Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Usos inusitados do vinagre de maçã

Tipo:

27842000.jpg

Talvez você pense que o vinagre de maçã só seja usado para dar mais sabor para saladas e certas comidas, no entanto, o vinagre tem muitos outros usos que você nem imagina. Suas propriedades chamam a atenção. É um remédio natural acessível que, sem dúvidas, está presente na maioria dos lares (ou a partir de agora, com certeza você vai querer comprá-lo!).


No seguinte artigo você vai conhecer os inusitados usos do vinagre de maçã, que tem ganhado bastante popularidade nos últimos tempos. Nos anos 50, o doutor Jarvis publicou um livro sobre os benefícios deste vinagre, usado até então somente como tempero para saladas. A partir deste momento, cada vez mais pesquisas o colocam como um elemento imprescindível para várias aplicações.

Usos do vinagre de maçã (para além do tempero)

Emagrecer

É isso mesmo que você leu! O vinagre auxilia na perda de peso, devido ao ácido acético que tem como objetivo eliminar a gordura abdominal e a circunferência da cintura. Ainda não há conclusões científicas a respeito, por mais que existam vários estudos sobre o assunto, mas é certo que é muito bom como complemento para as dietas para emagrecer. Para aproveitar esta propriedade, é preciso consumir um copo de água com duas colheradas de vinagre por dia. Se quiser resultados mais eficientes, tome a mistura antes do café da manhã.

Vinagre-de-maçã

Controla a diabete

Sem dúvida é um dos melhores benefícios do vinagre de maçã, porque permite reduzir e regular os níveis de glicose no sangue. Muitos são os estudos que demonstram esta capacidade. A dose diária é de duas colheres dissolvidas em um copo de água, que deve ser bebida antes de dormir. Os níveis de açúcar podem baixar até 6%. Porém, é aconselhável consultar um médico, pois o vinagre de maçã contém cromo, um componente que pode desequilibrar os níveis de insulina.

Combate os fungos

Se você sofre com um fungo chamado Candida Albicans, tente usar o vinagre de maçã para eliminá-lo da pele e evitar as infecções. O lugar mais frequente onde se forma esse fungo é nas dobras da pele, por exemplo, entre os dedos dos pés. O ácido acético do vinagre elimina o fungo ou auxilia nos tratamentos. Encha uma bacia com água morna e coloque duas ou três xícaras de vinagre. Depois mergulhe os pés ou a zona afetada durante 15 minutos. Outra alternativa é mesclar um colher de água e uma de vinagre e aplicar com um algodão limpo no lugar onde se tem o fungo. Tenha muito cuidado com esse remédio caseiro, porque às vezes o vinagre pode irritar a pele, se ela for muito sensível.

Acalma cãibras

Se você costuma ter cãibras durante a noite, é provável que tenha falta de potássio, já que o vinagre de maçã o possui em boa quantidade, não duvide em usá-lo e aproveitar suas propriedades. Misture duas colheres de vinagre e uma de mel em um copo com água  morna. Beba antes de dormir.

vinagre-de-maçã-354x252

Reduz varizes

É preciso saber que este remédio caseiro para as varizes não possui uma base científica, mas muitas pessoas o usam para aliviar as dores e para reduzir a aparência das veias inflamadas na pernas. Dilua um pouco de vinagre em água e depois molhe um pedaço de gaze, que será aplicada na parte afetada, amarrando com uma fita não muito apertada. Deixe agir por 30 minutos. Outra opção é consumir mais vinagre de maçã cru, por exemplo nas saladas ou misturar com água e beber de manhã e repetir a dose à noite. Os resultados começam a aparecer a partir do primeiro mês.

Reduz o colesterol e a hipertensão

Não está totalmente comprovado, mas vale a pena tentar se você tiver problemas com a quantidade de triglicérides ou com a pressão arterial, pelo menos como um complemento para seu tratamento “formal”. Os estudos a respeito indicam que pessoas que consumiram, em suas saladas, algum tempero à base de vinagre de maçã cinco vezes por semana, apresentam menor probabilidade de sofrer com doenças cardiovasculares. Isto se deve, segundo se acredita, ao potássio que possui a capacidade de diluir o sangue, controlando a pressão arterial. Por outro lado, a pectina tem a propriedade de absorver as gorduras que se depositam nas veias.

Cura a dor de garganta e a tosse

O vinagre de maçã é um poderoso antisséptico, o que permite eliminar os vírus que provocam a dor de garganta ou a amidalite. Por isso, se você estiver com a garganta inflamada, faça gargarejos com uma mistura de uma colher  de vinagre de maçã e uma xícara de água morna. Não beba esta água. Se não puder fazer gargarejos porque sua garganta dói muito, tente pelo menos manter a água se movendo de um lado para outro da boca. Outra opção é misturar uma colher de mel com uma de vinagre e comer como se fosse um doce.

Reduz a acne

Acne

 

O vinagre de maçã é perfeito para eliminar as espinhas e os cravinhos da pele. Além de oferecer propriedades antibacterianas e antissépticas, o vinagre restaura o manto ácido da derme em caso de peles muito secas ou muito oleosas. Faça uma loção misturando partes iguais de vinagre de maçã com água destilada e aplique na pele limpa e seca, preferentemente antes de dormir. Outra alternativa é realizar uma máscara com argila e vinagre, que elimina as toxinas.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X