Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como curar micose em casa: dermatologista dá passo a passo exterminador de fungos

Tipo:


 

Fungos nas unhas dos pés e das mãos são indesejáveis e bem incômodos. E quanto mais o “cantinho” fica abafado e úmido, mais os fungos fazem a festa. Mas, otratamento da micose, que atinge pessoas que usam muito sapatos fechados ou ficam com os pés úmidos seja pela transpiração ou por não secar direito após o banho, pode ser mais fácil do que você imagina.

Micose: o que é?

A micose nas unhas é também chamada de onicomicose. Ela é uma infecção na qual os fungos se alimentam da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas, segundo a Sociedade Brasileira de Demartologia. Os fungos atacam os pés, geralmente, por serem regiões úmidas e permanecerem quentes.

As unhas das mãos também podem ser atacadas pela micose. Apesar de ser mais comum nos pés, a doença também pode aparecer nas mãos de pessoas que trabalham frequentemente com água, como cozinheiras e faxineiras.

Como evitar

  • Não deixe o pé e os espaços entre os dedos molhados ou úmidos
  • Não ande descalça em ambientes úmidos
  • Não cutuque a unha com palitos e alicates para retirar a “massinha” formada nas laterais da unha. Esta ação pode “empurrar” a micose para outras áreas da unha.

Como saber se estou com micose?

Identificar o problema é o primeiro passo. Por isso, é fundamental saber que a micose modifica a aparência da unha: ela fica oca e muda de cor, ficando amarelada. Se você está com as unhas com este aspecto, procure avaliação de um dermatologista. Isso porque há outras doenças de unha que são parecidas com a micose.

O que NÃO fazer contra micose

A eficiência para curar a micose depende de paciência e cuidados extras com a unha. Ou seja, não adianta ficar cutucando ou até lixando para que a doença vá embora. “Quando lixada, a micose perde apenas sua parte superficial, isto é, ela não é retirada por completo”, explica a dermatologista Mônica Aribi, que possui uma clínica com seu nome em São Paulo.

Cabe lembrar que todos os materiais usados em unhas com micoses devem ser únicos e não devem ser compartilhados com outras unhas, pois isso pode fazer a micose se espalhar.

Como curar micose

Esmaltes para micose, que são vendidos geralmente em farmácias, podem ser usados e funcionam, porém a aplicação deve ser por, no mínimo, seis meses. “Eles não precisam de indicação médica”, comenta a especialista.

Passo a passo para tratar em casa

  • Sempre seque bem o pé depois do banho;
  • Ande de chinelo em casa para o pé respirar;
  • Caso apareçam sinais de micose, utilize um spray anti-micótico (vendido em farmácias). Basta borrifar o produto no sapato e na meia todos os dias, antes de colocá-los.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

15 votos, média: 3 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário