Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

O que se esconde nas notas de dinheiro?

Tipo:

Bacterias-500×325-500×325

Durante as atividades diárias, estamos sujeitos a utilizar o dinheiro. Todos os dias, podemos tocar em uma grande quantidade de notas que contêm uma grande quantidade de bactérias que, se não tomarmos as medidas de higiene adequadas, podem afetar nossa saúde de uma maneira bastante perigosa.


Esta é uma boa razão para lavarmos as mãos frequentemente, já que com esta simples medida, podemos evitar muitos problemas de saúde. Ao tocarmos uma nota pode-se aderir em nossas mãos uma quantidade de bactérias que logo podem passar para nosso organismo, caso levemos as mãos a boca ou aos olhos.

À partir de estudos realizados nos Estados Unidos e na Colômbia, pode-se demonstrar que nas notas encontram-se altas quantidades de bactérias que causam infecções que, além disso, possuem microrganismos com capacidade de provocar doenças as quais o sistema imunológico do corpo não pode repelir. Também se pode comprovar que tanto as notas quanto as moedas podem abrigar até sete tipos diferentes de bactérias.

Staphylococcus epidermidis

Esta bactéria pode causar infecções em diferentes partes do corpo. Alguns de seus sintomas podem ser: febre, fadiga, dor localizada, respiração e batimentos cardíacos acelerados, transpiração excessiva, entre outras.

Bacillus

Algumas espécies de Bacillus não apresentam sintomas, mas existem outras que causam patologias tanto nas pessoas quanto nos animais. Os diferentes tipos desta bactéria podem provocam vômitos e diarreias de cinco à dez horas que foram ingeridas.

Streptococcus

Os Streptococcus são os responsáveis de muitas e graves enfermidades, entre elas podemos destacar a meningite, a pneumonia bacteriana, a fasciíte necrosante, a faringite, entre muitas outras. No entanto, existem certos tipos dessa bactéria que não causam patologias.

Escherichia coli

Os sintomas que indicam a contaminação por essa bactéria podem ser uma forte dor de estômago, acompanhada de diarreia, a qual em muitos casos podem conter sangue; também se pode apresentar vômitos, náuseas e febre de pouca intensidade. Todos esses sintomas apresentam-se logo após as três, quatro ou dez primeiras horas de contaminação.

Lave as mãos, não esqueça!

Muitas dessas bactérias encontram-se em nosso entorno, portanto acaba sendo fácil a contaminação. Esses microrganismos podem chegar em nosso organismo mediante um descuido, ou simplesmente, por não termos a devida precaução de lavar as mãos antes de consumir os alimentos. Recordemos que, ainda que muitas bactérias as quais estamos expostos possam provocar uma simples infecção, existem outras que podem chegar a causar uma grave gastroenterite e, em casos extremos, a morte.

Como é algo impossível de dizer que não podemos tocar nas notas de dinheiro e, evitar assim, o contato com os diferentes tipos de bactérias que elas contêm, devemos – isso sim -, ter a precaução de lavar as mãos muito bem logo após a manipulação do dinheiro, antes de comer ou tocar alguma parte de nosso corpo, e antes de encostar ou acariciar um bebê. Esses simples hábitos podem evitar grandes problemas de saúde.

Lembre-se…

As moedas podem conter até 2400 bactérias, algumas delas similares as que são encontradas nas notas. Entretanto, nas notas, os microrganismos vão se acumulando e aumentando cada vez que estas passam de mão em mão, já que os micróbios que uma pessoa com alguma doença venha a ter podem ser transmitidos as pessoas que recebem essas notas contaminadas.

Não esqueça de que as notas e as moedas são os meios mais eficientes de propagação de bactérias entre as pessoas de todo o mundo. Por isso se recomenda cuidar para que as crianças não manipulem as notas, muito menos as moedas. Evitar tocar a boca, os olhos e, em geral, qualquer parte do corpo depois de tocar no dinheiro. Caso o faça, é necessário manter uma boa higiene das mãos.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X