Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

5 coisas que você come quase todos os dias e que têm coliformes fecais

Tipo:

5-coisas-que-você-come-quase-todos-os-dias-e-que-têm-coliformes-fecais

Coliformes fecais são bactérias encontradas no intestino humano e também animal. Elas chegam aos alimentos através da água contaminada e também do contato com as mãos de quem os manipula.
Os coliformes também são conhecidos como termotolerantes e algumas bactérias deste grupo podem provocar infecções alimentares nas pessoas. No entanto, como os coliformes são bastante comuns, a legislação brasileira de segurança alimentar permite que eles estejam presentes em alguns alimentos, desde que em pequenas quantidades e sem oferecer riscos à saúde.


Você sabe que alimentos são esses? Então descubra agora quais são os alimentos que você como todos os dias e que podem ter coliformes fecais:

1. Leite Pasteurizado

O leite é um alimento que pode se contaminar muito facilmente. Mesmo tomando todos os cuidados necessários na hora de ordenhar as vacas, ele pode acabar ganhando microrganismos no processo, por isso ele precisa passar por um tratamento térmico antes de ser consumido.

A pasteurização elimina boa parte dos microrganismos do produto, mas não todos. Por isso os coliformes fecais podem acabar fazendo parte do produto final, vendido nos supermercados.

2. Presunto

Produtos embutidos como mortadela, salsicha, presunto também podem possuir coliformes fecais em sua composição. A legislação permite a presença de vários tipos deles nestes alimentos.

3. Água de coco

Água de coco e até o queridinho dos brasileiros, o açaí, também podem ter alguns tipos de coliformes sem que isso represente risco para a saúde, ou seja, com permissão dos órgãos de segurança alimentar.

4. Ovos

Os ovos frescos crus ou gema e clara pasteurizadas podem possuir uma pequena quantidade de coliformes. Por outro lado, bactérias como Salmonella não podem estar presentes de maneira alguma, já que causa intoxicação e até infecções alimentares.

5. Morangos frescos

Não são apenas os alimentos de origem animal que podem possuir coliformes em sua composição. Comidas de origem vegetal, como morangos frescos também podem apresentar essas bactérias.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 3 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X