Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Cabelo preto: aprenda como manter os fios brilhantes e hidratados

Tipo:

cabelo-preto

Quem pode ter cabelo preto?

Se as celebridades evidenciam que os cabelos pretos podem combinar muito bem com qualquer estilo e personalidade, as dúvidas acerca de tons de pele e idade são frequentes.


Tratando-se de um tom escuro, o preto tende a criar um visual mais pesado, razão pela qual é indicado principalmente para pessoas mais jovens. Além disso, quem tem olheiras muito acentuadas pode preferir fugir da cor, uma vez que o cabelo escuro pode destacá-las ainda mais.

Quanto ao tom de pele, o preto é democrático: fica bem tanto em peles mais claras quanto em peles mais escuras. “De acordo com o visagismo, peles morenas e negras combinam com o cabelo preto”, conta Daniele Nascimento, técnica da Embelleze. Enquanto morenas e negras sustentam o tom com mais naturalidade, as mais branquinhas criam um visual mais dramático. “Mas lembre-se: a cor ideal é aquela que te faz feliz!”, completa Daniele.

Cuidados com o cabelo preto

Os cuidados devem começar antes mesmo da aplicação da tintura. Afinal, fios sensibilizados podem não absorver o produto. Na hora de escolher a coloração, prefira aquelas que contam com óleos vegetais na composição, pois estas hidratam mais e ressecam menos os cabelos.

Depois dos cabelos tingidos, o maior desafio é conservá-los hidratados, com a cor viva e sem perder o brilho. Hábitos como a exposição direta ao sol e o uso de secador, chapinha e babyliss sem proteção térmica podem fazer com que a cor desbote e os fios assumam um aspecto opaco e fundo avermelhado. Para evitar esse efeito, o uso de produtos protetores térmicos e protetor solar capilar são essenciais.

Alguns procedimentos também devem começar a fazer parte da rotina para manter os cabelos pretos saudáveis e brilhosos. Juliana Spektor e Daniele Nascimento recomendam a hidratação semanal dos fios. Já a cauterização e o banho de brilho têm uma ação mais profunda e podem ser repetidos mensalmente.

Quanto aos produtos – xampus, condicionadores e finalizadores – dê preferência àqueles próprios para cabelos tingidos, que ajudam a manter a cor e o brilho. Se a aparência da cor não está agradando e ainda não é o momento de retocar a raiz, a melhor opção é usar um tonalizante.

Aprenda a dar banho de brilho em casa

Incluir o banho de brilho no seu calendário é um aspecto imprescindível para exibir sempre cabelos brilhantes e com a cor viva. Tradicionalmente, o banho de brilho é um procedimento que inclui tintura, por isso deve ser aplicado em datas mais espaçadas.

Entretanto, realizar o processo com frequência no salão pode não ser a opção mais agradável para todos os bolsos. Dar banho de brilho em casa é possível e simples, além disso você pode optar por uma receita que não exige o uso de tinta e ainda tem um bom resultado.

Confira o passo a passo de como dar banho de brilho nos cabelos pretos em casa e sem usar tinturas ou tonalizantes:

Ingredientes:

Máscara hidratante preta;
Mel;
Bepantol líquido.
A quantidade de cada ingrediente depende do comprimento dos seus cabelos.

Aplicação:

Misture bem todos os ingredientes;
Lave os cabelos com xampu e retire o excesso de água;
Com as mãos, aplique a mistura em todo o cabelo;
Coloque uma touca e deixe agir por 40 minutos;
Enxague na água fria;
Finalize lavando os cabelos com condicionador.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X