Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Pão de calabresa um pão caseiro recheado diferente de todos que você já comeu

Tipo:

pao-de-calabresa-2601.jpg

Não deixe de preparar para a família, este apetitoso pão de calabresa, perfeito para acompanhar um café, um suco, ou servir no lanche da tarde! Com uma massa macia e saborosa e um farto recheio de calabresa com cebola, essa maravilha de pão fará sucesso em sua mesa! Confira a receita do Canal Ana Zambrin, faça ainda hoje o espetacular pão de calabresa e receba os elogios!


Como fazer pão de calabresa

Para o pão de calabresa, usaremos uma batedeira planetária com batedor gancho ou sovaremos a massa à mão. Na tigela da batedeira ou em uma vasilha, no caso de fazermos manualmente, colocaremos: 1 envelope de fermento biológico seco, 180ml de leite integral em temperatura ambiente e 2 colheres (sopa) de açúcar. Vamos misturar esses ingredientes com um fouet e depois, juntaremos 5 colheres (sopa) de farinha de trigo, misturando com uma colher. Usaremos um guardanapo limpo para tampar e aguardaremos crescer durante cerca de 15 minutos. Finalizaremos a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e saboreie seu gostoso pão de calabresa!

Preparar uma receita saborosa nunca foi tão fácil! Vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que todo mundo vai amar, não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e não tem como errar. Depois, nos conte o que achou e suas dicas de personalização.

Ingredientes da receita de pão de calabresa

Para o pão

  • 500g de farinha de trigo 
  • 1 ovo inteiro
  • 180ml de leite integral em temperatura ambiente
  • 1 envelope de fermento biológico seco (10g)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar 
  • 1 colher (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de banha de porco, ou manteiga (40g) ou 50ml de óleo

Para o recheio de calabresa

  • 300g de linguiça calabresa cortada em cubinhos
  • 2 cebolas grandes picadinhas (opcional)
  • cheiro-verde picado (a gosto)

Modo de preparo

Do pão

  1. Se tiver uma batedeira planetária, use a sua tigela, ou se for fazer à mão, pegue outro recipiente, adicionando: 1 envelope de fermento biológico seco, 180ml de leite integral em temperatura ambiente e 2 colheres (sopa) de açúcar.
  2. Misture, primeiramente, esses 3 ingredientes com um fouet e em seguida, acrescente 5 colheres (sopa) de farinha de trigo, mexendo com uma colher. Tampe com um guardanapo limpo e deixe crescer por cerca de 15 minutos.
  3. Após esse tempo, junte o restante da farinha de trigo, o ovo e o sal. Se for usar a batedeira, utilize o batedor gancho, ou vá misturando bem, manualmente, com uma espátula e depois com as mãos.
  4. A massa estando homogênea, agregue a banha de porco, ou manteiga, ou ainda o óleo, se preferir. Continue batendo na batedeira, ou amassando com as mãos. A princípio vai parecer que a massa desandou, mas não se preocupe, é assim mesmo. Bata até incorporar a gordura e a massa ficar lisa, fofa e que não gruda nas mãos, esse é o ponto certo.
  5. Passe para uma tigela de vidro, cubra com plástico-filme, para não ressecar e deixe dobrar de tamanho.
  6. Enquanto isso, prepare o recheio de calabresa.
  7. A massa do pão tendo crescido, transfira-a para uma bancada limpa e abra com um rolo, em formato, retangular, deixando-a mais fina possível.
  8. Disponha o recheio de calabresa já frio ou morno sobre a massa, espalhando e salpique com cheiro-verde picado. 
  9. Enrole e feche bem, passando o pão para uma forma untada com manteiga, deixando a emenda virada para baixo.
  10. Cubra com plástico-filme sem apertar, pois o pão vai crescer. Aguarde crescer, por cerca de 50 minutos, mas esse tempo pode variar conforme a temperatura de onde você mora.
  11. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C, para assar por 25-30 minutos, até dourar bem por cima.
  12. Retire, deixe amornar, sirva e aproveite seu sensacional pão de calabresa!

Do recheio de calabresa

  1. Aqueça uma frigideira antiaderente no fogo, acrescente a calabresa e deixe fritar na própria gordura, mexendo, até dourar.
  2. Inclua a cebola e torne a mexer, refogando por uns 5 minutinhos, até dourar bem.
  3. Desligue o fogo, passe para uma vasilha e reserve, deixando esfriar.

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Coloque CRAVOS da ÍNDIA no LIMÃO e se SURPREENDA com o RESULTADO

Rolinhos primavera assados e sem glúten: uma versão saudável e crocante

Bolo de abacaxi invertido sem farinha de trigo e sem fermento

Torta de maçã com mais fruta do que massa

Misturinha para Limpar pisos: Receita caseira faz milagre com piso manchado e encardido

Bolinhos doces de banana e iogurte

Rosca de polvilho de padaria

Macarronada com Carne moída e um molho secreto que você vai adorar

Delicioso bolo de iogurte sem açúcar e sem farinha de trigo

Torta salgada de pão velho da Ana Maria Braga!




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X