?

Se existe algo de negativo com relação ao estresse, é que nos tira anos de vida, nos envelhece e provoca graves alterações a nossa saúde, nosso corpo se enche de toxinas e, a cada dia, é mais difícil enfrentar o cotidiano com mais força e reaver o ânimo de antes. É preciso assumir as rédias da situação. De que modo? Vamos te ensinar:

Identificar onde se concentra a causa de seus problemas e tentar solucioná-los, sempre com o apoio de familiares ou amigos, com a ajuda de um profissional de saúde;
Encontre tempo para você, mesmo que seja uma hora por dia, para passear, escutar música e sentir-se bem com você;
Estabeleça prioridades e observe seus estados de humor. Em nossa vida, devemos saber o que é importante, e nossa saúde é certamente o pilar fundamental. Tente pensar quais situações te causam angustias, identifique-as e pense de que modo poderá melhor enfrentá-las.

Quais alimentos podem ajudar em situações de estresse?

As vitaminas A, C e E te farão muito bem, pois contêm uma grande quantidade de radicais livres, por isso, é bom ingerir cenoura, melão, brócolis, couve de Bruxelas, espinafre, batata ou inhame, tomate, frutas secas;
A vitamina B fortalece o sistema nervoso central e possui efeito sedativo. Pode ser encontrada na levedura de cerveja, nos cereais, no abacate, no repolho, no feijão verde etc;
Os minerais são também indispensáveis, o magnésio, o cálcio e o potássio são fundamentais. Podem ser encontrados nas frutas e verduras, porém, recomendamos especialmente o magnésio, devido suas incríveis propriedades para sanar os estados de estresse.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X