Como amolar facas: passo a passo para afiar facas em casa como um profissional
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
Eu já me perguntei muitas vezes como amolar facas de forma simples e eficaz para poupar tempo, mas depois que aprendi essas dicas, isso nunca mais me preocupou. O processo de como amolar facas começa sabendo se ela precisa ser amolada ou não, passando pelos utensílios que vamos usar para amolar até chegar no ato de amolar a faca, concluindo com os cuidados da pedra de amolar. Cuide bem das suas facas, pois uma faca bem afiada e usada corretamente causa muito menos acidentes do que uma faca cega. Veja só como amolar facas pode ser simples!
Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!
Antes de saber como amolar facas, é preciso saber identificar se uma faca precisa ser afiada, ou cega, como costumamos falar, e para isso vamos te ensinar duas maneiras. A primeira é segurar a faca com a ponta afastada em relação a você e com o fio para cima. Incline a faca para frente e para trás de modo que, se a luz refletir no fio da lâmina, é sinal que ela está arredondada. A segunda é encostar o fio da faca com muito cuidado nas costas da unha e deslizar a faca sobre a unha com cuidado, afastando-a da mão. Se a lâmina não agarrar, ela precisa ser afiada.
Praticamente todo material que é áspero pode ser usado para amolar uma faca. Se você não tiver nenhuma outra opção, uma pedra lisa de rio ou um bloco de construção pode servir para amolar um tanto considerável. É claro que usar uma lixa d’água bem segura em um local plano dará um resultado muito mais apropriado, especialmente com granulações de 150 a 200. Porém, o melhor cenário possível é usar pedras diamantadas ou bastões diamantados para amolar facas. Se você pretende comprar uma pedra de amolar, dê preferência para comprar uma que tenha apenas uma granulação fina, e não as mais comuns que têm granulação dupla.
Em um local plano, coloque a pedra de amolar sobre um pano úmido ou pedaço de borracha para que não deslize. Amole a faca posicionando-a com um ângulo de 15° a 30° com a superfície. Se você tem dúvidas, ponha a faca na vertical e coloque na diagonal em seguida. Agora divida essa abertura pela metade e você tem um bom ângulo para amolar a faca. Passe a faca na pedra por cerca de 10 vezes de cada lado, com o cuidado de que tanto a pedra como a faca estejam sempre molhadas. Feito isso, passe a faca por um pedaço de couro ou cinto sempre no sentido oposto ao corte, assim como se estivesse passando manteiga no pão.
Depois que aprendemos como amolar facas, e colocamos essa dica em prática, resíduos de metal podem entrar nos poros da pedra de amolar. Para evitar entupimentos, vamos fazer o processo de têmpera da pedra. Basta colocar vaselina em uma panela em banho-maria e colocar a pedra dentro da vaselina assim que ela derreter. Depois de alguns minutos, retire a pedra com cuidado para não se queimar e espere secar completamente antes de usar novamente.
Guarde bem essa dica de como amolar facas e nunca mais esquente a cabeça com isso!
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
votos, média: de 5
Ingredientes: 1 litro de leite longa vida 2 colheres de sopa de...
Este bombom tem gostosura para dar e vender
É um petisco perfeito para acompanhar uma sopa e com apenas 4...
Esse lindo bolo é uma delícia! Que tal prepará-lo agora?
Com tantos conselhos contraditórios, vindos de diversos estudos e crendices populares, há...
GENTE não deixem de conferir essa receitinha, ela é divina!!
Adora café? Que tal aprender uma versão gelada? Clique e confira!
Modo de Preparo: Pique os tomates, a cebola e o pimentão verde...