Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Descubra o que acontece com seu corpo quando você toma água de coco

Tipo:

Beber-agua-de-coco-500×332-500×332

O consumo de água de coco está na moda! Esta bebida que durante anos refrescou milhares de pessoas em climas tropicais e que serviu para a colaboração com diversas receitas, é uma fonte de nutrientes que atualmente está sendo valorizada por seus benefícios para a saúde.


A água de coco é baixa em calorias e gorduras, não contém colesterol e seu teor de potássio é até quatro vezes maior do que o que pode ser oferecido pela banana. Além disso, é muito hidratante e está altamente recomendada para atletas devido à sua capacidade de repor líquidos e sais.

É muito importante esclarecer que este produto não deve ser confundido com o leite ou o óleo de coco, que são outros derivados saudáveis, mas com maior teor de gorduras e calorias.

Esta água tem um leve sabor doce com uma quantidade mínima de carboidratos em forma de açúcares e eletrólitos, os quais energizam o corpo ainda melhor do que bebidas comerciais desenvolvidas para atletas.

Propriedades nutricionais da água de coco

Esta bebida é 100% natural e representa uma forma saudável de se hidratar, por conter menos quantidade de açúcar do que os refrigerantes energéticos, as bebidas gasosas em geral e até alguns sucos de fruta.

Estima-se que contém:

5,45 calorias.
1,3 g de açúcar.
61 mg de potássio.
5,45 mg de sódio.
Além de ser uma alternativa melhor em relação a outros líquidos, a água de coco também conta com interessantes nutrientes e benefícios que melhoram a saúde. Gostaria de conhecê-los?

Recomendamos a seguinte leitura: 10 razões pelas quais a água de coco revolucionará sua saúde.

Complementa a perda de peso

É uma excelente forma de substituir a água e, por seu pouco teor de gorduras e calorias, é um grande apoio para quem quer perder alguns quilos.

As propriedades da água de coco estimulam a eliminação de rejeitos acumulados no corpo e também suprem o apetite para evitar o consumo excessivo de calorias.

Rosto livre de imperfeições

A água de coco também pode ser aplicada de forma tópica para combater a acne e outras imperfeições que alteram a beleza da pele.

Tem a capacidade de clarear e também atua como um tônico para fechar os poros abertos e diminuir o excesso de produção de sebo. Isto explica porque alguns produtos faciais contêm extrato de coco entre seus componentes ativos.

Melhora a digestão

A água de coco tem um leve efeito laxante graças a um teor significativo de fibra, o qual ajuda a prevenir a prisão de ventre e problemas comuns como a indigestão e o refluxo ácido.

Além disso, é perfeita para tomar depois de alguma refeição pesada, já que evita a inflamação do estomago e os gases.

Seus eletrólitos essenciais são bons para evitar a desidratação do corpo em casos de diarreia, vômitos ou micção frequente.

É super-hidratante

As qualidades hidratantes desta bebida são muito conhecidas e também valorizadas por serem adequadas nesses momentos nos quais o organismo perde água e minerais.

Por exemplo, depois de um intenso treinamento ou muita atividade física, o organismo perde fluidos ricos em minerais que, de uma forma ou de outra, é melhor repor.

A boa notícia é que esta água contém minerais que apoiam a recuperação física e mental, como o potássio, açúcar natural ou o sódio, entre outros.

Reduz a pressão arterial

Em ocasiões, um nível desproporcionado de eletrólitos pode ser a razão do aumento da pressão arterial.

Por ser uma fonte de cada um, a água de coco pode ser usada como um mecanismo saudável para regular a pressão e mantê-la nos níveis adequados.

Neste sentido, quem tem problemas de pressão pode tomar esta bebida em jejum para impulsionar o equilíbrio dos eletrólitos.

Compatível com o sangue humano

Ela poderia salvar sua vida! A água de coco é isotônica com o plasma humano, ou seja, em casos de extrema urgência pode ser subministrada por via intravenosa para reidratar de forma rápida o corpo humano.

Qual é a quantidade que podemos tomar?

Este alimento pode ser tomado como uma bebida independente ou também pode ser diluído com outros produtos como as frutas e verduras.

Até agora não existe nenhuma contraindicação que desaconselhe seu consumo diário, já que oferece muitos benefícios.

Porém, o consumo da água de coco deve ser acompanhado por um estilo de vida ativa, pois diferente da água, que possui 0 calorias, esta proporciona entre 45 e 60 calorias para cada 230 ml.

Também, é bom esclarecer que todos os seus benefícios podem ser aproveitados, sempre e quando sua origem seja 100% orgânica.

No mercado estão distribuindo esta bebida em latas ou garrafas, mas já foi mostrado que não é tão saudável quanto a que provém do coco verde.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X