Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

O poder medicinal do capim santo

Tipo:

capim-santo-500×333

O capim santo é um bom companheiro para tratar um dos males da sociedade moderna: a ansiedade.


Mas ele também ajuda a perder peso. No Brasil o nome original da erva é capim limão, e é popularmente conhecido como capim santo.

O que é o Capim-Santo?

É uma planta herbácea da família das gramíneas, nativa de regiões tropicais. Considerada como uma planta medicinal, apresenta propriedades anti febris, sudoríficas, analgésicas, calmantes, antidepressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, hepatoprotetora, antiespasmódica, estimulante da circulação periférica e estimulante estomacal e lácteo.

Benefícios do capim-santo

Essa erva é utilizada como chá medicinal, mas também em cosméticos e na culinária. Ela é útil no trato dos seguintes problemas:

Diarreias;

Cólicas;

Artrite;

Dores de cabeça, nas costas, e de estômago;

Febres;

Gases intestinais;

Parasitas;

Reumatismo;

Tendinites;

Oleosidade na pele;

Calmante

Problemas de pele;

Trata a insônia;

Baixa a pressão arterial.

Capim santo: aliado do emagrecimento

Há muitas matérias em revistas relacionadas aos benefícios do capim santo quando se trata de perder peso. Algumas dessas matérias até garantem que essa erva ajuda uma pessoa a perder 12 kg por mês.

O capim santo funciona da seguinte maneira: o metabolismo é acelerado, as reservas de gordura são eliminadas, fazendo com que o organismo não as acumule, por isso ao preparar o chá de capim-santo, que tem propriedade diurética, o indivíduo emagrece rapidamente.

Receita do chá de capim-santo

Ferver um litro de água. Assim que começar a borbulhar, colocar sachês do capim santo dentro da chaleira. Depois, é só deixar tampado por 10 minutos e estará pronto para ser tomado.

Para que a dieta funcione, o ideal é beber o chá meia hora antes do café da manhã, do almoço e do jantar, ou seja, das refeições.

Jamais congele o chá, pois assim a erva perde suas propriedades, e consuma o chá em até 24 horas, podendo o mesmo ser preparado todos os dias da mesma maneira.

De que forma tratar a ansiedade com o capim santo?

Do mesmo modo que se utiliza a erva para emagrecer, o capim santo também é utilizado em forma de chá para tratar a ansiedade. O capim santo impede que os sintomas da ansiedade venham à tona.

Geralmente, as consequências da ansiedade acarretam problemas como a gastrite, a insônia e o estresse.

Cuidados

Apesar das ervas serem de uso medicinal, utilizadas na área da fitoterapia, alguns cuidados precisam ser tomados. É preciso consultar um médico sempre antes de optar por utiliza-las em qualquer tipo de tratamento.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X