Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

PANELAS ESCURECIDAS? 4 DICAS QUE VOLTEM A APARECER NOVOS

Tipo:

d808da6e0a3c908245b62c3762c2047b.jpg

Em qualquer cozinha equipada digna de respeito, não pode faltar algumas panelas e utensílios em alumínio, um material amplamente utilizado também na fabricação de janelas e bancadas da cozinha. Cozinhar em panelas de alumínio é particularmente indicado quando você quer preparar alimentos em fogo baixo a lento cozimento.


Embora tenham sido realizados estudos para identificar os níveis de alumínio na população brasileira, cozinhar em panelas e com utensílios feitos com este material, é absolutamente inofensivo.

A alta condutividade térmica é uma das maiores vantagens deste material na cozinha: quanto maior for a espessura das panelas, mais uniforme será a distribuição do calor, reduzindo a formação de eventuais pontos de excesso de calor.

Porém, com o passar do tempo, o alumínio tende a oxidar, com o simples contato com a atmosfera. Consequentemente, o material pode deteriorar-se, tornando-se de cor escura e dificilmente voltará a ser como antes.

Não se preocupe: existem algumas técnicas simples e eficazes para limpar os objetos de alumínio, sem estragá-los.

3) Como limpar o alumínio batido

Lavar com água e sabão neutro é o suficiente no caso de aberturas e janelas em alumínio anodizado, normalmente já tratados inicialmente com galvanização, de modo a evitar a corrosão dos mesmos. Se em vez disso, o alumínio está no seu estado natural, como no caso de muitas panelas e objetos para a casa, se utiliza o bicarbonato de sódio nas superfícies lúcidas. A ação desengordurante deste componente é causada por uma reação química com a estrutura, sendo um excelente desoxidante. Para evitar que os objetos em alumínio fiquem pretos, depois de lavá-los é preciso polí-los com um pouco de óleo que você pode aplicar sobre a superfície com um chumaço de algodão.

2) Como limpar o alumínio escovado

Por causa da sua porosidade, o alumínio é mais difícil de limpar e, consequentemente, é mais propenso à oxidação. Para fazer uma limpeza mais profunda, é aconselhável utilizar um pouco de detergente neutro que pode ser aplicado com a parte abrasiva da esponja e, nos pontos onde a sujeira é muito intensa, é mais indicado usar as esponjas de lã de aço, ou seja, o bom e velho Bombril que todo mundo conhece e tem em casa.

1) Como prevenir a oxidação

A prevenção da oxidação pode ser feita com um pó especial criado para isso, geralmente utilizado como composto para as soldas de metais. Depois de aplicar com um pincel e deixar secar bem, você só precisa removê-lo com uma esponja úmida: os resultados são imediatamente visíveis e as suas panelas parecerão recém compradas!

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

67886_10151544350330479_1245138537_n
Quiche de Palmito e Peito de Peru

Essa hora começa a dar uma fome. Que tal um quiche de...

fD
Como limpar inox e tirar suas manchas deixando-os como novos com essa dica incrível

Créditos: Alex Amorim Por sua beleza e durabilidade, os equipamentos domésticos feitos de...

MASSA
Massa especial para torta de frango, fácil de fazer e derrete na boca!

Ingredientes: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

sdsds
Pudim de bananas carameladas

Pudim de bananas carameladas com calda vai fazer um baita sucesso aí...

Deixe seu comentário

X