Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Pão de cenoura sem leite muito fofinho e perfeito para o lanche

Tipo:

pao-de-cenoura-12-10.jpg

Transforme seu café, chá ou lanche, em uma experiência única com o maravilhoso pão de cenoura! Macio, fofo e livre de leite, é a escolha ideal para uma refeição equilibrada e bem gostosa. Simples e prático de fazer, ele é perfeito para iniciantes. Não perca tempo, confira a receita do Canal Receitas de Pai e faça ainda hoje o apetitoso pão de cenoura, que todos vão amar!


Como fazer pão de cenoura 

Para o pão de cenoura, precisaremos de: açúcar, fermento biológico seco, farinha de trigo, cenoura picada, sal, água e óleo. Iniciaremos batendo no liquidificador, os ingredientes da massa, menos o fermento e a farinha. Depois vamos misturar numa vasilha até conseguir sovar em uma bancada, formando uma massa elástica, que não “cole” nas mãos. Após crescer por 25-30 minutos, separaremos em 2 metades, abriremos com as mãos e enrolaremos como se fosse um rocambole. Acomodaremos numa forma para pão já untada e enfarinhada, e ao crescer mais uma vez, assaremos no forno por uns 35 minutos. Sirva e deguste seu fantástico pão de cenoura!

Quer aprender a preparar uma receita deliciosa? Vem comigo que eu te mostro o passo a passo e todos os ingredientes necessários. Tenho certeza de que você vai adorar e incluir essa delícia no seu cardápio. Siga as instruções abaixo e sucesso garantido! Ah, e não esqueça de compartilhar suas adaptações nos comentários.

Ingredientes da receita de pão de cenoura  

  • 1 kg de farinha de trigo sem fermento
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (café) de sal 
  • 50ml de óleo 
  • água o quanto baste até dar o ponto
  • 1 cenoura grande picada 
  • 1 envelope de fermento biológico seco

Modo de preparo

  1. No liquidificador, ponha o óleo, 250ml de água, o açúcar, o sal e a cenoura picada, batendo bem durante 3 minutos, até ficar completamente triturado.
  2. Coloque a farinha de trigo em uma bacia, acrescente o fermento biológico e derrame a mistura do liquidificador. 
  3. Mexa bem, pondo água até atingir o ponto que dê para amassar com as mãos.
  4. Passe para uma superfície plana enfarinhada, sovando bem por uns 10-15 minutos, até formar uma massa lisinha, elástica e que não “cole” nas mãos.
  5. Molde uma bola de massa, adicione na bacia, use um guardanapo ligeiramente úmido e espere repousar durante 25-30 minutos.
  6. Após esse intervalo, separe a massa em duas partes. Em seguida, na superfície plana, abra uma delas utilizando as mãos e enrole-a como se fosse um rocambole.
  7. Acomode em uma forma para pão (30cm x 10cm) previamente untada e polvilhada, deixando a parte da emenda da massa virada para baixo. Faça o mesmo com a outra parte da massa.
  8. Use um guardanapo limpo para cobrir e mantenha em repouso durante mais 25 minutos. Decorrido esse tempo, salpique toda a parte de cima da massa com farinha de trigo.
  9. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 35 minutos.
  10. Tire do forno, desenforme, sirva e aprecie seu espetacular pão de cenoura!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Aprenda a fazer doce de leite caseiro sem açúcar

Sobremesa econômica e fácil de fazer com apenas 4 ingredientes

Como acabar com as baratas e outros insetos bem fácil sem comprar veneno

Molho de salada rápido à moda do chef

Os famosos biscoitos de laranja que estão enlouquecendo o mundo! Derrete na boca

É um grande erro adicionar apenas água para cozinhar o arroz, deixa eu te ensinar qual é o segredo

Sorvetão de Maracujá

Coloque sal no vaso sanitário e acabe com as manchas e o mau cheiro

Pegue limão e faça essa deliciosa sobremesa em apenas 5 minutos

Cascudão, bolo que meu marido faz toda semana pra tomarmos café a tarde




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X