Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Prevenção das rugas prematuras no rosto

Tipo:

Arrugas-prematuras-500×325

Muitas podem ser as causas pelas quais as pessoas começam a sofrer com as rugas em seu rosto antes do tempo, isto é, antes de chegar a velhice. Desde a falta de vitaminas ao tabaco, passando pela pouca umectação à contaminação ambiental. Saiba como prevenir o aparecimento precoce das rugas e aparentar um rosto bonito em qualquer idade.


É culpa só da genética?

Alguns sortudos não têm rugas até depois dos 60 anos, mas nem rodos têm essa sorte. Os genes são os responsáveis (em parte) pela aparência de nossa pele, porém também o ambiente, a alimentação, a atividade física, os hábitos etc. exercem influência sobre ela. Não existe nenhum milagre nem fórmula mágica (por mais que queiram vender isso em cremes ou loções), mas sim alguns procedimentos para melhorar o aspecto geral da pele.

A pele quando é jovem é caracterizada por uma boa textura, firmeza e umidade natural. Conforme vai passando o tempo, a derme é afetada por várias causas. Os fatores que mais afetam a saúde da pele e, consequentemente, permitem que as rugas apareçam antes do tempo são:

O estado geral de saúde (isso repercute na pele)

O equilíbrio mental (está comprovado que o estresse, a depressão e a tristeza envelhecem e afetam a pele)
A falta de vitaminas na dieta
O consumo excessivo de vários produtos (encabeçam essa lista o álcool, a cafeína, o açúcar refinado e o tabaco)
Muita exposição ao sol (e, sobretudo, nos horários não permitidos, como ao meio-dia em pleno verão)
A contaminação ambiental (viver em uma cidade grande, caminhar pelas avenidas repletas de carros etc.)
O descuido com a pele (não hidratar, lavar e umectá-la)
As dietas incorretas (essas que se dizem milagrosas e que prometem o emagrecimento de 20 quilos em uma semana, não entra nessa!)
Não beber água suficientemente (em média: 2 litros no inverno e 3 no verão diariamente)

Como evitar que aparecem rugas prematuras no rosto? (Dicas)

Com estas dicas, você aparentará boa saúde em sua pele, mais jovem, natural e sem imperfeições tão antiestéticas como são as rugas (sobretudo, as prematuras porque não demonstram experiência, mas sim descuido):

Cuidar da pele do rosto: faça limpezas profundas uma vez por semana e outras mais “básicas” todas as noites, em que você eliminará as toxinas que se acumularam (smog, fumaça de cigarro, maquiagem etc.). Nas manhãs um bom hidratante com protetor solar para sair às ruas. Escolha um tratamento caseiro, sabonetes e produtos neutros e faça uso diário deles.
Tenha cuidado com sua alimentação: o que você come repercute na aparência de sua pele. Há alguns alimentos que são recomendados para evitar o envelhecimento como aqueles que contêm muita quantidade de vitamina C (os cítricos, sobretudo), porque ajudam a criar mais elastina e colágeno. Também os populares “antioxidantes”, como o espinafre, o tomate, o brócolis, o abacate, a uva etc.
Evitar as mudanças bruscas de peso: isso tem efeitos negativos para a pele. Assim que, se você está em um plano de emagrecimento ou para engordar, que os resultados sejam paulatinos. A pele se estica ou se encolhe segundo a dieta e isso faz com que ela perca a elasticidade natural, pelo que as rugas certamente aparecerão.
Proteger a pele dos raios UV: a derme sofre muito com o sol, sobretudo a do rosto que é a que está mais exposta durante todo o ano. Diariamente recebe agressões externas dos raios ultravioletas, que são muito prejudiciais. Se você deseja evitar que as rugas apareçam antes da hora, procura não se expor muito ao sol e se o fizer, não hesita em colocar um bom fator de proteção de pelo menos 30 FP.
Deixar de fumar: esse é um de tantos problemas à saúde que o cigarro gera nas pessoas. O tabaco é muito prejudicial para a pele porque a fumaça contém toxinas que a danificam, o que ocasiona envelhecimento prematuro. As pessoas que fumam têm sempre a pele mais “apagada” ou com rugas. Além disso, em volta dos lábios se formam mais rugas devido à aspiração que realizam ao fumar.

Tratamentos caseiros e naturais antirrugas

Misturar levedura de cerveja com água e iogurte ou gérmen de trigo. Passar nas linhas de expressão com pequenas massagens. Deixar secar e depois enxaguar.
Passar óleo de rícino sobre o entorno dos olhos, de forma delicada, para combater os “pés de galinha” como são conhecidas as rugas nessa região.
Massagear todos os dias as rugas (suavemente) com óleo de abacate ou manteiga de cacau.
Cortar pela metade várias uvas verdes e retirar as sementes. Passá-las em volta dos lábios e nos olhos. Deixar que o suco seque antes de aplicar a maquiagem. Também pode fazer uma batida com as uvas e aplicar no rosto, lavando depois de 20 minutos.
Misturar duas colheres de vinagre de maça, três colheres de mel e meia colherzinha de pólen de abelha. Umedecer bem o rosto com água morna (não se esqueça do pescoço) e cobrir com essa preparação. Esperar cinco minutos e enxaguar.
Preparar um creme antirrugas caseiro com três colheres de azeite de oliva, meia colherzinha de manteiga de cacau, uma colher de cera de mel e duas colheres de água de rosas. Esquentar em banho-maria a cera, o azeite e a manteiga. Quando derreterem, retirar do fogo e deixar esfriar. Adicionar a água de rosas mexendo bem até obter uma massa homogênea. Aplicar durante a noite nas áreas onde começaram a aparecer as pequenas rugas prematuras.
NOTA: Todos os produtos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, supermercados e/ou farmácias homeopáticas.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

ER
BISCOITO DE LEITE GELADO ESTUPENDO , PRONTO EM 5 MINUTOS, FACINHO E DELICIOSO!

Ingredientes 4 copos de polvilho doce (copo de requeijão) 3 copo de...

vaso
Mistura genial para limpar o banheiro e deixar o vaso sanitário branquinho e cheiroso

Ingredientes: 3 colheres de sopa de detergente 1 colher de sopa de...

1467221_724854967524616_987663666_n
Bolo recheado com pêssego

Não tem segredo no preparo. Confira a receita!

gordura-500×333
Conheça as melhores infusões redutoras para o seu abdômen

A gordura localizada no seu abdômen pode ser reduzida por meio de...

Deixe seu comentário

X