Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Torta de banana saborosa que nem essa vai deixar seus convidados de natal encantados

Tipo:

torta-banana-1411.jpg

Esta torta de banana espetacular que você prepara sem complicação, fica dos deuses! Ela não leva ovos e nem leite na massa e se desejar, você ainda pode incrementá-la com uma incrível cobertura de glacê de canela, sendo perfeita para o café, lanche, ou para servir de sobremesa. Confira a receita do Canal Jazete Paulista, faça a fantástica torta de banana e surpreenda a todos!


Como fazer torta de banana

Para a torta de banana, iniciaremos tirando a casca das bananas e picando-as em rodelas. Acrescentaremos o açúcar mascavo, a canela em pó, mexeremos bem e deixaremos reservada em uma vasilha. Para o preparo da massa da torta, em uma bacia, vamos pôr a farinha, o sal, o fermento, o açúcar baunilha e o açúcar, mexendo bem. Agregaremos a noz-moscada moída e o óleo e iremos misturar com as pontas dos dedos, até obtermos uma farofa. O ponto certo é quando pressionamos a massa e ela se desfaz nas mãos. Finalizaremos a receita, seguindo direitinho o passo a passo. Sirva e deguste sua irresistível torta de banana!  

Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

Ingredientes da receita de torta de banana

Para a torta 

  • 40g de açúcar baunilha (ou 1 colher de essência, ou extrato de baunilha)
  • 1 pitada de sal 
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó 
  • noz-moscada moída a gosto (opcional)
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar (135g)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (260g) 
  • ½ xícara (chá) de óleo (120ml)
  • canela em pó (a gosto) 
  • 8 bananas nanicas grandes, maduras picadas em rodelas 
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar mascavo (45g)

Para a cobertura (opcional)

  • 3 a 4 colheres (sopa) de leite 
  • ½ xícara (chá) de açúcar confeiteiro 
  • canela em pó (a gosto) 

Obs.: A medida da xícara é de 240ml.

Modo de preparo

Da torta

  1. Primeiramente, descasque e pique as bananas em rodelinhas numa tigela. Junte o açúcar mascavo, a canela em pó, misture bem e reserve.
  2. Para a massa da torta, numa bacia, ponha a farinha de trigo, coloque o sal, o fermento químico em pó, o açúcar baunilha e o açúcar, misturando bem.
  3. Acrescente a noz-moscada moída e o óleo e vá mexendo com as pontas dos dedos, até formar uma farofa.
  4. O ponto correto é quando você aperta a massa e ela esfarela nas mãos.
  5.  Divida a massa na proporção de 3-2-1, pegue uma forma redonda (20cm de diâmetro x 0,6cm de altura), previamente untada, enfarinhada e forrada com papel-manteiga, adicionando então a maior parte no fundo da forma, para ficar uma massa mais grossinha embaixo.
  6. Disponha a metade das bananas por cima dessa massa e sobre elas, mais um pouco da massa (um pouco menos do que utilizou para forrar o fundo).
  7. Distribua o restante das bananas, espalhando bem, e sobre elas, coloque o pouco que sobrou da massa.
  8. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por 60-70 minutos. Atenção: esse tempo pode variar conforme a potência do forno. Para se certificar que está assada, faça o teste do palito, se sair limpo, está pronta.
  9.  Quando estiver assada, retire do forno e após esfriar, passe uma faquinha na volta toda da forma, desenformando num prato.
  10. Se desejar, faça e utilize a cobertura para cobrir, sirva e desfrute dessa maravilha de torta de banana!

Da cobertura (opcional)

  1. Numa tigelinha, adicione a canela, o açúcar de confeiteiro e acrescente o leite, misturando tudo muito bem, formando um glacê.

Dica adicional: se desejar, você pode substituir a farinha de trigo por farinha de arroz ou farinha integral.

Você também vai gostar de:

Batata no forno simples de preparar nem parece que é uma receita tão barata e econômica
Misturinha para limpar fogão e tirar toda aquela gordura grudada difícil de tirar
Pipoca doce fácil feita em 1 panela só todo mundo vai ficar querendo mais
Peito de frango no forno de um jeito que você nunca viu antes

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Pão caseiro pronto em 5 minutos

Aprenda a fazer doce de leite caseiro sem açúcar

Sobremesa econômica e fácil de fazer com apenas 4 ingredientes

Como acabar com as baratas e outros insetos bem fácil sem comprar veneno

Molho de salada rápido à moda do chef

Os famosos biscoitos de laranja que estão enlouquecendo o mundo! Derrete na boca

É um grande erro adicionar apenas água para cozinhar o arroz, deixa eu te ensinar qual é o segredo

Sorvetão de Maracujá

Coloque sal no vaso sanitário e acabe com as manchas e o mau cheiro

Pegue limão e faça essa deliciosa sobremesa em apenas 5 minutos




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X