Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Use essas plantas na sua casa e estará protegido contra a Zika!

Tipo:

912541000.jpg

.


Sabias que plantar em casa Alfazema, Manjericão e Hortelã afastam a Zika da tua casa? Estas são algumas plantas repelentes naturais que além de afastarem mosquitos, traças, moscas e pulgas de ti e da tua casa, também podem ser usadas para temperar, para fazer chá e infusões e deixam a casa mais bonita.
Aprende como cultivar e utilizar essas preciosas plantas aromáticas, com óleos essenciais naturais, que podes usar e abusar para te protegeres de algumas doenças como dengue, zika ou chikungunya. Além disso, algumas delas ficam deliciosas em saladas e molhos.

1. Alfazema

A Alfazema ou Lavanda é um repelente natural de moscas, pulgas e traças que além de repelente natural e as suas flores e folhas podem ser usadas para dar sabor e aroma a alimentos como saladas e molhos por exemplo. Além disso, esta é uma bela planta que pode dar flores roxas, rosadas ou brancas, decorando e perfumando a casa.

cultive-plantas-que-afastam-a-zika-e-decoram-a-casa-1-640-427

Para ela não morrer

Esta planta, pode ser cultiva em vasos pequenos ou cestinhos, que devem ser colocados perto da janela da tua sala ou cozinha por exemplo, pois necessita de algumas horas de luz solar por dia para crescer bem e florescer.
Para plantar a Alfazema, deves colocar as sementes sobre a terra e pressionar levemente com o dedo para ficarem enterradas 1 a 2 centímetros e deves regar a terra para que esta fique ligeiramente húmida. Na fase inicial, é importante que mantenhas sempre o solo levemente húmido e quando aparecerem as primeiras folhinhas, esta planta necessita apenas de ser regada 1 a 2 vezes por semana.

2. Manjericão

O Manjericão também conhecido como basílico, é um repelente natural de moscas e mosquitos, que também pode ser usado como tempero na cozinha em saladas, molhos ou massas. Experimenta colocar umas folhas de manjericão no teu molho de bolonhesa ou mesmo em espetadas de frango e abacaxi, por exemplo.

cultive-plantas-que-afastam-a-zika-e-decoram-a-casa-2-640-427

Para ele não morrer

 

Esta planta, pode ser cultivada em vasos de tamanho médio ou grande, que devem ser colocados perto da janela ou na varanda, pois é uma planta que necessita de receber luz solar direta para crescer.
Para plantar o Manjericão, podes usar sementes ou podes usar uma muda de manjericão saudável, que deve ser antes colocado em água por alguns dias até que cresçam raízes, podendo depois ser transferido para a terra. A terra do manjericão deve ser mantida húmida mas sem exagerar. Além disso, deves evitar colocar água diretamente em cima do manjericão, devendo coloca-la diretamente na terra.

3. Hortelã

A Hortelã comum ou Mentha spicata, é uma planta que repele naturalmente moscas, pulgas, ratos, camundongos e formigas, além de poder ser usada como tempero na cozinha, em bebidas como mojito ou para preparar chás e infusões.

cultive-plantas-que-afastam-a-zika-e-decoram-a-casa-3-640-427

Para ela não morrer
A Hortelã, pode ser cultivada em pequenos canteiros ou vasos pequenos, médios ou grandes, que devem ser colocados em locais com alguma sombra, pois é uma planta que precisa de clima temperado e fresco.
Para plantar a hortelã, são geralmente usados ramos de hortelã saudável que devem ser plantados diretamente na terra. A terra desta planta deve ser mantida sempre úmida, mas sem exagerar, claro.

4. Tomilho

O Tomilho, ou Tomilho comum, ajuda a manter longe diversos tipos de insetos, além de poder ser usado como tempero na cozinha em saladas ou massas por exemplo, além de que pode ser usado para preparar chás usando as suas folhas picadas.

cultive-plantas-que-afastam-a-zika-e-decoram-a-casa-4-640-427

Para ele não morrer

O Tomilho, pode ser cultivado em vasos médios ou grandes, que devem ser colocados em locais com alguma sombra e algum sol como na varanda ou perto da janela por exemplo.
Para plantar o tomilho, deves usar sementes, que devem ser colocadas sobre a terra e pressionadas levemente com o dedo para ficarem enterradas 1 a 2 centímetros, devendo depois ser regadas para a terra ficar ligeiramente húmida. A terra desta planta deve ser mantida húmida, porém não existe problema se ela secar entre uma rega e a outra.

5. Sálvia

A Sálvia, também chamada de salva ou salva-das-boticas, além de ser um eficaz repelente natural que ajuda a manter longe diversos tipos de insetos, pode também ser usada para temperar a comida e para preparar chás.

cultive-plantas-que-afastam-a-zika-e-decoram-a-casa-5-640-427

Para ela não morrer

A Sálvia, pode ser cultivada em vasos pequenos, que devem ser colocados à janela ou na varanda, pois ela necessita de algumas horas de sol direto para que possa crescer.
Para plantar a Sálvia, são usadas sementes, que devem ser enterradas 1 a 2 centímetros na terra, que necessitam depois de ser regadas para a terra ficar ligeiramente úmida. A terra desta planta deve ser mantida húmida sempre que possível.

6. Capim-limão

O Capim-limão, que também pode ser conhecido como Capim-cidreira ou Capim-santo, é uma planta tropical que pode ser usada como repelente de mosquito. Para isto, basta pegar em algumas folhas desta planta e amassar, pois desse modo vai ser liberado o óleo essencial da planta que funciona como repelente natural.

cultive-plantas-que-afastam-a-zika-e-decoram-a-casa-6-640-427

Para ele não morrer

O Capim-limão, pode ser cultivado em vasos grandes, que devem ser colocados perto da janela ou na varanda, para que recebam um pouco de sol todo o dia.
Para plantar o Capim-limão, podem ser usadas sementes ou ramos com raiz, de depois de colocados na terra devem ser regados para que a terra fique ligeiramente úmida.

Por isso…

Mantém estas plantas em casa no quintal ou em vasos na sala, na cozinha e até perto da janela nos quartos. São excelentes opções naturais para te manteres protegido contra vários tipos de insetos.
Mas, é importante lembrar que deves proteger-te sempre do Zika vírus, usando repelente de farmácia na pele.

Fonte: tuasaude

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X