Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

5 remédios caseiros para o vitiligo

Tipo:

5-remedios-caseiros-para-o-vitiligo-500×332-500×332

O vitiligo é uma alteração cutânea que acontece quando as células nos tecidos do corpo perdem a pigmentação normal da pele, resultando no surgimento de manchas brancas que podem aparecer em áreas muito visíveis do corpo como, por exemplo, as mãos, o abdômen, o rosto ou o pescoço, entre outros.


Em alguns casos, também pode ocorrer no tecido bucal, nas cavidades nasais, nas áreas genitais e inclusive na retina dos olhos. Trata-se de um transtorno que afeta a pele e seu tratamento deve incluir apoio emocional, já que pode afetar a autoestima de quem o padece.

Quais são as causas do vitiligo?

Pesquisas não puderam determinar qual é a causa exata da aparição do vitiligo. Algumas teorias sugerem que é um transtorno imunológico pelo qual se desenvolvem anticorpos que atacam as células pigmentadas. Os melanócitos, células responsáveis por dar cor à pele, podem sofrer alterações ou simplesmente morrer, dando lugar ao desenvolvimento de manchas brancas em várias regiões do corpo.

Os especialistas concordam ao afirmar que a maioria dos casos de vitiligo ocorrem devido a fatores hereditários. Trata-se de um transtorno que não tem cura, mas cujos sintomas podem ser tratados para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Recomendações par ao vitiligo

As pessoas que sofrem de vitiligo devem ter muito cuidado com a pele, já que a condição a torna mais sensível e delicada.

Proteja-se do sol

É muito importante proteger-se dos raios UV do sol, utilizando um bom protetor solar de alto fator. Aplique-o generosamente por toda a pele, meia hora antes de se expor ao sol.

Também você pode utilizar chapéu, óculos de sol, roupa que ajude a cobrir a pele e, em geral, evitar sair nas horas mais ensolaradas. As pessoas que sofrem de vitiligo costumam se queimar com mais facilidade, piorando o problema.

Evitar as tatuagens

Existe uma técnica de tatuagens conhecida como micro pigmentação, que pode mascarar as manchas do vitiligo para que não sejam tão evidentes. Porém, estas técnicas podem fazer com que a doença progrida ainda mais, favorecendo a aparição de novas manchas.

Remédios naturais contra o vitiligo

Alguns ingredientes naturais atuam de forma positiva na pele para frear o vitiligo e reduzir seus efeitos. Porém, os resultados destes tratamentos variam segundo a pessoa e requerem de uma constância em sua aplicação para fazerem efeito.

Mamão

Esta fruta contém nutrientes que ajudam a reativar os melanócitos que podem produzir melanina. É um remédio muito econômico que deve ser aplicado frequentemente para obter bons resultados.

Como usar?

Corte um pedaço de polpa de mamão, triture-o e aplique a pasta diretamente sobre a pele afetada. Deixe atuar até que seque e repita duas vezes para melhores resultados.
Também pode-se potencializar seus efeitos consumindo diretamente o suco do mamão.

Argila vermelha

Este ingrediente contém cobre, que pode ajudar a restaurar a pigmentação da pele. Além disso, suas propriedades melhoram o fluxo sanguíneo e contribuem para uma aparência mais saudável da pele.

Como usar?

Misture duas colheres de sopa de argila vermelha e uma de suco de gengibre, aplique esta pasta nas regiões afetadas e deixe agir por 15 minutos.

Cúrcuma

É uma especiaria com muitos benefícios para a pele, capaz de pigmentá-la naturalmente.

Ingredientes

½ quilo de cúrcuma crua
¼ quilo de raiz de gengibre
Suco de cinco limões

Como usar?

Junte todos os ingredientes em uma jarra. Leve esta mistura para a geladeira e logo, consuma duas colheradas antes das refeições principais.
Outra opção consiste em preparar uma infusão de cúrcuma e aplicá-la de maneira direta sobre a pele.

Lentilha d’água

É uma pequena planta aquática que cresce com frequência em lagos e reservatórios e funciona como um bom tratamento para reduzir o vitiligo. O problema é que pode ser um pouco difícil de conseguir.

Como usar?

Moa até obter uma pasta e acrescente uma colher de sopa de mel. Consuma uma colher de sopa desta mistura duas vezes ao dia, depois das refeições principais.

Gengibre

Esta raiz tem se popularizado por suas múltiplas aplicações medicinais que também poderiam ser muito uteis no tratamento do vitiligo por sua ação para melhorar o fluxo sanguíneo.

Ingredientes

1 raiz de gengibre
1 colher de chá de azeite de mostarda
Uma pitada de pó de cúrcuma.

Como usar?

Triture a raiz de gengibre e misture com azeite de mostarda e o pó de cúrcuma. Aplique esta pasta diretamente sobre a pele afetada e deixe agir por 20 minutos.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

7778173cdd78bd49ceceab2d23445cb7.jpg
TORTA DE FRANGO DE LIQUIDIFICADOR DELICIOSA E FÁCIL

PREPARO:40 MIN RENDIMENTO: 15 PORÇÕES Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta...

Receita de Pavê Imperial
Receita de Pavê Imperial

MODO DE PREPARO: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante...

semi-frio-kiwi-rj
Torta Brasil (kiwi)

Torta maravilhosa, quer saber como fazer? Então clica aqui e confira!!

Deixe seu comentário

X