Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

4 coisas que quem tem (ou já teve) alergia a bijuteria precisa saber

Tipo:

928787000.jpg

A alergia a bijuterias é uma das formas de dermatites de contato mais comuns. Ela causa reação na pele devido à exposição a um alguma substância capaz de gerar irritação. O problema faz com que as pessoas, principalmente mulheres, precisem evitar o uso desses acessórios, que contêm níquel em sua composição. O metal é o mais associado ao aparecimento da alergia, segundo a dermatologista de Clínica Jerez de Dermatologia, Dra. Thais Jerez.


A condição pode aparecer desde cedo, se for um problema genético. Mas também pode surgir ao longo do tempo, se a pessoa tiver uma predisposição a ter alergia e entrar em contato com o níquel durante um período, o que vai acabar desenvolvendo o problema. “O contato frequente com o níquel pode dar alergia em pessoas predispostas”, explica a dermatologista.

Alergia a bijuterias: o que fazer?

  • Sem automedicação

Ao desenvolver a alergia a bijuteria, é comum que a pessoa passe a ter coceiras, o principal sintoma que aparece ao se ter contato com o objeto. Além disso, a pele também pode ficar avermelhada. Esses sinais indicam que é preciso procurar um dermatologista para fazer o diagnóstico. A partir disso, o especialista vai receitar algum medicamento a base de corticóides. Portanto, se você está com alergia, fuja da automedicação, pois ela pode ser bem perigosa para a saúde. 

A médica recomenda que os pacientes também façam uma boa hidratação na pele, pois a alergia a deixa mais ressecada. Outra indicação importante é suspender o uso do objeto causador da alergia, mesmo em outras regiões que não sejam onde se manifestou a condição: “Deu alergia à anel deste material, é preciso parar de usar brinco também”. 

  • A alergia pode ser para sempre. Ou não

De acordo com a dermatologista, via de regra, a alergia costuma ser para sempre. No entanto, a alergia é muito associada ao sistema imunológico. Se o paciente faz o tratamento, e depois muda alguns hábitos, a alergia pode melhorar. Pode-se tentar reintroduzir a bijuteria aos poucos, mas tudo vai depender de como a pele vai reagir àquele contato novamente.

  • Você pode até usar a bijuteria por uma noite

Dependendo de como está o sistema imunológico, e principalmente se você estiver há um bom tempo sem sofrer uma crise alérgica, pode tentar usar a bijuteria para alguma ocasião especial. “Geralmente não é uma alergia aguda, ela demora, pode levar várias horas para aparecer”, explica Dra Thais. 

A pele fica mais sensível com a alergia, então, se você teve uma irritação recentemente, é melhor não usar o acessório. “Vai de paciente para paciente. Tem gente que a alergia ataca em algumas horas. É preciso não ter tido nenhuma lesão de dermatite alérgica recente. Ela tem de fazer o sistema imunológico esquecer aquela alergia. Quanto mais contato você tiver, pior é”, explica. 

  • Não precisa se restringir ao uso de joias

A especialista afirma que as pessoas que têm alergia geralmente podem usar acessórios de prata, porque o material não tem muito níquel em sua mistura. Assim, você não precisa se restringir ao uso de joias, normalmente de ouro, que são mais caras.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

Escondidinho de Frango Tradicional
Escondidinho de Frango Tradicional

Modo de Preparo: Cozinhe o frango com os temperos a gosto. Escorra...

4d3a9298e0dec7e996e4d62398aebab2.jpg
Veja o que acontece com teu ouvido quando pinga vinagre e deixa por alguns minutos Impressionante!

Todos nós ficamos incomodados com a cera no ouvido, certo? Tem dias...

Esse bolo de mandioca da dona Nena é de comer ajoelhado, nunca vi tão gostoso assim…Ver mais
Esse bolo de mandioca da dona Nena é de comer ajoelhado, nunca vi tão gostoso assim…Ver mais

Ingredientes Para caramelizar: 1 xícara (chá) de açúcar ½ xícara (chá) de...

1461011_706396449370468_1598673300_n
Souflé de legumes

Fica pronto em menos de uma hora. Anota aí junto com as...

Deixe seu comentário

X