Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Broa de fubá que desmancha na boca muito fácil de preparar é só misturar os ingredientes e levar pra assar

Tipo:

broa-de-fuba-13-0911.jpg

Essa receita de broa de fubá possui um toque especial, pois será assada de uma maneira inusitada, numa “canoa” feita de folha de bananeira. O resultado é surpreendente. Confira o passo a passo dessa versão diferenciada e faça a mais deliciosa broa de fubá que você já provou!


Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.

Como fazer broa de fubá 

Para fazer broa de fubá vamos utilizar açúcar, farinha de trigo, fubá, 1 ovo, margarina, fermento em pó, erva-doce e leite. Iremos misturar numa vasilha os ingredientes da massa da broa de fubá adicionando o leite aos poucos, até obter o ponto de uma massa cremosa e bem homogênea. Teremos que seguir corretamente a sequência do passo a passo da montagem da “canoa” de folha de bananeira, em seguida iremos dispor a massa, e levar a broa de fubá para assar em forno pré-aquecido a 190 graus por aproximadamente 25-30 minutos. Vamos retirar do forno, deixar amornar e saborear essa magnífica broa de fubá!

Ingredientes da receita de broa de fubá 

  • 2 xícaras(chá) de açúcar
  • 2 xícaras(chá) de farinha de trigo  
  • 2 xícaras(chá) de fubá 
  • 1 ovo 
  • 6 colheres (sopa) de margarina
  • 1 colher(sopa) de fermento em pó 
  • Erva-doce a gosto 
  • Leite o quanto baste até dar o ponto
  • Folha de bananeira higienizada 

Modo de preparo

Da canoa de folha de bananeira 

  1. Primeiramente iremos cortar a folha de bananeira em formato de retângulo (20 cm x 15 cm). Para amolecer a folha disponha sobre uma chapa quente.
  2. Junte as duas pontas, faça um cone, pegue a pontinha de baixo, dobre, leve pra cima, e prenda com um palito de dente. 
  3. Faça isso com o outro lado do retângulo, obtendo uma “canoa” de folha de bananeira. Repita o processo e faça mais 6 ou 7 unidades.

Da massa 

  1. Numa vasilha coloque o ovo, o açúcar, e misture bem para obter um creme esbranquiçado. 
  2. Adicione o leite, aos poucos, o fubá, a farinha, o fermento e a erva-doce. Misture tudo muito bem, para incorporar os ingrediente. 
  3. Continue adicionando leite, até obter o ponto de uma massa cremosa, pesada e homogênea. 
  4. Não coloque muito leite, pois o ponto correto “não é” de uma massa líquida.
  5. Preencha com a massa as “canoas” de folha de bananeira, e leve para assar em forno pré-aquecido a 190 graus por cerca de 25-30 minutos. 
  6. Retire do forno e agora é só se deliciar com essa maravilha de broa de fubá!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X