Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Aprenda a preparar um esfoliante natural para o rosto e os lábios

Tipo:

723897647.jpg

A pele do rosto, principalmente dos lábios, é muito delicada e requer alguns cuidados especiais para ficar saudável e bonita.


Desde a antiguidade cria-se todo o tipo de tratamento e produtos com a finalidade de limpar a pele de todo o tipo de impurezas para deixar uma aparência melhor.

Uma das técnicas que se tornou bastante popular no mundo e que agora faz parte de todas as rotinas de beleza é a esfoliação.

Consiste em usar algum produto ou creme com propriedades adstringentes para conseguir uma limpeza profunda na pele e se desfazer das células mortas.

Por que é tão importante esfoliar a pele?

Todos os dias a pele fica exposta a uma grande quantidade de fatores que podem maltratá-la e causar alterações como manchas, acne ou ressecamento, dentre outros.

Os raios UV do sol e a contaminação ambiental são as principais razões pelas quais a pele perde saúde e começa a desenvolver uma série de sinais que revelam a idade.

Apesar de a pele ter a capacidade de se regenerar de forma espontânea a cada 20 a 28 dias, em algumas ocasiões existe uma sobrecarga de células mortas que impedem que esse processo ocorra da forma adequada.

Então, é por isso que a esfoliação desempenha um papel importante, já que seus ingredientes penetram nas capas epidérmicas e estimulam a eliminação da pele morta para permitir sua renovação.

Esfoliante natural para o rosto

Rosto

Os esfoliantes naturais são uma excelente alternativa para realizar esse tratamento sem correr o risco de desenvolver algum efeito secundário.

Frequentemente os esfoliantes comerciais estão cheios de compostos químicos que podem causar irritações e outras reações.

Nesta ocasião prepararemos um produto especialmente para o rosto, que tem propriedades hipoalergênicas e hidratantes para uma pele 100% renovada.

Ingredientes

  • 1 banana madura.
  • 3 colheres de sopa de açúcar cristal (30 g)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (4 g)

Como preparar?

  • Descasque a banana madura e amasse-a em um recipiente usando um garfo.
  • Depois, adicione as 3 colheres de sopa do açúcar cristal e o extrato de baunilha e misture tudo muito bem até obter uma pasta cremosa.
  • Pegue uma pequena quantidade do produto e aplique em todo o rosto fazendo massagens circulares suaves. Tome cuidado ao fazer isso, já que o açúcar poderia machucar a pele.
  • Deixe atuar durante 5 minutos e enxágue.
  • Aconselhamos realizar a esfoliação apenas uma vez por semana, pois, se feita em excesso, pode se tornar contraproducente.

Esfoliante natural para os lábios

Esfoliar-os-labios

Nossos lábios são cobertos por uma pele super delicada à qual prestamos atenção poucas vezes. Quando notamos que estão ressecados optamos por aplicar algum hidratante labial que, momentaneamente, confere uma aparência melhor.

O problema é que as células mortas continuam aderidas ali e, depois de que o efeito do hidratante passa, o ressecamento e as rachaduras nos lábios voltam a ser visíveis.

Por isso, também é importante submeter a região dos lábios a uma leve esfoliação que permita remover toda a pele morta para que ocorra posteriormente uma hidratação adequada.

Considerando que os lábios são mais sensíveis e não devemos aplicar ali produtos agressivos, nesta ocasião compartilharemos uma receita muito especial que, graças aos seus produtos naturais, pode desempenhar essa tarefa sem causar efeitos negativos.

Ingredientes

  • ½ colher de sopa de açúcar em pó (5 g)
  • ½ colher de sopa de óleo de jojoba (8 g)
  • 1 – 3 gotas de óleo de menta ou baunilha

Preparo

  • Prepare uma mistura com todos os ingredientes mencionados e depois aplique-a fazendo massagens suaves durante um ou dois minutos.
  • Deixe atuar 3 minutos e depois enxágue.
  • Repita entre duas a três vezes na semana.

Dicas para obter resultados melhores

Mulher-passando-produto-no-rsto

Como a finalidade deste tratamento é a de melhorar a qualidade da pele para que pareça mais jovem e renovada, também é bom considerar algumas recomendações posteriores à sua aplicação.

Tonificar

Depois de terminar o tratamento de esfoliação do rosto é ideal aplicar um tônico natural para selar os poros e impedir que logo novas impurezas se acumulem.

Este produto conta com muitos benefícios para a pele, já que complementa sua limpeza e confere uma ação de firmar para impedir a flacidez e as rugas.

Hidratar

Para finalizar esse tratamento com total sucesso é preciso usar um creme hidratante suave que proporcione umidade a todo o rosto, incluindo os lábios, para que não corram riscos de ressecamento.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X