Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Elabore suas próprias bebidas energéticas naturais

Tipo:

beber-vinho-500×365

As chamadas “bebidas energéticas” estão na moda. Não são alcoólicas e contêm certos estimulantes, como cafeína ou taurina, além de açúcares que combatem a fadiga. Mas, são elas adequadas para a saúde? Aqui fornecemos algumas alternativas naturais sem efeitos colaterais.


As empresas que competem no ramo alimentício esclarecem que não existe legislação sobre estas bebidas. Não são refrigerantes e nem mesmo produtos alimentares ou dietéticos, e, embora estimulantes, é preciso ter cuidado com seu consumo excessivo, que pode causar efeitos colaterais ou, caso se sofra alguma doença. Vejamos em detalhes.

Riscos das bebidas energéticas para a saúde

Recentemente, a EFSA (European Food Safety Authority) divulgou um relatório que concluiu que o consumo de bebidas energéticas não é perigoso sempre que realizado de forma adequada.
O principal risco está em duas substâncias, a taurina, que afeta o cérebro, e a d-glucoronolactona, que incide nos rins. O relatório indica que as margens de risco se aproximam com o consumo diário. No caso de consumo regular, não se deve ultrapassar 125 ml por dia, além de ser necessário conhecer o estado de saúde individual.
Um dos principais problemas das bebidas energéticas é o excessivo teor de cafeína e suas calorias, muito maior que as bebidas de cola. O consumo regular de cafeína pode estimular demais o sistema nervoso e causar cefaleias.
O elevado consumo de bebidas energéticas causa arritmias e problemas intestinais.
Às vezes, indica-se que estas bebidas contêm elementos naturais. Especialistas dizem que, na verdade, são poderosos diuréticos, com os quais é preciso ter cuidado.
A composição à base de taurina, efedrina, guanina e arginina pode representar uma séria ameaça para pessoas com problemas cardíacos e outras doenças.
Estudos dizem que o consumo de duas ou três latas por dia pode causar dor de cabeça, ansiedade, falta de concentração e alterações de humor.

Elabora bebidas energéticas naturais

Coco e spirulina

Ingredientes:

500 ml de água de coco
1 cápsula de spirulina en pó (as cápsulas podem ser encontradas em ervanárias, farmácias e até em supermercados convencionais. A quantidade é a indicada na própria cápsula.)
Mode de preparo

Colocar a água de coco na garrafa que será usada para beber. Acrescentar também spirulina em pó e, em seguida, vedar o frasco e agitar. É uma bebida natural muito energética, já que a água de coco é rica em potássio e a spirulina contém magnésio, aminoácidos essenciais e vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6).

Laranja e sementes de linhaça

Ingredientes:

Suco de duas laranjas
2 colheres de sopa de óleo de linhaça
Modo de preparo

Primeiro, obter o suco de duas laranjas. Então, bater no liquidificador esse suco com duas colheres de sopa de óleo de linhaça, tornando assim a mistura mais homogênea. Em seguida, levar para o frigorífico por dez minutos, se desejar que seja fresca. Esta bebida contêm níveis muito adequados de magnésio, potássio e vitaminas C. Enquanto isso, o óleo de linhaça reduz o componente de açúcar da laranja no sangue, tornando-se muito adequado para a saúde.

Banana e espinafre

Ingredientes

1 banana
3 folhinhas de espinafre
1 xícara de água fria
Modo de preparo

Começar a lavar o espinafre e, em seguida, descascar a banana e bater no liquidificador com o espinafre e uma xícara de água fria até obter um suco homogêneo. Acrescentar, se desejar, cubos de gelo e até mesmo uma colher de chá de mel. A bebida tem uma composição excelente de potássio, fósforo e magnésio.

Gengibre e açafrão

Ingredientes

1 rodelinha de gengibre fresco e picado
1 pitadinha de açafrão em pó
1 colher de sopa pequena de mel
1 xícara de água fresca
Modo de preparo

Primeiro, lavar e picar o gengibre e colocá-lo em uma xícara de água fervendo com o açafrão para fazer uma infusão. Deixar descansar por dez minutos e, em seguida, filtrar o conteúdo. Agora, acrescentar uma colher de sopa de mel e mexer bem. Para obter uma bebida mais fresca, adicionar, se desejar, uma xícara de água fria e cubos de gelo. Essas especiarias são energéticas e muito saudáveis, um gosto peculiar que melhorará a circulação e fornecerá energia de forma natural.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X