Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

9 alimentos que melhoram sua saúde hepática a cada dia

Tipo:

Depurar-o-figado-de-metais-pesados-500×323-500×323

Promover e cuidar da saúde do fígado é algo que deveríamos fazer todos os dias. Para conseguir isso, devemos conhecer os tipos de alimentos que melhoram sua saúde hepática e, por isso, é importante saber que estes se dividem em duas categorias.


Os primeiros são aqueles capazes de desintoxicar este órgão tão importante do nosso organismo. Os segundos são os que melhoram e favorecem as suas funções básicas.

Para ter uma boa energia no dia a dia é essencial manter um equilíbrio adequado com cada um destes alimentos e, principalmente, ter uma boa saúde hepática.
Hoje, em nosso espaço, queremos falar para você deste tema tão relevante. Não perca!

Alimentos para desintoxicar o fígado

Beterraba ou beterraba vermelha

A beterraba ou beterraba vermelha atua como um tônico purificador do sangue. Graças a ela conseguimos desintoxicar e depurar o fígado de um modo muito efetivo.

Antes de tudo, nos servirá para eliminar esses materiais mais pesados que, por vezes, afetam a nossa saúde hepática. Se, por exemplo, você tomar algum tipo de medicação durante muito tempo, já sabe que muitas das substâncias dos fármacos tendem a ficar armazenadas no fígado.

No hesite, então, em tomar todas as manhãs um suco natural de beterraba. Procure tomá-lo concentrado ou combinado com uma cenoura. É muito saudável!

Alho

Você é daquelas que começa o dia comendo um dente de alho em jejum? Então, deve saber que está fazendo muito bem ao seu fígado.

Graças à alicina presente nos alhos conseguimos melhorar os processos de desintoxicação do fígado.
O alho depura o organismo de um modo geral e atua como um bom antibiótico.
Se depois de comer o alho, você teme ficar com mau hálito, não hesite em mastigar uma folha de menta.

Cebola

Outro antibiótico natural do qual não deveríamos prescindir. A cebola é rica em enxofre, e graças a esse mineral conseguimos depurar o fígado de metais pesados como, por exemplo, o mercúrio.

O mais saudável é consumir uma pequena quantidade de cebola crua todos os dias em nossa salada.

Brócolis

Você é daquelas que ama ou odeia os brócolis? É importante saber que todos os vegetais crucíferos, como é o caso dos brócolis, a couve-flor ou o repolho, são ricos em substâncias químicas que neutralizam muitas toxinas que normalmente se armazenam no fígado.

Graças aos brócolis e aos glucosinolatos presentes nestes vegetais melhoramos a nossa saúde hepática, permitindo que a desintoxicação se realize de um modo mais adequado.

Um copo de água morna com o suco de um limão

No nosso espaço, recomendamos em numerosas ocasiões: beber suco de limão com um copo de água morna pela manhã, pois nos ajuda a depurar o organismo.

E não apenas isso:

Estimula a produção de bílis.
Melhora o trânsito intestinal.
Fortalece o sistema imunológico.
Descubra: Frutas adequadas para tratar o fígado gorduroso

Alimentos que melhoram a saúde hepática

Alcachofras

A alcachofra é um dos melhores alimentos para cuidar do nosso fígado. Não só nos permite desintoxicá-lo, mas também, graças às suas enzimas e vitaminas melhora suas funções e a sua regeneração.

A alcachofra é muito adequada tanto para o fígado como para a vesícula biliar.
Melhora a digestão.
Depura as gorduras e ativa o fígado preguiçoso ou o fígado gordo.
Combate a prisão de ventre.
Para beneficiar-se destas propriedades, você pode comer as alcachofras cozidas com um pouco de limão e azeite de oliva, e inclusive beber a água onde foram cozidas.

Toranja

A toranja é uma fonte natural de antioxidantes que vai nos ajudar a fortalecer o fígado.

A vitamina C é essencial para proteger as células hepáticas do ataque das toxinas, e por isso é tão importante incluir uma toranja em nosso café da manhã. Consuma hoje mesmo?

Abacates

Há quem pensa que eles contêm um índice calórico muito elevado. Contudo, os ácidos gordos presentes nos abacates são muito saudáveis para o fígado.

Permitem que se possa sintetizar a glutationa, um elemento básico para desintoxicar o organismo.
São ricos em vitaminas e minerais que fortalecem e melhoram a saúde hepática.
Quer ler mais? 11 remédios naturais que podem ser feitos com o abacate

Grãos inteiros

Quando falamos de grãos inteiros nos referimos, por exemplo, ao trigo sarraceno, ao centeio, ao arroz inteiro e integral…

Os grãos inteiros são ricos em vitaminas de complexo B, um tipo de nutrientes que favorece a nossa saúde hepática. Permitem metabolizar melhor as gorduras, e fornecem fito-nutrientes e minerais essenciais como o ferro, o magnésio, o zinco e o cobre, muito importantes para o fígado.
Lembre-se de que é importante consumi-los sempre inteiros. A razão? Porque conservam as três partes do grão, porque nos fornecem carboidratos, fibra dietética, vitaminas de complexo B, e estes antioxidantes ao serem divididos ou processados, normalmente se perdem.
Escolha sempre grãos integrais, evite os alimentos processados e, principalmente, aumente o consumo de fruta e vegetais naturais. Tudo isto faz parte dessa nutrição saudável que, acompanhado de um pouco de exercício diário, permitirá a você cuidar de sua saúde hepática.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

Pavê bicolor de bolacha recheada
Pavê bicolor de bolacha recheada

Uma verdadeira perdição essa receita de pavê, experimente essa delícia!

bc3f2e7ee0a32477989bf3868bdc9002.jpg
SE VOCÊ GOSTA DE BANANAS, PARE TUDO QUE ESTÁ FAZENDO E LEIA ESSES 10 FATOS CHOCANTES!

esses conceitos. Alguns desses são muito baratos e facilmente disponíveis pra qualquer...

Deixe seu comentário

X