Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

9 macetes para seu bolo não murchar e ficar grande e fofinho

Tipo: Bolos e Tortas

9 macetes para seu bolo não murchar e ficar grande e fofinho

Não se deixe levar pelas superstições do tempo da vovó que diziam que mulher no período ou com TPM não pode bater bolo porque “desanda”. É fácil tomar alguns cuidadinhos para que seu bolo dê supercerto, cresça e seja o mais fofinho e perfeito possível. Se você seguir os truques abaixo, vai reduzir e muito as chances do seu bolo murchar ou não ficar fofinho. Experimente!


9 truques para bolo perfeito:
1. Os ingredientes devem necessariamente estar em temperatura ambiente. Se você tira a manteiga e os ovos da geladeira em cima da hora e os usa gelados, seu bolo não vai crescer, e não vai ficar fofinho.

2. Quando for usar claras em neve, adicione-as por último à receita e misture muito delicadamente. São elas que fornecem o aspecto aerado, que trazem leveza à massa.

3. O fermento também só pode ser adicionado por último, não deve ser guardado na geladeira e precisa estar dentro da validade para funcionar fazendo o bolo crescer. Para testá-lo faça o teste em um copo de água morna, se borbulhar, está ok.

4. Nivele o bolo antes de colocá-lo no forno, para isso dê umas batidinhas na forma a fim de distribuir todo o conteúdo por igual e, assim, cresça de maneira uniforme. Para evitar que o bolo “trasborde”, a dica é não ultrapassar 2/3 de massa na forma.

5. Pré-aqueça sempre o forno antes por, pelo menos, 15 minutos. É muito importante que a temperatura não seja muito alta para não assar o bolo muito rápido por fora, assim que ele entrar no forno.

6. Enquanto estiver assando, não abra o forno até a primeira metade do cozimento. Isso evita a mudança brusca de temperatura, que pode atrapalhar o crescimento da massa e até fazer o bolo murchar de repente.

7. A temperatura de cozimento deve ser nem muito alta e nem muito baixa, para que o bolo asse sem queimar no fundo. A forma deve ficar sempre bem no meio do forno, e a grade também não deve estar muito alta e nem baixa demais.

8. Para saber se o bolo está pronto, faça o teste do palito! Espete um palito de madeira até o fundo do bolo em vários pontos da massa. Se ele sair limpo e seco, o bolo está assado. Se estiver úmido, deixe-o assar um pouco mais.

9. Depois de assado, jamais coloque a forma quente do bolo sobre qualquer superfície gelada, como bancadas de pedra ou inox para o bolo não murchar. Também não deixe a forma no forno quente depois de desligado, porque a massa continua assando e seu bolo pode ressecar

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

362046000.jpg
Nutricionista dá 3 Dicas diferentes para Emagrecer são Infalíveis

  Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

601449_314930155311735_1355847586_n
Bolo de caneca delícia

Babou? Não deixe de anotar a receita!

1476049_725323047477808_1791874021_n
Peixe grelhado com molho de abacaxi

Anota essa aí, receitinha perfeita!

Deixe seu comentário

X