Os melhores e piores alimentos para a digestão
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
A digestão é importante na decomposição dos alimentos, para que possam ser absorvidos pelas células para a alimentação e a energia de nosso organismo.
Se a comida não se decompõe, fica retida no corpo sob diversas formas, o que pode causar um ganho severo de peso.
É por isso que a seguir, indicaremos quais são os melhores e piores alimentos para o processo digestivo.
As frutas e verduras são excelentes para a digestão por que a maioria contém alto teor de fibras. As fibras contidas nesses produtos beneficiam a regulagem dos movimentos intestinais.
Os alimentos integrais, como o arroz e o trigo, também contém grande quantidade de fibras, por isso são outro grupo de alimentos de primeira qualidade para a boa digestão.
Apesar de todas as frutas e verduras serem, geralmente, boas para a digestão, a banana em particular é ideal, por que não irrita ao estomago.
A água é excelente para a digestão, apesar de, em geral, as pessoas não consumirem água o suficiente. A água ajuda no processo digestivo, já que ajuda no transporte dos alimentos através do intestino.
Especiarias e ervas como o gengibre, a cúrcuma e a menta, são excelentes para solucionar o mal estar estomacal. Logo, ao sofrer desse mal, tome um chá de gengibre ou menta, ou ainda, chupe uma pastilha de menta.
Alimentos que possuem probióticos e pré-bióticos
Os probióticos e pré-bióticos são bons compostos para o sistema digestivo, já que contêm bactérias boas, que eliminam os efeitos de bactérias ruins que por vezes se instalam em nosso intestino.
Alguns exemplos de alimentos que os possuem são o iogurte, aspargos, lentilhas e cereais integrais, dentre outros.
Os alimentos picantes podem ser péssimos para a digestão, já que podem desencadear os sintomas de refluxo gástrico em algumas pessoas.
Como os alimentos picantes, os que contêm cafeína também podem desencadear o refluxo gástrico.
O café é um produto potente no que se trata da ativação do peristaltismo (movimento involuntário do intestino) ainda que contenha cafeína, o que significa que pode causar refluxo. Porém, ele pode ser de grande ajuda em casos de prisão de ventre.
Assim como os alimentos picantes e a cafeína, certos refrigerantes ácidos também podem desencadear o refluxo gástrico.
Alimentos ricos em gorduras saturadas
Alimentos gordurosos podem provocar ardor no estômago e diarreia, pois a gordura tem uma má absorção em nosso organismo.
O álcool também relaxa o esfíncter esofágico, o que pode provocar refluxo. Além disso, pode induzir a inflamação no estômago.
A lactose pode induzir inchaços, bem como mal estar abdominal, principalmente em pessoas que apresentam intolerância ao produto.
Imagem oferecida por Grace Boyle
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
Ainda que o truque da pasta de dentes para secar as espinhas...
Leva uma deliciosa calda de morangos. Aprenda a preparar!
Confira já as melhores bebidas para depurar naturalmente o sangue e prevenir...
Leve ao fogo o leite, a margarina e o caldo Deixe ferver...
Modo de preparo: fácil e rápido!
Um bombom agrada muita gente, dois bombons agradam muito mais, mas uma...
Fiz um bolo de chocolate sem ovos e ficou muito gostoso, hoje...
Para o seu dia ficar ainda mais completo!