Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como congelar frutas sem perder nutrientes?

Tipo:

453502137.jpg

Com a correria do dia a dia e a falta de tempo para comprar, lavar e/ou descascar frutas, pode ser difícil inserir esse tipo de alimento na dieta diária. Existem, no entanto, técnicas para congelá-las, facilitando seu uso para o preparo de doces em calda, geleias, purês, sucos, vitaminas, sorvetes e recheios de bolo.


Existem, basicamente, quatro formas de congelar as frutas sem que percam suas propriedades. Confira:

Ao natural

As frutas podem ser congeladas ao natural: lave-as bem, descasque, retire os caroços e, em seguida, embale em sacos plásticos. Para conservar, o ideal é congelar em embalagens a vácuo. Dessa forma, o tempo de conservação pode variar, em média, entre quatro e seis meses.

Polpa ou purê

Você pode congelar ainda as frutas em forma de polpa ou purê. Lave bem a fruta e descasque. Em seguida, retire as sementes e bata no liquidificador. Quando for uma fruta que escurece, adicione uma colher de sopa de suco de limão no liquidificador. Você pode usar formas de gelo, mas sempre deixe espaço para a expansão que sofrem durante o congelamento. O recipiente deve ser bem fechado e o tempo de conservação pode ser de até 12 meses.

Frutas com açúcar

As frutas podem ser congeladas com açúcar, mas essa técnica não é boa para aqueles que estão em dietas, e sim para casos em que serão usadas para cremes, doces ou sucos, em que já seriam adoçadas.

Lave bem a fruta e seque. Pique e coloque em um recipiente plástico. Polvilhe com açúcar até que fique totalmente coberta (cerca de meia xícara de chá de açúcar para cada 600 g de fruta). Deixe a mistura descansando até que o açúcar se dissolva com o suco que é liberado da fruta, formando um xarope. Em seguida, tampe o recipiente e leve ao freezer para congelar. Dessa forma, o tempo de conservação fica entre oito e 12 meses.

Congelamento de frutas em calda

Coloque uma xícara de água e uma xícara de açúcar em um recipiente e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue. Coloque as frutas limpas e picadas em um recipiente plástico e jogue essa calda por cima, cobrindo totalmente.

Quando as frutas escurecem com a oxidação, você deverá adicionar ½ colher de sopa de suco de limão (maçã e abacate, por exemplo). Deixe a mistura esfriar, então tampe e leve ao freezer. Com essa técnica, a conservação será de até 12 meses.

Dicas

As frutas poderão ser usadas ainda congeladas no preparo de doces ou ainda de sucos. Quando precisar descongelar, deixe fora da geladeira para descongelarem ainda embalados. A banana e a pera são as únicas frutas que não apresentam bons resultados depois de descongeladas.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X