Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Essa Planta Pode Mudar a sua Saúde, Ajuda a Combater Diabetes, Ajuda a emagrecer, Controla a pressão arterial e Muito Mais

Tipo:

planta

Essa Planta Pode Mudar a sua Saúde, Ajuda a Combater Diabetes, Ajuda a emagrecer, Controla a pressão arterial e Muito Mais... A carqueja (Baccharis trimera) é uma erva espontânea que nasce em terrenos baldios e pastos. Também conhecida como Três-espigas, bacanta, cacaia, cacália amarga, confamina, iguape, tiririca-de-balaio e vassoura.


Pertencente à família Asteraceae e muito utilizada na forma de chás e infusões. Ela não possui folhas, mas suas hastes são usadas para o preparo do chá.

Ela pode ser encontrada em regiões tropicais da América Latina. É arbustiva, mas pode atingir até 2 metros de altura. Seu desenvolvimento é melhor em locais úmidos e com luz solar direta, mas é frequentemente encontrada em locais mais extremos, como locais secos e pedregosos. Reproduz-se por meio de sementes ou mudas feitas a partir dos ramos da planta adulta.

Como propriedades medicinais, ela pode ser utilizada para regular a pressão arterial, níveis de açúcar no sangue, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Devido à sua ação anti-inflamatória e diurética, a carqueja também pode ser usada para melhorar a digestão, combater os gases e ajudar a emagrecer.

Alguns estudos mostram que a carqueja pode ser uma importante aliada no tratamento da diabetes devido aos flavonóides na sua composição, como apigenina, luteolina e quercetina, que agem regulando o metabolismo da glicose e reduzindo a resistência à insulina, o que permite controlar os níveis de açúcar no sangue mais facilmente.

Benefícios da Carqueja:

  • Controla a pressão arterial
  • Diminui os níveis de açúcar no sangue
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Tem ação anti-inflamatória
  • Tem ação diurética
  • Melhora o funcionamento do fígado
  • Diminui o colesterol ruim
  • Ajuda no tratamento da gastrite
  • Ajuda a emagrecer

MELHORA NA DIABETES E HIPERTENSÃO:

A infusão da carqueja é indicada para quem tem problemas como diabetes, pois proporciona a redução dos níveis de glicose na corrente sanguínea. O chá ainda beneficia pessoas que sofrem com hipertensão.

A bebida controla a pressão arterial, além de ser rica em antioxidantes, diminuindo o colesterol ruim no sangue. Além disso, auxilia no melhor funcionamento do sistema cardiovascular.

Devido a sua ação diurética, a carqueja auxilia na diminuição da pressão arterial, aumentando a eliminação de líquidos no corpo. Isso faz com que o volume de líquidos nos vasos sanguíneos diminua.

A carqueja é rica em antioxidantes, como quercetina e rutina, que estimulam a produção de glóbulos brancos que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções.

Por isso, a carqueja pode ajudar a fortalecer o sistema imune, sendo útil para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados.

Os flavonóides presentes na carqueja possuem forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres e reduzindo os danos nas células do fígado, além de estimular a produção de células hepáticas saudáveis.

Por causa das suas propriedades antioxidantes, possui um efeito protetor no fígado, diminuindo o acúmulo de gordura.

Contraindicações do chá de carqueja:

Apesar de ser um bom aliado contra a hipertensão ou a diabetes, como citado pela nutricionista esportiva Sueli Oliveira, a contraindicação começa quando se consome em excesso.

 

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

Receita do Dia: BOLO CAIPIRA DA MINHA AVÓ

X