Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Uma colher de cúrcuma todos os dias para melhorar a saúde

Tipo:

Uma-colher-de-cúrcuma-todos-dias-melhorar-saúde-500×334-500×334

Alguns alimentos têm propriedades medicinais tão benéficas que é conveniente ingeri-los todos os dias para prevenir doenças, equilibrar o organismo e melhorar a nossa qualidade de vida.


Neste artigo explicaremos por que a cúrcuma é um destes alimentos essenciais e daremos algumas ideias para você incluí-la em suas receitas e consumi-la quase sem perceber.
Cúrcuma longa
A cúrcuma (cúrcuma longa) vem da Índia, um país que a tem consumido e utilizado desde os tempos antigos. A maioria dos pratos contém este tempero não só pelo sabor e cor amarela que dá aos mesmos, mas também pelas suas inúmeras propriedades medicinais.

O famoso curry, por exemplo, inclui a cúrcuma entre seus ingredientes.

Por que diariamente?

Abaixo listamos todos os benefícios deste alimento miraculoso, os quais justificam o seu consumo diário:

Anti-inflamatório: contém curcumina, substância que reduz inflamações e atenua as dores e sofrimentos causados por doenças como fibromialgia, a fadiga crônica, ou o reumatismo, bem como as inflamações do trato respiratório e do trato urinário.
Anticancerígeno: nos ajuda a prevenir o câncer devido a alguns de seus componentes que inibem o crescimento do tumor. Além disso, reduz os efeitos colaterais da medicação para o câncer.
Antioxidante: reduz os efeitos dos radicais livres em nosso organismo devido às suas excelentes propriedades antioxidantes.
Digestiva: facilita a digestão, acalma a acidez e evita úlceras e gastrite.
Hepatoprotetor: protege a função do fígado e da vesícula biliar e previne os cálculos biliares, a cirrose e a icterícia.
Imunoprotetor: combate as infecções e aumenta as defesas de forma natural. É muito eficaz nas fases iniciais de resfriados, gripes, etc.
Antidepressivo: tem suave efeito antidepressivo.
Hipoalergênico: impede ou reduz os sintomas das alergias, graças à sua propriedade de bloquear a imunoglobulina E.
Leia também: Os melhores antidepressivos naturais

Arroz com cúrcuma, pinhões e passas

A cúrcuma é um excelente ingrediente para nossos pratos de arroz, pois dá um toque de sabor e cor amarela semelhante à do açafrão. Sugerimos que você a cozinhe no estilo oriental, com alguma outra especiaria (canela, cardamomo, gengibre) e combinando com pinhões e passas.

Este arroz também vai bem com frango ou com um refogado de legumes e cogumelos.

Caldo depurativo

Quando nos sentimos fracos, cansados e sobrecarregados, podemos preparar um caldo simples, depurativo e revigorante, com os seguintes ingredientes:

Cebola
Alho
Aipo
Cúrcuma
Azeite de oliva
Sal ou água do mar
O tomaremos antes das refeições.

Chá gelado de cúrcuma e mel

Temos comentado que a cúrcuma é um digestivo muito benéfico, por isso tomá-la em infusão após as refeições é uma boa escolha se sofremos de sobrepeso ou acidez no estômago. Podemos combiná-la com um pouco de anis, camomila ou maracujá e adoçar com uma colher de mel.

No entanto, também podemos esfriar esta bebida e tomá-la em dias mais quentes durante a jornada. Nos ajudará a evitar a retenção de líquidos e o inchaço.

Bebida temperada para dias frios

Esta deliciosa bebida nos aquece nos dias mais frios. Só temos de escolher uma bebida vegetal (aveia, arroz, espelta, amêndoa, etc…) e ferver por 15 minutos com os seguintes ingredientes, segundo nossa preferência:

Cúrcuma.
Canela.
Gengibre.
Cardamomo.
Casca de laranja orgânica.
Coco ralado.
Depois de ferver deixe descansar por 10 minutos, adoce com mel de abelha, mel de cana de açúcar ou açúcar mascavo e beba logo em seguida.

Batida de banana, cúrcuma e cacau

Esta batida é ideal para crianças e para as pessoas que têm dificuldade de ingerir a cúrcuma, já que seu sabor e cor passarão despercebidos.

Iremos bater os seguintes ingredientes:

Banana bem madura

Cúrcuma
Cacau puro
Leite, bebida vegetal ou suco de maçã
Se desejarmos podemos adoçá-la, embora a banana, geralmente, forneça a doçura suficiente.

Visite este artigo: 6 Batidas fáceis de preparar para ter uma pele saudável

Advertências

A quantidade máxima recomendada para adultos é de 8 gramas por dia.
Não é recomendado o consumo de cúrcuma sem supervisão médica durante a gravidez, pois pode causar a estimulação do útero e do fluxo menstrual.
Não é recomendado para pessoas que já sofrem de úlceras gástricas ou obstrução das vias biliares.
É recomendável consultar o seu médico ou terapeuta antes de fazer um tratamento natural, especialmente para quem já toma medicação ou sofre de alguma doença.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X