Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Remédios caseiros para dissolver os cálculos renais

Tipo:

rins-500×325-500×325

As pedras nos rins (como são chamadas popularmente) são realmente muito dolorosas e não tem um momento especial para “aparecerem”.
Formadas por sais minerais e ácidos que se acumulam no aparato urinário quando não é possível processar as toxinas de maneira adequada, os cálculos renais podem ser eliminados por meio de vários remédios caseiros ou ervas diuréticas.


Alguns dados sobre os cálculos renais

Outro motivo para a formação de cálculos renais é quando a urina está muito concentrada. Então, os minerais que a formam se cristalizam e como consequência, “criam uma pedra”. Esse processo gera muita dor, principalmente no momento de expulsar as pedras pelo trato urinário.

Segundo alguns estudos, os homens sofrem mais de cálculos renais do que as mulheres, principalmente entre os 20 e 40 anos. Existe uma grande relação entre esses pacientes e os que sofrem de gota.

O melhor método para prevenir a formação de pedras nos rins é beber 8 copos de água diariamente, em muitos casos há uma tendência, ou pré-disposição em algumas pessoas a apresentarem esse problema e por isso tratamentos adicionais se fazem necessários.

Para evitar que ocorram, é preferível diminuir o consumo de chocolate, café, refrigerantes, beterraba, nozes, espinafre, morango, chá e gérmen de trigo, já que esses alimentos contêm elementos que poderiam ajudar na formação de pedras nos rins.

Por sua vez, não manter uma alimentação com muita quantidade de proteínas, sódio e açúcar ajudará a reverter a situação.

Ervas diuréticas

Alguns chás e infusões de ervas podem acelerar os processos que ocorrem no trato urinário, evitando o desenvolvimento de cálculos e para quem já sofre com o problema, eliminando-os pela urina. Os mais usados são:

Salsa: permite a expulsão da pedra, é um dos melhores diuréticos existentes porque incrementa a micção. A proporção é de uma colher de chá de salsa seca em uma xícara de água fervendo. Beba várias vezes ao dia.
Urtiga: aumenta a quantidade de urina e ajuda a evitar a formação de pedras ou a expulsão das mesmas quando são de pequeno tamanho.
Dente de leão: é um excelente estimulador da produção de urina, muito bom para evitar a retenção de líquidos o a hidropsia. Também é recomendado para limpar o sangue, em casos de colesterol, diabetes ou hipertensão. Beba 3 xícaras por dia de uma infusão feita com folhas secas da planta.

Verbena: para aproveitar suas propriedades é aconselhável consumir de 2 a 3 xícaras por dia de uma infusão preparada com uma colher de chá de verbena seca por xícara de água, que deve repousar por 10 minutos e ser adoçada com mel.
Remédios naturais para tratar os cálculos renais
Esses tratamentos caseiros são muito eficazes e por sua vez, simples de preparar porque são feitos com ingredientes que geralmente temos à disposição em nossa cozinha ou em lojas de produtos naturais e dietéticos. Alguns deles são:

Quando aparecerem os primeiro sintomas de dor beba um copo de suco de limão recém-espremido misturado com um ovo. Se possível, consuma em jejum.
Beba uma infusão feita com folhas de abacate e muita quantidade de suco de maçã espremido na hora.
Consuma fucus algas todos os dias (acompanhando as refeições ou como pastilhas).
Misture meio litro de leite quente com a mesma quantidade de vinho. Retire a nata e adicione flores de camomila. Leve ao fogo até que se dissolva e beba uma xícara por dia, principalmente quando surjam as cólicas.
Ferva gengibre fresco em um litro de água por aproximadamente dez minutos. Embeba um pano e aplique de maneira tópica na área dos rins (a parte baixa das costas) ou aonde a dor esteja localizada.

Corte três rabanetes em rodelas, coloque-os em uma xícara com água e adicione uma colher de açúcar. Deixe repousar por 10 horas e coe (se obtém um xarope). Beba em jejum duas colheres de sopa até que as pedras sejam expulsas.
Ferva durante 5 minutos um punhado de sementes de melancia com água. Deixe esfriar e beba uma xícara por dia para que os cálculos sejam eliminados naturalmente dos rins.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X