Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Bolo Love

Tipo: Bolos e Tortas

IMG_0375

Ingredientes:
Para o bolo:
4 ovos inteiros peneirados
1 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 xícara (chá) de água quente
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
3/4 xícara (chá) de amido de milho peneirado
1/4 xícara (chá) de óleo de milho ou manteiga derretida
1 pitada de sal
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Para o recheio 1:
2 cumbucas de morangos (usei 2 caixinhas)
1/2 xícara (chá) de açúcar

Para o recheio 2:
500 gramas de chocolate nobre – branco
200 gramas de creme de leite comum (de caixinha)
1 xícara (chá) de chantily batido sem açúcar (usei o chantilly de caixinha)

Outros ingredientes (para a cobertura)*:
250 gramas de chocolate fracionado – branco (da melhor qualidade que encontrar)
50 gramas de chocolate fracionado – escuro (essas medidas poderão variar para mais ou para menos, dependerá da espessura da cobertura)
1 forma de acetato (dessas de doceria, usadas para cobrir os bolos), limpa e sem fissuras
Chantilly e morangos para decorar

Modo de preparo:
Para o bolo:
Bata os ovos inteiros e o açúcar por cerca de 15 minutos. Junte os demais ingredientes e bata levemente, apenas para misturar. Despeje a massa numa fôrma (25 cm) untada e enfarinhada (ou use papel manteiga), e leve para assar no forno pré-aquecido, 180ºC. Espere esfriar e corte a massa em 3 discos.

Para o recheio 1:
Pique os morangos e reserve uma cumbuca. Leve ao fogo a segunda cumbuca com o açúcar, deixe cozinhar e ferver até formar uma geléia. Espere esfriar completamente e junte aos morangos picados reservados.

Para o recheio 2:
Aqueça o creme de leite e junte o chocolate picado (cuidado para não queimar o chocolate!). Misture bem e vá desmanchando os grumos. Se necessário, leve por mais alguns minutos para derreter no micro-ondas ou em banho-maria. Após totalmente frio, junte a xícara de chantilly reservado, incorpore e terá um recheio aerado.

Montagem:

Derreta o chocolate fracionado escuro e com o auxílio de uma colherzinha ou pincel, faça pequenas camadas no fundo da forma. Espere secar, derreta o chocolate branco e cubra todo o fundo e as laterais da forma, fazendo uma camada de chocolate. Deixe secar naturalmente, usando chocolate fracionado isso acontece rápido. Pegue um pouquinho do recheio 2 e aplique na casca de chocolate, que deverá estar seca no fundo da forma. Pegue um disco de massa de bolo e cole sobre a camada de recheio que você acabou de espalhar. Com o segundo disco de massa, corte tiras e faça as laterais da forma, cortornando todo o círculo. Quando estiver todo preenchido, molhe com guaraná (não molhe demais!). Aqui eu usei leite. Utilize quase todo o recheio número 2 para fazer tipo um “ninho”, passe-o nas laterais e também no centro, mas deixe uma “cova”. Nesse “ninho”, coloque todo o recheio número 1. Com o terceiro disco de massa, “feche” o bolo e vede as pequenas aberturas que houver com sobras de bolo. Acabe com o restinho do recheio número 1, alisando o fundo do bolo. Leve para a geladeira por cerca de 1 hora, até o chocolate ficar opaco (isso mostra que ele já “descolou” e secou. Desenforme com cuidado, faça um acabamento com chantilly e decore a gosto.

Dicas:

*Pela foto já dá para ver que troquei algumas coisas na receita original. Achei que o bolo ia ficar muito doce com chocolate branco no recheio e também na cobertura, então decidi fazer a cobertura toda com chocolate ao leite.
Aqui em casa não entra chocolate fracionado de jeito nenhum porque eu detesto. Daí fiz com chocolate nobre (usei lacta)… isso explica o tanto de rachadura na casca e o aspecto dele. Para quem for fazer com chocolate nobre, recomendo fortemente que você dê o choque térmico, faça a temperagem correta! Falo isso porque eu não sei fazer direito, o meu chocolate não secava de jeito nenhum, tive que colocar na geladeira para secar e ficou lá dentro por quase 6 horas. Pensei que teria que comer direto da forma porque o troço não secava! Meu marido desenformou para mim rsrsrs, então disfarcei ao máximo as rachaduras com chantilly. Também acho que a minha camada de chocolate ficou grossa demais.

Outra dica que dou é com relação ao tamanho da fôrma. Essa quantidade de massa é ideal para uma forma de 25 cm, e eu usei uma de 20 cm! O bolo ficou muito alto e as 3 camadas de massa ficaram muito grossas. O objetivo é fazer finas camadas de bolo, como se fosse uma casinha para o recheio de chocolate branco e os morangos. O da Izabel até escorreu uma caldinha, mas o meu não.

E para finalizar, fica a dica de ver o passo-a-passo, entender tudo sem as fotos é meio difícil. Eu até ia fazer o meu, mas acabei distraída no chocolate que não secava e esqueci de fotografar o resto. Ah! E lá na comunidade tem várias fotos de pessoas que fizeram essa receita para servir de inspiração.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário