Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Você sabe o que são esses buracos que os persas fizeram no meio do deserto? Descubra!!

Tipo:

buraco

Quem é que nunca ouviu falar da civilização persa, uma cultura extremamente rica e influente? A verdade é que eles atraíram os melhores intelectuais da época, a fim de poderem florescer como uma nação, construindo cidades como Susa ou Persépolis.


Confira também:

- 229 Receitas Low Carb

Grande parte do seu sucesso foi devido à sua excelente gestão da água, tanto nas cidades como no campo. O império vivia sob altas temperaturas e um clima muito seco, por isso era essencial saber aproveitar as escassas chuvas.

Uma de suas melhores invenções foram os Qanat, uma infraestrutura subterrânea capaz de recolher e canalizar a água da chuva de aquíferos e vales, transportando-a para as cidades. Esse sistema curioso foi agora nomeado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A técnica dos Qanats foi desenvolvida na Pérsia, no milênio I a.C. Essa maravilhosa invenção foi se estendendo a outros países áridos como Marrocos, Argélia, Líbia, Oriente Médio e Afeganistão.

Primeiro, era escavado um poço principal em uma colina, até ser encontrado um aquífero subterrâneo. Depois, um túnel horizontal era construído, desde o pé da colina até à fonte de água.

O túnel tinha uma tubagem e uma grande inclinação para transportar a água para o local desejado. Quanto maior o Qanat, menor era o seu declive.

Além do principal, os outros poços verticais eram construídos ao longo do Qanat. Estes garantiam a ventilação de água, assim como o seu controle e racionamento. Era também uma via de evacuação da terra, gerada ao esvaziar o túnel.

Graças a sua profundidade, o Qanat recolhia a água dos aquíferos e evitava a evaporação durante o transporte. Dentro desta infraestrutura, existem também áreas de descanso para os trabalhadores, tanques e moinhos de água.

Sendo água filtrada pela terra, o fluxo era seguro e limpo, por isso era ideal tanto para beber como para rega.

No final do Qanat, havia um edifício que armazenava a água obtida, onde as pessoas também poderiam fazer suas próprias canalizações privadas.

O governo persa foi forçado a construir o Qanat para transportar água das montanhas para a cidade e para os banheiros públicos. As pessoas ricas poderiam fazer uma extensão para a sua terra com seu próprio dinheiro.

As cisternas públicas, chamadas Ab Anbar eram outro engenho maravilhoso. Ele tinham um sistema de captação de ar para manter a água fria no deserto.

O mais curioso de tudo é que este sistema antigo de gestão de água ainda continua em execução, e permite uma distribuição equitativa e sustentável da água.

Compartilhe essa antiga e incrível invenção com seus amigos!


Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

e811d8d943d9cf88500d18b8bbee1a79.jpg
Gelado de Brigadeiro Branco com frutas.

Está em dúvida do que servir como sobremesa? Não quer muito trabalho,...

a1d3aaf3be18000b045d424f72f255c8.jpg
ESTA SIMPLES BEBIDA DETOX PODE LEVAR VOCÊ A PERDER ATÉ 4 QUILOS EM APENAS 1 SEMANA!

Esta é uma bebida muito fácil de preparar e com grandes benefícios...

Pudim de Pão e Calda de Caramelo
Pudim de Pão e Calda de Caramelo

Calda: Leve ao fogo uma assadeira com 4 colheres (sopa) bem cheias...

evaristo-costa-vai-para-onde-google_1459971-610×290
Evaristo Costa vai para o SBT ou Record? O seu destino está traçado

Boatos sobre destino de Evaristo após deixar Globo o colocam até na...

Deixe seu comentário