Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

A água oxigenada e suas aplicações em casa

Tipo:

Usos-da-agua-oxigenada-500×328-500×328

A água oxigenada, também conhecida como peróxido de hidrogênio, é um composto muito comum no mercado, por isso é considerada como o desinfetante natural mais seguro que podemos encontrar. Este produto pode eliminar por completo micro-organismos por oxidação, ou seja, por meio de um processo de queima controlada.
Ainda que comumente a água oxigenada seja utilizada com fins medicinais, é certo que tem muitos outros benefícios quanto à limpeza da casa. Aqueles que se encaixam no seleto grupo de pessoas que preferem alternativas ecológicas de limpeza, gostarão de saber que a água oxigenada é cheia de benefícios que podem ser muito úteis. Vamos conferir?


Usos da água oxigenada na limpeza da casa

Um produto tão econômico como a água oxigenada pode se transformar no melhor aliado quando queremos limpar a casa. Para isso, basta diluir em um borrifador duas partes iguais de água oxigenada (3% (10 vol) de concentração) com água mineral e usar a mistura para desinfetar banheiros, bancadas, a cozinha, mesas ou tabuas, dentre outras superfícies. É um produto muito eficaz e uma ótima alternativa a todos os produtos químicos que podem prejudicar nossa saúde.

Para limpar locais, como máquinas de lavar vasilhas, basta adicionar um pouco de água oxigenada no compartimento correto da lavadora.
A água oxigenada pode ser um excelente branqueador para realçar cores brancas. Este produto pode eliminar manchas de refrigerantes, vinho ou sangue de superfícies brancas (principalmente de roupas). Se a mancha for de sangue, basta jogar o produto diretamente na mancha e deixar atuar por alguns minutos, esfregar e enxaguar como de costume.
Coloque a escova de dente de molho na água oxigenada para acabar por completo com vírus e bactérias que se acumulam com o passar do tempo.
Se as panelas e frigideiras ficarem com restos de comida aderidos, basta preparar uma pasta de bicarbonato de sódio com água oxigenada e esfregar nas regiões afetadas. Depois deixe repousar por alguns minutos e, finalmente, enxágue.
Misture uma parte de água oxigenada em duas de água para desinfetar frutas e verduras antes de comer.

Uso da água oxigenada para o cuidado pessoal

Muitas pessoas ainda não sabem que a água oxigenada funciona como um poderoso enxaguante bucal, que pode ajudar a prevenir problemas causados por bactérias ou vírus. Esse produto é econômico e eficaz, e ao mesmo tempo ajuda a clarear os dentes. Use a concentração de 3% (10 vol).
Se quiser fazer uma pasta de dentes natural e com ação clareadora, misture 3 partes de bicarbonato de sódio em uma parte de água oxigenada e escove os dentes com a mistura.
A água oxigenada não é um analgésico natural, mas pode ajudar a reduzir a dor de dentes graças à sua ação antiviral, antibacteriana e antifúngica, que pode combater a infecção.
O uso regular do peróxido de hidrogênio nos dentes funciona como um clareador natural.
Se quiser clarear o cabelo de forma natural, prepare uma mistura de 50/50 de água oxigenada com água e borrife a solução no cabelo úmido, depois do banho. A mudança não será drástica, mas pode clarear gradualmente se utilizada com frequência.
Se tiver manchas na pele, a água oxigenada pode ajudar a amenizar o problema, basta aplicá-la diretamente na região afetada com um pedacinho de algodão.

Usos da água oxigenada como remédio caseiro
Misture partes iguais de água oxigenada e água em um recipiente, mergulhe os pés na mistura por 10 minutos e depois de retirá-los, seque-os imediatamente. Esse simples remédio caseiro pode ajudar a prevenir e combater os fungos nos pés e nas unhas.
Adicione duas partes iguais de água oxigenada em água destilada quente e utilize a preparação para o banho com a finalidade de eliminar infecções por leveduras.
Em caso de feridas, o ideal é aplicar água oxigenada duas vezes por dia para evitar infecções e facilitar a cicatrização.
Misture partes iguais de água oxigenada 3% (10 vol) com água mineral e borrife essa mistura pra eliminar os ácaros.
A água oxigenada também serve como um bom remédio natural para combater sintomas de resfriado, pigarro e sinusite. Para isso, misture partes iguais de água oxigenada com água, aplique no nariz e deixe atuar durante 4 minutos para posteriormente assoar o nariz.
Para preparar um edema, misture 1 colher de sopa de água oxigenada 3% (10 vol) em um litro de água destilada quente.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X