Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Descubra o kefir: uma forma natural de reforçar as defesas

Tipo:

kefirnaya-dieta-500×335-500×335

Nos últimos anos o kefir se popularizou, especialmente, entre aqueles que buscam na alimentação uma forma mais natural de melhorar a saúde.


O kefir é um maravilhoso probiótico para reforçar o equilíbrio do intestino e para melhorar as digestões.

Um aspecto interessante do kefir é que muitas pessoas que possuem intolerância à lactose aceitam bem este alimento.

A razão? A lactose tende a “nos inflamar”, não é bem digerida e causa mal-estar, dado que é um tipo de açúcar de origem animal.

Durante o processo de fermentação do kefir, a lactose se converte em ácido láctico, o que ajuda no processo de digestão do produto. No entanto, você mesmo deverá verificar como se sente.

Convidamos neste artigo a descobrir mais informações sobre este maravilhoso probiótico, e para isso nos basearemos em estudos realizados por vários nutricionistas da revista “Authority Nutrition”. Vamos lá?

1. Mas, o que é o kefir?

O kefir é um leite de vaca ou de cabra fermentado e que tem um característico sabor ácido e intenso, causado pelo fato do açúcar ter desaparecido durante a fermentação.

Deste modo, o índice de lactose é reduzido favorecendo assim uma melhor digestão deste elemento.

Tal processo, seguido à risca com as mais rígidas medidas de segurança, faz com que apareçam diversas leveduras e bactérias que terão como função reforçar nosso sistema imune e melhorar nossa flora bacteriana.

Agora, certamente você está se perguntando, mas então o kefir é um iogurte? Confira a resposta a seguir.

O kefir tem sempre um sabor levemente amargo, enquanto que o iogurte é mais suave devido a uma quantidade mais elevada de lactose.
Você pode encontrar kefir líquido ou em grânulos, enquanto que o iogurte tem sempre uma textura mais cremosa.
Durante o processo de fermentação, o kefir fica exclusivamente com os nutrientes mais importantes do leite, reduzindo notavelmente a presença de lactose.
Deste modo, graças aos seus microrganismos, enriquece a flora intestinal em um nível muito mais elevado do que os iogurtes, e também elimina as bactérias patógenas que povoam o intestino e que muitas vezes causam gastroenterites.

O kefir é um dos melhores probióticos que podem ser consumidos

Na hora de falar de probióticos, o primeiro que pensamos é, sem dúvidas, no clássico iogurte branco natural.

No entanto, um dos mais potentes probióticos que existem hoje em dia é o kefir. O Centro de Pesquisa Cooperativa em Biociências da Espanha forneceu os seguintes dados:

Propriedades antibacterianas e antifúngicas do kefir

O kefir é muito efetivo no combate a numerosas bactérias, como a Salmonela, a H. pylori, a Shigella e E. Coli, e inclusive fungos como a Cândida Albicans.

Tudo isso se deve aos princípios ativos do kefir, como seus compostos polissacarídeos que atuam como grandes agentes antimicrobianos, anti-inflamatórios e cicatrizantes em uma variedade de infecções.

O poder imunológico do kefir

O kefir funciona como um protetor imunológico da mucosa intestinal, por isso é adequado consumir a bebida de kefir ou seus grânulos, que são muito ricos em mais de 30 cepas de bactérias e leveduras benéficas para nossa saúde geral e, principalmente digestiva.

Os nutricionistas indicam que este alimento natural derivado do leite fermentado contém um tipo de probiótico único chamado kefiri Lactobacillus, um dos mais poderosos para combater bactérias nocivas.

O kefir melhora nossa saúde óssea e diminui o risco de sofrer de osteoporose

Como você já sabe, a osteoporose é muito comum entre as mulheres, uma doença crônica que causa dor e que aumenta o risco de fraturas.

Um modo eficaz de fortalecer o tecido ósseo é sem dúvidas aumentar nossa dose de cálcio, e como tende a ocorrer comumente, existem muitas pessoas que não toleram muito bem a lactose presente no leite de vaca.

Uma opção a ser levada em conta é que o kefir, além de conter uma quantidade muito elevada de cálcio, é muito rico em vitamina K2, um tipo de nutriente básico para favorecer o metabolismo do cálcio.

Basta incluir o kefir em sua dieta de modo frequente para conferir como se sente, se você consegue digeri-lo bem e não causa nenhum incômodo, pode consumi-lo de modo regular no café da manhã.

Como posso consumir o kefir?

Onde posso comprar o kefir?

Nos supermercados, na área de lácteos ou produtos dietéticos.
Em lojas de produtos naturais.
Pode encontrá-lo na forma líquida ou em grânulos.

Como posso consumi-lo?

Caso você compre os grânulos, pode consumir 100 g por dia, ideal se for combinado com mel.
É ótimo consumir o kefir no café da manhã, combinado com frutas como o mamão, cereais ou aveia.
Se você comprar o kefir em forma liquida, pode consumir um copo pequeno (100 ml) depois do almoço. Ajudará a fazer melhor a digestão e, se você o tomar regularmente, reforçará a flora bacteriana e o sistema imune.
Para concluir, mesmo que o kefir apresente um conteúdo muito baixo de lactose, graças ao seu processo de fermentação, não deixa de ser um “lácteo”, por isso somente você saberá se o tolera.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

Esta planta limpa fígado, rins, pele, elimina metais pesados
Esta planta limpa fígado, rins, pele, elimina metais pesados

O coentro é um tempero muito usado na cozinha. Veja também: Torta...

bolo-de-creme-de-leite-correto
Bolo de creme de leite

Esse é uma delíciaa!!

6adc74b2e1bc6976916ac7e08e4ebe97
Esta técnica deixará sua pele muito melhor e mais jovem e você não gastará nada com isso!

Não precisa você gastar dinheiro com caríssimos cremes anti-idade! Veja também: Torta...

Deixe seu comentário

X