Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Razões para ter sempre iogurte na geladeira

Tipo:

199906000.jpg

Você provavelmente já ouviu falar que o iogurte é um alimento bastante saudável, mas sabe as razões disso? E, o mais importante: sabe o que ele pode fazer por você? Bem, para começar, o iogurte proporciona vários benefícios semelhantes aos do leite, porém é mais fácil de ser digerido. Por essa razão, muitas pessoas que são alérgicas ao leite (por vários motivos) podem ainda assim consumir iogurte.


Ele também é uma opção aos que não gostam do sabor do leite e, por ser uma rica fonte de proteína e possuir baixo teor calórico, é um ótimo aliado nas dietas de emagrecimento. Confira abaixo mais alguns motivos para sempre ter iogurte na geladeira.

Amigo da saúde e da dieta

O iogurte é um alimento rico em cálcio, proteína, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina D, e melhora a absorção de cálcio e das vitaminas do complexo B pelo organismo. Além disso, ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a diminuir o colesterol negativo e estudos recentes levam a crer que o iogurte ajuda a prevenir hipertensão.

Mas certamente é no sistema digestivo que o iogurte é mais benéfico em nosso organismo. O alimento ajuda a equilibrar as funções gastrointestinais, melhora a digestão e a saúde geral do cólon e auxilia na recuperação de infecções intestinais.

Se o seu interesse são dietas de emagrecimento, boa notícia: o iogurte ajuda a reduzir a concentração de gordura abdominal e a repor energia após a malhação. Além disso, por melhorar o funcionamento do sistema digestivo, ele diminui inchaços e acúmulos de toxinas no organismo.

Amigo da pele

O ácido lático presente no iogurte ajuda a revitalizar a pele por ser adstringente e hidratante. Ele também atua como esfoliante, removendo as camadas mais superficiais da pele e ajudando a remover manchas. Para obter estes benefícios você pode aplicar máscaras caseiras de iogurte sobre a pele semanalmente. Aí seguem duas receitas simples:

Receita 1:

Aplique iogurte natural sem açúcar sobre a pele limpa e deixe descansar por 10 minutos. Para obter melhores resultados, você pode cobrir a pele com gaze durante o período de descanso. Enxague após a pausa.

Receita 2:

Misture 1 copo de iogurte natural sem açúcar a 3 gotas de óleo de amêndoa ou azeite e uma colher de sopa de mel e aplique a mistura no rosto limpo. Deixe a máscara agir de20 a 30 minutos. Enxague após a pausa.

Faça iogurte em casa

Iogurte não é lá o alimento mais barato que você encontrará no supermercado, e, quanto mais natural ou rico em vitaminas, mais caro. Mas você pode resolver esse problema fazendo iogurte natural em casa, com a vantagem que, usando frutas, pode adicionar naturalmente o sabor de sua preferência.

Receita de iogurte caseiro (rende 10 porções)

Ingredientes

1 copo de iogurte natural (pode ser desnatado ou integral)

1 litro de leite (pode ser desnatado ou integral)

Frutas à gosto

Preparo

Amorne o leite. Em uma vasilha com tampa hermética misture todo o leite com o copo de iogurte e mexa devagar até obter uma mistura homogênea. Deixe a vasilha bem fechada até o dia seguinte (aproximadamente 24h).

Se a vasilha permanecer dentro do forno (apagado), o processo será acelerado devido ao abafamento do local. Aconselha-se que você olhe a mistura de vez em quando para ver se engrossou e mexa ocasionalmente com uma colher. Quando tiver engrossado, leve à geladeira.

Para consumir, adoce à vontade e sirva com frutas ou doces de sua preferência. Reserve um copo de 250ml do iogurte para preparar novamente a receita, assim não precisará comprar o iogurte natural.

Fonte: Tudo Gostoso

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

Gelatina cremosa com creme de leite
Gelatina cremosa com creme de leite

Separe já os ingredientes dessa gelatina cremosa com creme de leite e...

PÃOZINHO DE CENOURA COM CHOCOLATE
PÃOZINHO DE CENOURA COM CHOCOLATE

Ingredientes: 1 xícara (chá) de leite morno 30g de fermento biológico fresco...

Ojeras-500×325-500×325
Como clarear ou eliminar as olheiras?

O gelo é um grande anti-inflamatório e nos ajudará a reduzir as...

Receitas da Semana...

c272c4a15767505c1b4555a46560bda7.jpg
Melhor pudim caseiro de todos é assado dentro da própria latinha de leite condensado

Pudim de leite condensadoé uma sobremesa típica que agrada praticamente todos os...

coxinha-com-massa-de-maionese-crocante-1024×683-1
Massa de Coxinha com Maionese: Receita fácil de preparar e muito saborosa, todos vão adorar

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada 3 xícaras (chá)...

11692685_1062367163773393_3313339693582190969_n
Biscoito de queijo

Tem 10 minutinhos aí? Aproveite para fazer uns biscoitos de queijo bem...

SONHO
Sonho de Padaria Assado

Modo de preparo: Massa: Misture todos os ingredientes até obter o ponto...

Deixe seu comentário

X