Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Colite ulcerativa: causas, sintomas e tratamento

Tipo:

Colite1-500×325-500×325

Geralmente, localiza-se na área do cólon (daí o nome, “colite“), podendo se irradiar para todo o sistema digestivo, sobretudo para o reto. Causa dor e limita bastante a qualidade de vida do paciente. Portanto, é sempre necessário procurar orientação médica no início dos sintomas.


Neste artigo, vamos falar com detalhes sobre a colite ulcerativa para que você saiba reconhecer as causas e pôr em prática remédios caseiros fáceis de fazer que podem complementar o tratamento médico.

O que causa a colite ulcerativa?

Atualmente, ainda se desconhece com exatidão o que causa a colite. A doença se classifica junto a outros males associados à inflamação intestinal, como a doença de Crohn.

Apesar disso, alguns fatores aparecem como possíveis causas:

— A colite ulcerativa está relacionada a um tipo de doença autoimune. Ou seja, o próprio organismo vê algumas partes do intestino como “inimigo”, neste caso, a zona do cólon, e o ataca, destruindo tecidos e provocando úlceras.
— O estresse é um fator comum entre uma elevada porcentagem dos pacientes, mas não há provas consistentes de que a colite tenha causas emocionais. O mais provável é que os sintomas da doença causem estresse considerável na vida do paciente, além de intensificar os sintomas. Por exemplo, assim como pacientes com alergia tendem a ter mais crises em situações de estresse.
— Aparece entre os 20 e 30 anos, e se torna persistente entre os 50 e 70 anos.
— A colite ulcerativa pode aparecer após uma primeira inflamação intestinal.

Suspeita-se ainda que pode se originar de algum tipo de bactéria ou vírus que se localiza no cólon.

Quais os sintomas da colite ulcerativa?

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. No início, alguns pacientes sofrem com diarreia (às vezes, com traços de sangue), enquanto outros pacientes se queixam de fortes dores abdominais.

Entretanto, há uma sintomatologia geral que mostraria o seguinte quadro clínico:

— Forte dor abdominal. São como cólicas intermitentes que vão e vêm.
— Pode-se escutar uma espécie de ruído na região do intestino, como gases.
— Presença de sangue ou de pus nas fezes.
— Episódios de diarreia
— Febre
— Perda progressiva de peso
— Nos casos mais graves, o paciente pode apresentar dor nas articulações.
— Úlceras bucais
— Náuseas

Tratamento natural da colite ulcerativa

Para complementar o tratamento médico, você pode incluir alimentos benéficos na dieta e recorrer a remédios naturais, sempre sob acompanhamento.

A colite ulcerativa diminui as defesas do organismo dificulta a absorção adequada dos nutrientes dos alimentos que nós ingerimos. Isso é algo muito perigoso e que devemos combater da melhor maneira. Confira suplementos que podem ajudar:

— Espirulina: essa cianobactéria é rica e vitaminas, fibra e proteínas, ajudando o corpo a fortalecer o sistema imunológico. Pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
— Levedura de cerveja: outro suplemento rico em nutrientes e que nos permitirá reforçar o sistema imunológico. Você pode adquirir a levedura de cerveja em lojas de produtos naturais ou farmácias.
— Ácido fólico ou vitamina B9: quando sofremos com uma má absorção intestinal devido a uma colite, é frequente que soframos com um déficit de ácido fólico. Vale a pena tomar algum suplemento com este composto.

Remédios naturais para aliviar a dor e tratar a colite ulcerativa

— Suco de cenoura: rico em vitaminas e muito bom para aliviar a dor intestinal.
— Óleo de linhaça: basta uma colher de sopa em jejum, logo ao acordar, para usufruir dos benefícios. O óleo de linhaça é rico em ômega-3, um tipo de ácido graxo que ajudará muito a reduzir a inflamação.
— Óleo de prímula: outro óleo muito eficaz para aliviar os sintomas da colite ulcerativa. Tome uma colher de sopa em jejum para diminuir a inflamação e os sintomas da doença.

Considerações finais

A colite ulcerativa é uma doença limitante, pois os pacientes têm episódios de diarreia que podem gerar constrangimento e preocupação no dia a dia. É comum, por exemplo, pessoas com colite crônica sempre procurarem o banheiro ao chegar num local público ou até andarem com outra roupa na bolsa para o caso de não conseguir chegar a um sanitário.

O tratamento médico pode ser à base de sulfa ou de corticoides, dependendo do caso. Os sintomas da colite não passam “por conta própria” e quanto antes o paciente procurar um médico, melhor será para o tratamento.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 4 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X