Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

10 Truques contra o ronco

Tipo:

300718000.jpg

Roncar é um problema que afeta tanto a quem ronca, como a pessoa que pode estar na mesma cama ou perto, já que geralmente esse som tão incômodo interrompe o sono. O ronco acontece quando existe uma pequena obstrução que dificulta a passagem do ar pela parte posterior da boca e do nariz. Também pode ser um sintoma do transtorno chamado apneia do sono, no qual a pessoa pode deixar de respirar parcialmente ou completamente durante vários segundos, enquanto dorme.


Ainda que roncar não seja considerado um problema de saúde, o fato é que pode interromper o sono e ser um sinal de que alguma coisa não anda bem em nosso organismo. Por esse motivo é que se recomenda consultar um médico no caso de sofrer de roncos crônicos frequentes. Para os demais casos, existem diferentes formas naturais de combatê-los e melhorar a qualidade do sono.

Quais são as causas dos roncos?

Os roncos podem ser produto do consumo excessivo de álcool, do sobrepeso ou obesidade, resfriados ou alergias respiratórias. Pode tambén ser uma causa da congestão nasal, etapa final da gravidez, deformações no nariz ou desvio de septo, entre outros.

Como tratar o ronco?

Existem vários remédios e truques naturais que nos ajudam a combater os incômodos roncos. Preste muita atenção e coloque-os em prática.

Evitar o consumo de álcool e tranquilizantes

Alcool

O consumo excessivo de álcool, assim como o de tranquilizantes, faz com que o nosso sistema nervoso central se deprima, e que os músculos do diafragma e a mandíbula se relaxem, o que aumenta o risco de que a pessoa ronque.

Combater o sobrepeso e a obesidade

Se você sofre de sobre peso ou de obesidade, é melhor começar a procurar uma dieta saudável, exercícios e outros métodos para perder peso. Este fator é um dos que mais influenciam a produção dos roncos, pois dificulta a respiração já que pressiona as vias respiratórias.

Combater as alergias

Alergias_respiratorias

As pessoas que sofrem de alergias respiratórias também costumam roncar mais, por esse motivo é recomendável combatê-las respiratórias com um descongestionante ou um anti-histamínico. Também é recomendável evitar a acumulação de pó em móveis, tapetes e cortinas, pois isso piora o problema.

Dormir de lado

Vários estudos revelaram que as pessoas que dormem de costas tendem a roncar mais, por esse motivo é recomendável dormir de lado. Para se acostumar a esta postura, um bom truque é colocar algumas meias enroladas ou bolas de tênis na cama, de tal forma que ao deitar de costas sintamos um incômodo e voltamos a ficar de lado.

Escolher um travesseiro mais alto

Colocar um ou dois travesseiros mais altos, faz com que melhore a passagem de ar pelo nariz e pela boa, o que diminui o risco de roncar.

Cebola

Cebola

Um velho truque que funcionou para muitas pessoas é cortar uma cebola pela metade e polvilhar sobre ela uma boa quantidade de sal. Feito isso coloque-a em um prato perto da cabeceira da cama e deixe até o dia seguinte.

Solução salina

As soluções salinas permitem desobstruir as congestões nasais, o que evita que abramos a boca e se gerem os roncos. Para isso basta misturar meia colher de sal e uma pitada de bicarbonato de sódio em uma xícara de água em temperatura ambiente. Quando estiver pronta, aplique umas gotinhas nas fossas nasais.

Infusão de Urtiga

A infusão de urtiga é um dos bons remédios para evitar os roncos. Basta misturar uma colher de folhas secas de urtiga em uma xícara de água fervendo, deixar repousar 10 minutos tampada e beber antes de dormir.

Infusão de Sálvia

Salvia

A sálvia é ideal para combater diferentes tipos de problemas respiratórios, entre eles os roncos. Para aproveita-la basta preparar uma infusão de sálvia, misturando várias folhas desta planta em uma xícara de água fervendo. Deixe repousar 10 minutos, coar e beber antes de dormir.

Azeite de oliva e arruda

Este remédio consiste em misturar um copo de azeite de oliva com 50 gramas de arruda em um recipiente hermético. Deixamos a preparação marinar durante duas semanas, coamos e aplicamos nas narinas e no pescoço. O que sobrar da mistura armazenamos em um recipiente escuro.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X